Mantendo Santo o Sábado – Como Guardar o Sábado

Guardar o Sábado de nosso Deus mostra que estamos dispostos a abandonar nossos próprios pensamentos e caminhos durante o tempo que Deus reservou para nós, há 6.000 anos. Mostra a nosso Senhor que temos a disposição de aprender Dele, estudar Sua Palavra, bem como pensar e meditar Nele e em tudo que Ele criou para nós. Guardar o Sábado também mostra a nosso Pai que temos o desejo sincero de obedecê-Lo. Ele santificou este dia sagrado há muito tempo como uma forma de testar gentilmente nossa fé Nele, bem como glorificá-Lo e declará-Lo Deus Criador. Alguns consideram o Sábado como nossa árvore pré-verbal no jardim. Vamos obedecê-Lo ou não? Quando você pensa sobre isso, podemos estar literalmente sem visão, fala ou mesmo audição e ainda podemos glorificá-Lo a cada Sábado, mantendo este dia santo em Seu nome. Neste caso, podemos ver que, sem sequer dizer uma palavra, pode ser conhecido por outros que adoramos o Deus Criador, mantendo este dia santo da maneira que pudermos.

O Sábado foi feito para o homem para lhe dar descanso do trabalho físico e adorar o próprio Deus que não apenas o criou, mas tudo o que ele conhece na vida. No santo Sábado de nosso Senhor, podemos esquecer tudo sobre as atividades do dia-a-dia ao longo da semana que se tornaram rotineiras para nós no decorrer dos anos e usar este dia para nos aproximar de nosso Deus no estudo de Sua Palavra, em meditação, em tudo o que Ele nos revela sobre Ele e em oração a Ele por tudo o que nossos corações desejam, desde que não seja para consumir em nossos desejos, é claro (ver Tiago 4:3). À medida que o mundo chega ao fim, gosto de olhar para o Sábado como uma forma de ter um vislumbre daquele descanso eterno com nosso Senhor em Seu reino. Quando santificamos o Dia do Senhor, mostramos fé e crença em todas as promessas de Deus para nós, especialmente em relação ao descanso eterno que teremos em Seu Reino.

Então… como mantemos santo este dia?

Primeiro, vamos ver o que não podemos fazer no dia de Sábado. Depois, podemos ver o que podemos fazer. Você pode descobrir que o que podemos fazer supera em muito o que não podemos fazer. E não se trata tanto de não podermos fazer essas coisas porque elas são más. Podemos trabalhar seis dias por semana, não podemos? Mas o trabalho em si não é uma coisa ruim. Então, não se trata de pecado, mas sim de agradar nosso Pai pela simples obediência para descansar no dia que Ele santificou. Em Gênesis, capítulo dois, encontramos o primeiro exemplo em que as palavras “Sétimo dia” são mencionadas.

  • Gênesis 2:2-3, “E no sétimo dia Deus terminou o trabalho que havia realizado; e ele descansou no sétimo dia de todo o trabalho que havia feito. E Deus abençoou o sétimo dia, e o santificou, porque nele ele havia descansado de todo o seu trabalho que Deus criou e fez. 

A palavra “santificou” significa “separado para uso sagrado”. Se acreditarmos que este Deus Criador faz o que Ele faz por causa de Sua perfeição eterna em todas as coisas, então estamos totalmente cientes de que quando Ele escolheu descansar depois de fazer Sua obra, é uma coisa boa fazer isso porque Ele é perfeito em todas as coisas. Este descanso Dele é um exemplo até para nós, Sua criação. À medida que trabalhamos no decorrer da semana, não estamos criando, em certo sentido, com o que fazemos? Alguns de nós realmente vemos isso em primeira mão, se somos construtores, artistas ou mesmo professores que ajudam a criar na mente de seus alunos uma maneira melhor. Se o Deus que adoramos achou por bem parar e descansar de Sua obra de criação, o que isso diz sobre o homem quando ele acredita que deve trabalhar no Sábado porque é incapaz de sustentar sua família? Como a humanidade pode alegar que qualquer coisa que ela faz é mais trabalhosa e necessária do que criar tudo o que é visto e invisível? Se acreditamos que estamos mais ocupados do que o Deus Criador, o que isso diz sobre nós? Diz que temos uma alta consideração por nós mesmos e não muito Dele. Se o Criador pode parar e descansar em um trabalho que nunca poderíamos realizar em um trilhão de vidas, nós também podemos, Sua criação, relaxar e descansar. 

  • Êxodo 31: 13-15, “Fala também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus shabats, porque é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR que vos santifica. Portanto, guardareis o shabat, porque é santo para vós; todo aquele que o profanar certamente morrerá, pois todo aquele que fizer qualquer trabalho nele, esta alma será cortada do seu povo. Durante seis dias poder-se-á trabalhar, mas o sétimo é o shabat do descanso, santo ao SENHOR. Todo aquele que fizer qualquer trabalho no dia do shabat certamente morrerá.”
  • Neemias 13:15, “Naqueles dias eu vi em Judá alguns pisoteando lagares no shabat, e trazendo feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas, e figos, e toda sorte de cargas, as quais eles traziam para Jerusalém no dia do shabat; e eu testifiquei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.”    

Bastante contundente, não é? Conforme Neemias continua, encontramos outro ato do povo que não é permitido no Sábado.

  • Neemias 13:16-17, “Também habitavam ali homens de Tiro, os quais traziam peixes, e toda sorte de mercadorias, e vendiam no shabat para os filhos de Judá, e em Jerusalém. Então contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que maldade é esta que fazeis, profanando o dia do shabat?”   

Nunca devemos comprar ou vender nada no dia de Sábado. Isso significa que nunca devemos entrar em lojas, restaurantes, postos de gasolina ou mesmo ir até as máquinas de venda automática para comprar uma garrafa de água. Alguns perguntarão por que é errado comprar no Sábado, quando não somos nós que fazemos o trabalho de venda. Eu pergunto, não somos chamados por nosso Deus para sermos exemplos para as pessoas que Deus coloca em nosso caminho? Não devemos mostrar o que é aceitável fazer como Cristãos? Se nós, o remanescente de Deus que entendemos as verdades que a maioria não consegue, entrarmos no mercado para comprar produtos neste dia sagrado, estaríamos tolerando o trabalho realizado no Sábado. Ao fazermos isso, seríamos considerados hipócritas e a mensagem que esperamos retratar é manchada. Se pregarmos, não devemos trabalhar no Sábado e depois ir até os que trabalham e pedir-lhes que façam seu trabalho para que possamos comprar itens deles, o que isso dirá sobre a lei de nosso Senhor? Agora, existem emergências em que isso é permitido, mas abordaremos isso um pouco depois. 

Outra bênção que podemos reconhecer para o Sábado é a preparação da comida. É-nos dito nas Escrituras que não devemos trabalhar na preparação de comida no Sábado, pois isso pode ser feito facilmente na sexta-feira. Essa é uma bênção para quem costuma fazer o trabalho de preparar a comida durante a semana, porque esse é um dia em que não precisa mais fazer essas coisas. Os judeus da antiguidade realmente chamavam a sexta-feira de dia de preparação por essa razão, bem como a razão de se preparar para o Sábado. Vejo cada Sábado como um dia de comunhão com meu Senhor e gosto de me preparar de acordo.  

  • Êxodo 16: 23,30, “E disse-lhes: Isto é o que o SENHOR disse: Amanhã é o descanso do shabat santo ao SENHOR; o que quiserdes assar, assai-o, e o que quiserdes cozer, cozei-o; …Assim o povo descansou no sétimo dia.”

Como temos uma tecnologia diferente hoje, em que não precisamos coletar lenha da floresta, esfregar gravetos para iniciar um fogo ou percorrer grandes distâncias para pegar água, podemos simplesmente esquentar nossa comida no Sábado, ligando um botão em um fogão. Nenhum trabalho é necessário para fazer isso, então nenhum pecado é percebido enquanto a labuta de preparar a comida no dia anterior terminou. No entanto, está se aproximando o dia em que alguns de nós nos encontraremos na floresta nos escondendo daqueles que procuram nossas vidas enquanto aguardamos a volta de nosso Senhor. Então seria pecado porque neste momento teríamos que juntar lenha e água. Faremos bem em orar para que esta nossa fuga não aconteça no inverno ou no próprio Sábado, pois isso testaria a fé de alguns. Eu pessoalmente não veria pecado em manter uma fogueira acesa no Sábado para evitar hipotermia, é claro. Mas isso também significaria que na sexta-feira eu teria de juntar o dobro de lenha para me manter aquecido na sexta à noite e durante todo o Sábado. 

Mais uma coisa que deve ser mencionada que seria uma boa coisa a se fazer antes do Sábado, é uma boa ideia corrigir quaisquer injustiças cometidas a seu próximo antes da chegada do Sábado.

  • Mateus 5:23-24, “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e segue teu caminho: primeiro reconcilie-te com teu irmão, e então vem, e oferece a tua oferta.”  

À medida que avançamos, descobrimos que nosso Senhor também nos instrui no próprio quarto mandamento em que qualquer trabalho servil de qualquer tipo não é permitido no Sábado. Descansar significa exatamente isso, descansar.

  • Êxodo 20: 8-11, “Lembra-te do dia do shabat, para mantê-lo santo. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o shabat do SENHOR teu Deus, nele não farás obra alguma, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu gado, nem teu estrangeiro que está dentro das tuas portas, pois em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e descansou no sétimo dia. Portanto, o SENHOR abençoou o dia do shabat e o santificou.” 

O que isso implica é que nenhum trabalho secular é permitido. Até mesmo o trabalho pelo qual você não é pago, como varrer o chão da sua casa, cortar a grama, limpar as calhas etc. Isso também inclui o trabalho que está sendo feito em um terreno de sua propriedade. Dentro dos teus portões significa exatamente isso. Nem mesmo o gado trabalhará neste dia. Muitos fazendeiros têm dificuldade com isso porque às vezes o Sábado é o único dia em que eles parecem conseguir trabalhar nos campos devido ao mau tempo nos outros seis dias. O que eles não conseguem perceber é que nosso Senhor sabe exatamente o que o tempo está fazendo de antemão em cada área do planeta. Ele os observa exatamente como o faz com qualquer teste enviado ao Seu povo. Sim, existem ocasiões de emergência em que o trabalho é permitido. Por exemplo, Jesus descreve isso claramente em Mateus capítulo doze… 

  • Mateus 12:11-12, “E ele lhes disse: Qual homem haverá dentre vós que, tendo uma ovelha, e ela caindo em uma cova no dia do shabat, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? Portanto, é lícito fazer bem nos dias do shabat.    

Um exemplo rápido disso seria, um ente querido está doente e os remédios necessários para ajudá-lo podem ser comprados no dia do Senhor. Portanto, não se preocupe se você tiver que ir ao mercado da esquina para comprar algo no Sábado, se for uma emergência.

A próxima situação parece ser uma área duvidosa para alguns guardadores do Sábado, então tentarei explicá-la da melhor maneira que puder.

  • Isaías 58:13, “Se tu desviares teu pé do shabat, de fazeres o que gostas no meu santo dia, e chamares ao shabat um deleite, o santo do SENHOR, honrado, e o honrares, não fazendo teus próprios caminhos nem procurando teus próprios desejos, nem falando tuas próprias palavras:”  

Fazer o seu próprio desejo abrange uma miríade de pontos. Alguns exemplos podem ser jogos, TV, rádio, passatempos, leitura de revistas ou qualquer outra coisa que constitua prazer fora das permissões do Sábado. A propósito, “falar tuas próprias palavras” também pode ser definido como sentar-se ao telefone e conversar com um amigo sobre as atividades cotidianas. Não haveria problema se você conversasse com aquele amigo sobre as coisas da Palavra de Deus e testificasse da Sua bondade e criação, é claro. Mas tagarelar ao telefone ou pessoalmente sobre tópicos não apropriados para o dia de Sábado fará com que o Sábado pareça como qualquer outro dia em que seus próprios desejos são permitidos. Se a alma com a qual você está falando for um descrente, você pode prejudicá-la espiritualmente. Quando nos recusamos a falar com amigos no Sábado sobre essas coisas, isso pode ser um testemunho para eles. Quem sabe, um dia eles podem vir a conhecer Jesus Cristo como nós e você teria sido usado pelo próprio Deus para ajudar a ganhar uma alma para o Céu, fazendo-os pensar Nele quando você se recusou a falar ao telefone durante o Sábado. Então, para vocês, jovens; esta pode ser a sua maneira especial de compartilhar Jesus com seus amigos, primos ou qualquer outra pessoa que você abordar no Sábado e é tão fácil quanto dizer: “Eu retornarei a você depois do Sábado.”

Alguns perguntam se não há problema em ter relações íntimas com o cônjuge no dia de Sábado. Eu pergunto, isso não seria considerado “teu próprio desejo?” Esta área duvidosa pode ser bem iluminada quando olhamos para o que Moisés foi convidado a dizer às pessoas que se reuniram para se encontrar com o Senhor um dia, muito tempo atrás…

  • Êxodo 19:10-11,14,15, “E o SENHOR disse a Moisés: Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã, e faze com que lavem suas vestes, e estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o SENHOR descerá à vista de todo o povo sobre o monte Sinai. E Moisés desceu do monte ao povo e santificou o povo; e eles lavaram as suas vestes. E ele disse ao povo: Estai prontos no terceiro dia, e não chegueis a suas esposas.”   

Se este santo dia de encontro com o Senhor fosse feito de uma maneira santificada, não seria o Sábado, que Ele santificou no Éden, antes do pecado entrar no mundo, tão santo quanto, se não mais? Não é este o mesmo Deus com quem nos colocamos em comunhão que estava no Sinai naquela época? Ele não espera e não merece a mesma reverência mesmo agora? Especialmente considerando que Ele está prestes a voltar por nós, Seu povo?

O mais incrível aqui é que não há muitas coisas que não possamos fazer no Sábado. Não é tão restrito como alguns fazem parecer. Não vejo o Sábado como um dia em que não posso fazer isso ou aquilo. É mais como um dia em que não tenho que fazer isso ou aquilo e posso fazer isso e aquilo. Em outras palavras, há muitas coisas que podemos fazer neste dia sagrado que o tornam uma alegria para contemplar.

Por exemplo, o Sábado é o dia perfeito para esquecer tudo sobre nossos problemas, nossos empregos e quaisquer outros aspectos da vida para que possamos realmente descansar e relaxar. Neste dia, podemos encontrar uma bênção e, muitas vezes, uma comunhão enriquecedora com crentes que pensam como nós quando vamos à igreja. Não importa se você também não tem igreja em sua área. Você pode fazer isso em casa, com amigos em uma pequena igreja doméstica que você pode começar, ou se você tiver Internet, ou até mesmo um telefone. Não como os serviços pré-gravados de TV e rádio que, de qualquer forma, são principalmente voltados para dinheiro. O Sábado sempre foi o dia em que os crentes se reuniam para adorar ao Senhor. Na verdade, o próprio Jesus, nosso exemplo perfeito, fez isso perfeitamente a cada 7.º dia que Ele andou entre nós há 2.000 anos. Falando de Jesus, Lucas disse…

  • Lucas 4:16, “E ele chegou a Nazaré, onde fora criado; e, segundo o seu costume, ele entrou na sinagoga no dia do shabat, e levantou-se para ler.” 

Outra coisa que podemos fazer no Sábado é mostrar a Deus o quanto O amamos, honramos e respeitamos. Pense nisso por um momento. Ele nos dá um dia por semana para fazermos por Ele o que Ele fez por nós todos os dias da semana, desde o nascimento. Sim, a maioria de nós também faz isso todos os dias na oração da tarde, do meio-dia e da manhã, mas no Sábado é especialmente bom fazer isso porque no próprio céu Ele está descansando e olhando para nós com amor.

  • Salmos 89:7, “Deus é grandemente temido na assembleia dos santos, e tido em reverência por todos aqueles que estão ao seu redor.”

Como muitos de nós aprendemos ao longo dos anos, se estudarmos Sua Palavra diligentemente, temê-Lo é dar-Lhe reverência, que dia melhor para fazer isso do que no Sábado, quando todas as hostes do céu estão em adoração a ele também. Está escrito em Mateus 6:10 que Seja feita tua vontade na terra como é no céu, e visto que entendemos que este Deus que adoramos é aquele que nunca muda de acordo com Malaquias 3:6, então há serviço de Sábado no céu?

  • Isaías 66: 22-23, “Porque, como os novos céus e a nova terra, os quais eu farei, permanecerão perante mim, diz o SENHOR, desta forma vossa semente e o vosso nome permanecerão. E acontecerá que, desde uma lua nova a outra, e desde um shabat ao outro, toda carne virá para adorar perante mim, diz o SENHOR.” 

Este é um dia sagrado! Mesmo no céu, é considerado sagrado. Nada que contamine deve entrar nele, segundo a própria bíblia. A razão pela qual eu acredito nisso é porque o Sábado também é guardado no céu. De acordo com Apocalipse 21:27, o Céu é um reino onde, “…não entrará nela coisa alguma que contamine, nem o que quer que pratique abominação, ou crie mentira…” 

Visto que sabemos que Ele nunca muda e que Sua vontade é feita na terra como no céu, mesmo que os “novos céus e nova terra” sejam eventos futuros, sabemos que iremos adorá-Lo a cada Sábado que estivermos lá. Se Ele manteve este Sábado santo antes que os novos céus e a nova terra fossem feitos, Ele o está mantendo agora e depois, porque Ele é um Deus que nunca muda. Já que sabemos que Ele o guardou quando Sua Palavra foi escrita, isso significa que Ele o guarda agora. Um Deus que nunca muda significa exatamente isso, Ele nunca muda! 

A coisa maravilhosa sobre tudo isso é que eles guardam o Sábado no céu todas as semanas. Imagine se você puder! Quando paramos e descansamos para guardar o Sábado aqui na terra, o Pai, Seu Filho Jesus, o Espírito Santo, Enoque, Elias, Moisés e os muitos que saíram das sepulturas quando Jesus ressuscitou (ver Mateus 27:50-52) estão também guardando o Sábado no céu. Não apenas isso, mas de acordo com Apocalipse 5:11, há “… muitos anjos ao redor do trono… o número deles era dez mil, vezes dez mil, e milhares de milhares;” Que dia melhor para adorar nosso Deus do que exatamente no mesmo dia em que todo o Céu o adora. Temos o privilégio de participar de um culto que está acontecendo DENTRO DO CÉU aos Sábados todas as semanas! E uma vez que nada contamina aquele Reino Celestial, devemos fazer o mesmo aqui se quisermos ser considerados participantes deste dia sagrado. Não há outro dia na terra que possa reivindicar tal bênção! De todos os dias da semana, apenas um é considerado abençoado. Apenas o Sábado é guardado na terra como no céu.  

Outra coisa maravilhosa que podemos fazer no Sábado é visitar os enfermos e orar por sua cura. Você se lembra do homem que estava doente há 38 anos, que se deitou no tanque de Betesda esperando que o anjo agitasse as águas para que ele pudesse entrar na água para ser curado? Você se lembra do que Jesus fez por este homem e quando?  

  • João 5:8-9, “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. E, imediatamente o homem ficou são, e tomou o seu leito, e andou; e aquele dia era o shabat.”  

O próprio Jesus declarou em mais de uma ocasião que fazer essas coisas no Sábado era uma coisa muito boa.

  • Mateus 12:10-12: “E eis que ali estava um homem que tinha sua mão seca. E eles perguntaram, para o acusarem, dizendo: É lícito curar no dia do shabat? E ele lhes disse: Qual homem haverá dentre vós que, tendo uma ovelha, e ela caindo em uma cova no dia do shabat, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? Portanto, é lícito fazer bem nos dias do shabat.”     

O dia de Sábado deve ser um deleite, um dia de adoração e um dia de alegria a cada semana. Que bênção Ele nos concedeu neste mundo agitado em que nos encontramos. Nosso Senhor nos prometeu que se santificarmos este dia, Ele nos abençoará. Portanto, além de todas as coisas que podemos fazer no Sábado, uma é que podemos receber bênçãos do céu por simplesmente guardar um dia entre sete para ele. Louvado seja Seu nome!

  • Isaías 56:2, “Abençoado é o homem que faz isto e o filho de homem que agarra-se a isso, que abstém-se de profanar o shabat e guarda sua mão de fazer qualquer mal.” 

Qual é uma das bênçãos que recebemos por obedecê-Lo?

  • Atos 5:32, “E nós somos suas testemunhas acerca destas coisas, e também o Espírito Santo, o qual Deus deu aos que lhe obedecem.”  

O Sábado também é um dia de oração. Sim, todos nós oramos sete dias por semana e muitos de nós o fazemos como Daniel três vezes ao dia. Mas o Sábado é um dia especialmente bom para ir ao trono da graça. A igreja primitiva fazia isso a cada Sábado conforme as Escrituras confirmam…

  • Atos 16:13, “No shabat saímos da cidade para a beira do rio, onde a oração costumava ser feita; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se reuniam.” 

Por que você acha que eles consideravam o Sábado como um dia melhor para orar? Por que é que “…a oração costumava ser feita” no Sábado pela igreja primitiva? Para aqueles de nós que entendem a sabedoria por trás dos escritos da irmã White sabem, este dia é especialmente abençoado por essas coisas.  

O Sábado é obviamente um dia que o Senhor tem em alta estima. Sabemos que nosso Salvador Jesus curou muitos no Sábado, bem como pregou neste dia verdades que ganhariam a vida eterna para muitos. Mas o que alguns falham em lembrar é que João, o apóstolo favorecido de nosso Senhor enquanto “…no Espírito no dia do Senhor” (Apocalipse 1:10) recebeu uma visão que conhecemos hoje como o Livro do Apocalipse. Portanto, como podemos ver, orar neste dia é uma experiência incrível, para dizer o mínimo. Em apenas algumas referências bíblicas compartilhadas, descobrimos que muitos foram curados, muitos aprenderam verdades que os ganharão a vida eterna e um recebeu uma visão que ajudou bilhões a chegar à Sua verdade até agora. 

Na Palavra encontramos uma verdade simples que penetra profundamente no coração daqueles que confiam neste Deus que adoramos…

  • Isaías 1:18, “Vinde agora, e vamos debater juntamente a respeito, diz o SENHOR. Embora vossos pecados sejam como escarlate, eles serão tão brancos como neve. Embora eles sejam vermelhos como carmesim, eles serão como lã”. 

Quando nos reunimos no dia de Sábado, encontramos novas verdades que podem abençoar nossas caminhadas. O que, por sua vez, nos abençoa com uma fé mais forte. Quando nosso Senhor diz “Vinde agora, e vamos debater juntamente a respeito”, é um convite aberto para entrar em Sua Palavra e aprender Dele e Sua vontade para nossas vidas. Podemos fazer isso sete dias por semana, sim, mas muitas vezes os jovens em Cristo precisam de um pouco de ajuda para compreender um pouco do conteúdo nas Escrituras enquanto passam por Sua Palavra. Quando o ministro de Deus é movido pelo Espírito do Senhor no Sábado a proferir verdades que talvez não entendamos por conta própria, somos abençoados.

  • Atos 17:2, “…Paulo, como tinha por costume, foi até eles, e por três shabats arrazoava com eles com base nas escrituras“, 
  • Atos 18:4, “E ele argumentava na sinagoga todos os shabats, e persuadia os judeus e os gregos”.  

No Antigo Testamento, era os pães da proposição que representavam a Palavra de Deus no Santuário. A cada Sábado, descobrimos que deveriam ser trocados de modo a trazer uma nova verdade para aqueles que vinham festejar em Sua Palavra dada por meio do sacerdote no Sábado.

  • 1 Crônicas 9:32, “E outros dos seus irmãos, dos filhos dos coatitas, estavam a cargo do pão da proposição, de prepará-lo a cada shabat“.

Se você tem uma certa idade em que já viu muitos Sábados na vida, sabe que muitas vezes você recebeu bênçãos neste dia sagrado. Se você já foi um guardador do domingo e depois se converteu à guarda do Sábado, sabe que o domingo NUNCA foi assim!

Não importa quantas vezes lemos a Bíblia durante a semana ou assistamos aos cultos de Sábado ao longo dos anos. A Palavra de Deus é tal que sempre podemos encontrar algo novo em suas páginas ao longo de nossas vidas. O Sábado nos permite ver uma eternidade de bênçãos enquanto olhamos através de um vidro sombrio aqui na terra. E como Isaías 66:23 declarou anteriormente, quando chegarmos à eternidade, ainda veremos este dia como uma bênção a cada semana, para todo o sempre.

Mais uma coisa que podemos fazer no Sábado é…

  • Colossenses 3:16, “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando com graça em vosso coração ao Senhor“. 

O dia de Sábado pode e deve ser o melhor dia da semana, com tantas coisas boas das quais podemos participar e ser abençoados apenas neste dia.


Artigo em inglês: Keeping Sabbath Holy


Abaixo estão algumas ideias para o dia de Sábado. Se você tiver uma não listada aqui, você pode entrar em contato e compartilhar.  

  • Ler páginas da web do site Remanescente do Sétimo Dia on-line 
  • Fazer caminhadas na natureza
  • Ministrar escolas sabatinas para crianças
  • Estudar a natureza e a saúde natural
  • Digitar ou imprimir Estudos Bíblicos que você pode enviar por e-mail ou correio tradicional para seus entes queridos
  • Colorir imagens da Bíblia para crianças
  • Visitar os doentes
  • Deixar cartões ou panfletos em mesas de parques, dependências externas, estacionamentos, residências… etc.  
  • Cantar ou ouvir canções de louvor
  • Visitar os idosos
  • Ler livros do Espírito de Profecia
  • Ler capítulos da Bíblia em família
  • Ir para uma lagoa e alimentar os patos
  • Ir testemunhar Jesus de porta em porta
  • Ler a bíblia sozinho(a)
  • Fazer cartões sobre as escrituras e memorizá-las
  • Fazer questionários bíblicos

Como Guardar o Sábado

Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *