Exemplo Escrito

“O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem falará mentiras, e não se achará língua enganosa na sua boca; mas serão alimentados e se deitarão, e ninguém os fará ter medo”; –Sofonias 3:13

A banda de Gideão não temerá a humanidade porque sua obediência fortalece sua fé.

Esta página é um esboço básico para ajudar o obediente filho remanescente de Deus a andar na verdade que é encontrada na Palavra de Deus e no Espírito de Profecia. Este esboço dita a postura espiritual adequada daqueles que buscam glorificar ao Senhor em sua caminhada Cristã, bem como em sua caminhada de liderança entre o Povo Remanescente de Jesus Cristo, o Rei eterno e sempre vivo de toda a Criação.  

– O exemplo de sua palavra para a perfeição em que nos esforçamos –

1 Pedro 2:21“Porque para isto sois chamados; pois Cristo também sofreu por nós, deixando-nos um exemplo, para que sigais as suas pisadas”. 

Aqui estão algumas coisas a serem consideradas antes de assumir uma posição na Igreja de Deus que, ao fazer isso, exige que lideremos o rebanho pelo exemplo. Como vemos em Sua Palavra, algumas coisas devem ser abraçadas e outras superadas para ajudar outros a fazer o mesmo. Se não vencemos as coisas em que lutamos, como esperamos levar outros na igreja a seguir nossa liderança? Para esclarecimento, isso não significa que você não possa estar na comunidade pregando a mensagem dos três anjos e compartilhando sua fé no Senhor. Pois este é o chamado de todos os crentes batizados. E quando a nova alma entra na igreja devido aos nossos esforços, precisamos conduzi-la para ainda mais luz na superação de muitas outras áreas da vida por nosso exemplo que Jesus Cristo nosso Rei deixou para nós seguirmos. Isso não será feito durante a noite, é claro. É uma longa jornada de vida, um passo de cada vez em direção à perfeição que buscamos. Nós, como povo remanescente de Deus, somos todos chamados para fazer uma grande obra para o Senhor. Nenhum de nós é perfeito e todos crescemos em nosso próprio ritmo. Existem muitos princípios celestiais que devem se enraizar em nossa vida e que são essenciais para conduzir o rebanho de maneira adequada. Devemos ser esse exemplo para o rebanho, para que aprendam a vencer. Eles devem ver em nós que todas as coisas são verdadeiramente possíveis por meio de Cristo, que nos dá o poder de fazer Sua vontade. Afinal, está escrito em Filipenses 2:13, “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.

Se em obediência aprendermos a nos submeter perfeitamente a Ele, podemos ser chamados para estar naquele número que faz Sua vontade como nenhum outro na história da humanidade. Se essas almas na igreja não virem aqueles que estão ensinando e trabalhando para a igreja como vitoriosos tanto nas áreas principais quanto nas simples, serão tentadas a seguir nossa liderança para a apostasia, como vimos todas as igrejas do mundo fazendo o que falamos. Portanto, vamos crescer neste entendimento que ajuda a levar almas à presença do Senhor por toda a eternidade.  

Mensagem de saúde: 

1 Coríntios 3:17“Se algum homem corromper o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus é santo, e este templo sois vós”. 

A reforma de saúde, foi-me mostrado, é parte da terceira mensagem angélica, e está com ela tão intimamente relacionada como está o braço e a mão com o corpo humano. Vi que nós como um povo precisamos fazer um movimento de progresso nesta grande obra. Pastores e povo precisam agir em harmonia. O povo de Deus não está preparado para o alto clamor da terceira mensagem angélica. Eles têm uma obra a fazer por si mesmos, e que não podem deixar para que Deus a faça por eles. Ele deixou esta obra para que eles a façam. É uma obra individual; uma obra que não pode ser deixada para outro. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” Conselho Sobre o Regime Alimentar pg. 33.

  • Comer carne – “Não dê nenhum de nossos pastores um mau exemplo no comer carne. Vivam, eles e sua família, segundo a luz da reforma de saúde. Não animalizem nossos pastores sua natureza e a de seus filhos. Os filhos cujos desejos não foram refreados, são tentados não somente a condescender com hábitos comuns de intemperança, mas a dar rédeas soltas a suas paixões inferiores, e a menosprezar a pureza e a virtude. Esses são levados por Satanás, não somente a corromper o próprio corpo, mas a cochichar suas más comunicações a outros. Se os pais estão cegos pelo pecado, deixam muitas vezes de discernir estas coisas.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar pg. 342 (pág 400 versão pdf).
  • Peso – Provérbios 23:20, 21, 23Não estejas entre os bebedores de vinho, entre turbulentos comedores de carne; porque o bêbado e o comilão virão à pobreza; e a sonolência vestirá um homem com trapos. Ouve ao teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando ela estiver velha. Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. Panfletos 48 pg. 20 par.1   
  • Chá e Café – “O hábito de beber chá e café é maior mal do que muitas vezes se suspeita. Muitos que se habituaram ao uso de bebidas estimulantes, sofrem de dor de cabeça e prostração nervosa, e perdem muito tempo em conseqüência de enfermidades. Imaginam que não podem viver sem o estímulo, e ignoram seus efeitos sobre a saúde. O que as torna mais perigosas é que seus maus efeitos são freqüentemente atribuídos a outras causas”; Conselho Sobre o Regime Alimentar pág. 363 (pág 423 na versão pdf).  
  • Bicarbonato – “O emprego do bicarbonato ou fermento em pó, no pão, é nocivo e desnecessário. O bicarbonato produz inflamação do estômago, envenenando muitas vezes todo o organismo. Muitas donas-de-casa julgam não poder fazer bom pão sem empregar o bicarbonato, mas isto é um erro. Se se derem ao incômodo de aprender melhores métodos, seu pão será mais saudável e, a um paladar natural, muito mais agradável”; Conselho Sobre o Regime Alimentar pág. 293 (pág. 343 na versão pdf).
  • Fumar – “Eles professam estar servindo a Deus enquanto estão cometendo idolatria, fazendo de seu apetite um deus. O tabaco é seu ídolo querido. A ele toda consideração elevada e sagrada deve se curvar. Eles professam estar adorando a Deus, ao mesmo tempo que violam o primeiro mandamento. Eles têm outros deuses diante do Senhor. “Sede limpos, vós que portais os vasos do Senhor”. Spiritual Gifts, vol. 4, pag. 127, 128.  
  • Vinagre – Números 6:3“Deverá se separar do vinho e da bebida forte, e não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem bebida alguma feita de uvas, nem comerá uvas, sejam frescas ou secas.”

Fiel nos dízimos e ofertas:

Malaquias 3:8-10“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais. Mas vós dizeis: Em que te roubamos? Em dízimos e ofertas. Vós sois amaldiçoados com uma maldição; pois vós mesmos me roubastes, toda esta nação. Trazei todos os dízimos para o armazém, para que haja alimento na minha casa, e provai-me agora com isto, diz o ­SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e derramar sobre vós uma bênção, que não haverá espaço suficiente para recebê-la.” 

  • Negligência é roubo— “Que todos os que temem a Deus ajudem o Senhor e mostrem-se fiéis mordomos. A verdade deve ir a todas as partes do mundo. Foi-me mostrado que muitas de nossas igrejas estão roubando a Deus nos dízimos e nas ofertas. Deus sobre eles executará justamente o que declarou. Ao obediente, dará ricas bênçãos; ao transgressor, maldição. Todo o homem que comunica a mensagem da verdade às nossas igrejas, deve cumprir o seu dever advertindo, educando, censurando. Toda negligência do dever que é um roubo para com Deus, significa maldição sobre o delinquente”; Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 261 (pág. 307 na versão pdf).       
  • Fiel no pagamento do dízimo – “Não é este um pedido do homem; é uma das ordenanças de Deus, pela qual Sua obra pode ser mantida e levada avante no mundo. Deus nos ajuda a arrepender-nos. “Tornai para Mim”, diz Ele, “e Eu tornarei para vós”. Os homens que desejam cumprir o seu dever, têm-no declarado em linhas bem claras neste capítulo. Ninguém pode se escusar de pagar seus dízimos e ofertas ao Senhor”; Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 262 (pág. 308, versão pdf). 

 Outros links a considerar:

Estável na doutrina: 

Filipenses 2:2“Completai a minha alegria, para que sejais de semelhante pensamento, tendo o mesmo amor, sendo de um acordo, de uma mente”. 

Efésios 4:14“Para que não sejamos mais crianças, atiradas para lá e para cá, e carregadas por todo vento de doutrina, pela artimanha e astúcia dos homens que ficam à espreita para enganar;” 

“Se os pilares de nossa fé não resistirem ao teste da investigação, é hora de sabermos disso; pois é tolice nos fixar em nossas idéias e pensar que ninguém deve interferir em nossas opiniões. Que tudo seja trazido para a Bíblia; pois é a única regra de fé e doutrina. ” Bible Echo, 15 de outubro de 1892 par. 6   

  • Pilares da fé – “O passar do tempo em 1844 foi um período de grandes acontecimentos, expondo ao nosso admirado olhar a purificação do santuário que ocorre no Céu, e tendo clara relação com o povo de Deus na Terra, e com a primeira, segunda e terceira mensagem angélica, desenrolando o estandarte em que havia a inscrição: “Os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Um dos marcos desta mensagem era o templo de Deus, visto no Céu por Seu povo que ama a verdade, e a arca, que contém a lei de Deus. A luz do Sábado do quarto mandamento lançava os seus fortes raios no caminho dos transgressores da lei de Deus. A não-imortalidade dos ímpios é um marco antigo. “O Outro Poder – Conselhos para Escritores e Editores, pág. 30. (Para estudo posterior: Provérbios 9:1; Hebreus 6:2; Materiais de 1888, pág. 518; Spirit of Prophecy, vol. 4, pág. 258, 313, 377, 399; Testemunhos para a Igreja, vol. 6 , pág. 91, 144; Evangelismo, pág. 273; Primeiros Escritos, pág. 63, 87, 258; O Grande Conflito, pág. 409; Paulo, o Apóstolo da Fé e da Coragem, pág. 278). 

 Outros links a serem considerados:

  • Batismo O batismo por imersão é um símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo e expressa abertamente a fé em Sua graça salvadora e o abandono do pecado e do mundo. É reconhecido como uma condição para se tornar membro do corpo de Cristo. (Mat. 3: 13-17; 28:19; Atos 2: 38,41-47; 8: 35,39; 16: 32,33; 22:16; Rom. 6: 1-11; Gal. 3: 27; Colossenses 3: 1-3) 

Governando a própria casa:

1 Timóteo 3:1-16, “Esta é uma palavra fiel: Se um homem deseja o ofício de bispo, boa obra deseja. O bispo então deve ser irrepreensível, marido de uma esposa, vigilante, sóbrio, de bom comportamento, dado à hospitalidade, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de lucro desonesto, mas paciente, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a seriedade, (porque se o homem não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não um principiante, para que, envaidecendo-se com orgulho, não caia na condenação do diabo. Além disso, ele deve ter também bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em descrédito e no laço do diabo. Do mesmo modo os diáconos devem ser sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de lucro desonesto, guardando o mistério da fé em uma pura consciência. E também estes sejam primeiro provados, depois pratiquem o ofício de um diácono, se forem considerados irrepreensíveis. Do mesmo modo suas mulheres devem ser sérias, não maldizentes, sóbrias e fiéis em todas as coisas. Os diáconos sejam maridos de uma esposa e governem bem seus filhos e suas próprias casas. Porque os que praticarem bem o ofício de diácono adquirirão para si uma boa posição e grande confiança na fé que há em Cristo Jesus. Estas coisas te escrevo, esperando ir ver-te logo, todavia, se tardar, para que vós saibas como convém te comportar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e fundamento da verdade. E, sem controvérsia, grande é o mistério da piedade: Deus foi manifesto na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória”.

“Os pais devem governar os filhos, corrigir-lhes as paixões e subjugá-las, do contrário Deus seguramente destruirá os filhos no dia de Sua ardente ira, e os pais que não controlaram os filhos não ficarão sem culpa. Especialmente os servos de Deus devem governar a própria família, mantendo-a em boa sujeição. Vi que eles não estão habilitados para julgar ou decidir os negócios da igreja, a menos que possam governar bem a própria casa. Devem ter primeiro ordem em casa, e então seu juízo e influência terão peso na igreja”. Conselhos para a Igreja pág. 235

Mundanismo:  

  • Joias – “A abnegação no vestir faz parte de nosso dever Cristão. Trajar-se com simplicidade e abster-se de ostentação de joias e ornamentos de toda espécie está em harmonia com nossa fé”. Conselhos para a Igreja pág. 224 [pdf, 185]
  • Cosméticos – “Muitos, por ignorância, prejudicam a saúde e põem em risco a vida com o uso de cosméticos. Estão roubando das bochechas o brilho da saúde e, para suprir as deficiências, usam cosméticos. Quando se aquecem na dança, o veneno é absorvido pelos poros da pele e lançado no sangue. Muitas vidas foram sacrificadas somente por este meio”. {HR, 1.º de outubro de 1871 par. 20}   
  • Reforma da vestimenta – “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em vestuário modesto”. 1 Timóteo 2:9
  • “A mulher não vestirá aquilo que pertence a um homem, e um homem não vestirá a veste de uma mulher; porque todos os que fazem isso são uma abominação para o SENHOR teu Deus”. Deuteronômio 22:5
  • Música – “A música foi feita para servir a um propósito sagrado, para elevar os pensamentos ao que é puro, nobre e elevado, e para despertar na alma devoção e gratidão a Deus. Que contraste entre o antigo costume e os usos aos quais a música agora é frequentemente devotada. Quantos empregam esse dom para exaltar a si mesmos, em vez de usá-lo para glorificar a Deus? O amor pela música leva o incauto a unir-se aos amantes do mundo em reuniões de prazer onde Deus proibiu seus filhos de ir. Assim, aquilo que é uma grande bênção quando usado corretamente, torna-se um dos instrumentos mais bem-sucedidos pelos quais Satanás desvia a mente do dever e da contemplação das coisas eternas. A música faz parte da adoração de Deus nas cortes celestiais, e devemos nos esforçar, em nossos cânticos de louvor, para nos aproximar o mais próximo possível da harmonia dos coros celestiais. O devido treinamento da voz é um aspecto importante na educação e não deve ser negligenciado. Cantar, como parte do serviço religioso, é tanto um ato de adoração quanto a oração”. Christian Education, pág. 62, 63.  
  • Filmes – “Teatro, ninho de imoralidade. – Entre os mais perigosos lugares de diversões, acha-se o teatro. Em vez de ser uma escola de moralidade e virtude, como muitas vezes se pretende, é um verdadeiro foco de imoralidade. Hábitos viciosos e propensões pecaminosas são fortalecidos e confirmados por esses entretenimentos. Canções baixas, gestos, expressões e atitudes licenciosos depravam a imaginação e rebaixam a moralidade. Todo jovem que costuma assistir a essas exibições se corromperá em seus princípios. Não há em nosso país influência mais poderosa para envenenar a imaginação, destruir as impressões religiosas e tirar o gosto pelos prazeres tranquilos e as realidades sóbrias da vida, do que as diversões teatrais. O amor a essas cenas aumenta a cada condescendência, assim como o desejo das bebidas alcoólicas se fortalece com seu uso. O único caminho seguro é abster-nos de ir ao teatro, ao circo e a qualquer outro lugar de diversão duvidosa”. O Lar Adventista pág. 460 [pdf, 517]     
  • Esportes – “Os estudantes devem fazer exercício vigoroso. Poucos males há que se devem temer mais do que a indolência e a falta de um objetivo. Não obstante, a tendência da maior parte dos esportes atléticos é assunto de ansiosa preocupação por parte dos que levam a sério o bem-estar da juventude. Os professores ficam incomodados ao considerar a influência destes esportes tanto no progresso do estudante da escola como no seu êxito na vida posterior. Os jogos que ocupam tanto o seu tempo lhes estão desviando o espírito do estudo. Não estão ajudando aos jovens a se prepararem para o trabalho prático e ardoroso da vida. Sua influência não tende para o refinamento, generosidade, ou verdadeira varonilidade. Alguns dos mais populares divertimentos, tais como o futebol americano e o boxe, se têm tornado escolas de brutalidade. Estão desenvolvendo as mesmas características que desenvolviam os jogos na antiga Roma. O amor ao domínio, o orgulho da mera força bruta, o descaso da vida, estão exercendo sobre a juventude um poder desmoralizador que nos aterra. Outros jogos atléticos, embora não tão embrutecedores, são pouco menos reprováveis, por causa do excesso com que são praticados. Estimulam o amor ao prazer, alimentando assim o desinteresse pelo trabalho útil, a disposição de evitar os deveres práticos e as responsabilidades. Tendem a destruir a graça pelas sóbrias realidades da vida e seus prazeres tranqüilos. Desta maneira, abre-se a porta para a dissipação e desregramento, com os seus terríveis resultados”. {O Lar Adventista pg.500}

Aparência do mal

1 Tessalonicenses 5:22“Abstende-vos de toda aparência do mal”. 

Isso envolve as seguintes questões gerais. No mundo de hoje, uma série de razões podem ser adicionadas, pois cada dia traz novos males, como todos nós sabemos. Como cristãos obedientes, nunca devemos ser vistos entrando em:

  • Teatros
  • Igrejas guardadoras do domingo
  • Igrejas adventistas
  • Igrejas não cristãs
  • Lojas de bebidas
  • Bares
  • Cassinos de jogos de azar
  • Casas do sexo oposto sem acompanhante ou acompanhado(a)

 Política:

Mateus 22:21“Disseram-lhe: De César. Então ele lhes disse: Dai, portanto, a César as coisas que são de César, e a Deus as coisas que são de Deus”.  

“Os filhos de Deus têm de se separar da política […] Não tomeis parte em lutas políticas. Separai-vos do mundo, refreai-vos quanto a introduzir na igreja ou escola ideias que hão de levar a contendas e perturbações. As dissensões são o veneno moral introduzido no organismo pelos seres humanos egoístas”. Conselhos para a Igreja pg. 397 [pdf, 325]  


Artigo em inglês: The Written Example


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

7 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *