Sete Igrejas, Quatro Movimentos

Esta página é dirigida principalmente aos nossos irmãos e irmãs da fé da Igreja Adventista do Sétimo Dia que estudam profecia. No entanto, isso não quer dizer que aqueles fora da Igreja Adventista do Sétimo Dia não irão ver essa verdade pelo que é. Pois é, de fato, um acontecimento profético, e é mais seguramente que ocorra em nossos dias!


Ao longo da história do povo de Deus, vemos uma característica repetitiva e abençoada. Observou-se bastante graficamente através do tempo que não é apenas uma característica, no entanto, mas mais uma necessidade. É claro que falo da necessidade do coração de “saia dela povo meu” para seguir melhor o Senhor onde quer que Ele possa liderar.

Se investigarmos a maneira como o Pai levou seu povo para fora da Babilônia nos últimos três movimentos históricos de sua igreja, nos tornaremos mais capazes de discernir a vontade do Espírito Santo no quarto e último movimento da Igreja de Deus.

Eu gostaria de enfatizar o fato de que as igrejas às quais João foi dito para enviar a instrução dada a ele representam todas as igrejas em nosso mundo, e que esta revelação para ele deve ser estudada e acreditada e pregada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia hoje. Cristo veio pessoalmente a João para dizer-lhe: “as coisas que tu tens visto, as que são, e as que hão de acontecer” (Apo. 1:19). E ele disse-lhe, “e o que tu vês, escreve em um livro, e envia-o às sete igrejas” (Apo. 1:11). A luz não devia ser escondida debaixo de uma candeia.

“Na revelação que Cristo deu estão ligadas em uma cadeia de verdade as mensagens importantes de advertência que devem ser dadas ao mundo antes da segunda vinda de Cristo. A última mensagem de misericórdia deve ser proclamada onde nunca foi ouvida. Os trabalhadores estão a trabalhar com tal negação do eu, sacrifício do eu, que a mensagem será transmitida àqueles que não a ouviram.1

A mensagem para as sete igrejas é, sem dúvida, proclamada ao longo dos séculos. Hoje, estando no tempo da última igreja, somos chamados a abraçar todas as mensagens devido à urgência dos tempos em que vivemos. É conhecimento comum que o diabo sabe que tem um curto período de tempo, então ele está, de fato, buscando a quem possa tragar. Nunca antes na história da Igreja vimos um ataque tão orquestrado ao povo de Deus. Toda lição que o inimigo aprendeu ao estudar as fraquezas do povo de Deus nos últimos 6000 anos está sendo usada contra nós.

A profecia não fala de oito igrejas. Esses sete períodos proféticos falados nos capítulos dois e três de Apocalipse indicam o que seria necessário para o Espírito Santo aprimorar os caráteres daqueles “chamados para fora” para aquela perfeição que foi profetizada. Este remanescente glorifica o pai como ninguém mais pode. Este é o povo peculiar, o “remanescente de sua semente“,2 que recebe o selo do Deus Vivo.

Os movimentos do povo de Deus durante o tempo das sete igrejas são, evidentemente, aqueles chamados para fora da Babilônia para “seguir o cordeiro onde quer que ele vá3. Esses movimentos são realizados pelos filhos de Deus fazendo como sua vontade perfeita faria com que eles fizessem. Seus movimentos são vistos como uma outra maneira de provar Cristo Senhor e Sua verdade suprema. Porque sem Sua mão envolvida, eles nunca iriam dar um único passo, em primeiro lugar. Onde não há nenhum passo, não há movimento.

De tempos em tempos, Cristo entregou seus tesouros à igreja, e de uma geração para outra, Seus servos fiéis melhoraram os talentos emprestados para eles. Os dons que 1800 anos atrás ele colocou nas mãos de seus ministros escolhidos, os doze apóstolos, desceu para seus trabalhadores nesta época. No entanto, poucos de nós percebemos nossos altos privilégios e nossa verdadeira posição como ministros de sua graça4.

No nosso dia não é exceção. O Senhor declarou claramente “eis que estou convosco, até a consumação dos séculos5. Ele está conosco! Não devemos fazer vista grossa, ou um pouco caso para o chamado que sentimos puxando em nossas próprias almas. Fazer isso seria uma mentira para os nossos corações.

O mundo está se preparando para o último grande conflito, nação contra a nação. A grande maioria dos seres humanos está a tomar a sua posição contra Deus. Mas em cada época o Senhor Jesus teve suas testemunhas; um remanescente que confiava na palavra de Deus. E hoje, em todos os lugares, há aqueles que têm comunhão com Deus. Uma corrente vital de influência está levando-os à luz, e quando a pergunta chega a eles, “quem está no lado do Senhor?” eles vão assumir a sua posição por Ele. Seus caráteres foram moldados após a similitude divina, porque eles leram e praticaram os ensinamentos de Sua palavra6.

Antes da existência das sete igrejas, a salvação era dos judeus, na verdade, esta era a Igreja de Deus.

A seguir, temos os Quatro movimentos junto com as sete igrejas Cristãs:

7 Igrejas4 Movimentos
Éfeso
Esmirna
Pérgamo
Tiatira

Sárdia
Filadélfia

Laodicéia


Cristão



Protestante


Adventista do Sétimo Dia
Remanescente do Sétimo Dia


1.º



2.º


3.º
4

* Ver Apo. 3:18-21Isa. 10:20,21

  1. Éfeso (31_100 d.C.) “…e como tu não podes suportar os que são maus”.7

Movimento Cristão – Discípulos proclamam a verdade ao mundo no mais abençoado esforço missionário conhecido pelo homem.8


2. Esmirna (100_313 d.C.) “… u conheço as tuas obras, e a tribulação, e a pobreza”.9

3. Pérgamo (313_538 d.C.) “…e tu reténs meu nome, e não negaste minha fé”.10

4. Tiatira (538_1517 d.C.) “…a todos que não têm esta doutrina… eu não colocarei sobre vós nenhum outro fardo”11.

5. Sardes (1517_1798 d.C.) “…Tens uns poucos nomes… que não contaminaram as suas vestes”.12

Movimento Protestante – a Reforma Protestante e seus muitos mártires.13


6. Filadélfia (1798_segunda vinda de Cristo) “aquele que vencer… e eu escreverei sobre ele… o meu novo nome”.14

7. Laodicéia (1844_segunda vinda de Cristo) “eu conheço as tuas obras, que não és nem frio nem quente“.15

Movimento Adventista – O grande despertar que ocorreu em todo o mundo como a profecia dos 2300 dias de Daniel 8:14 foi pregada mostrando que a hora do julgamento tinha chegado.16

Movimento Remanescente do Sétimo Dia – “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. 17


Deus tem uma igreja na terra, que é Seu povo escolhido, que guarda Seus mandamentos. Ele não está liderando ramificações desgarradas, não um aqui e um ali, mas um povo“.18

O Senhor sempre teve uma igreja na terra. Os movimentos passados de sua igreja Cristã são evidências do fruto que fala corajosamente dos corações virgens que seus filhos remanescentes tiveram ao longo dos séculos. Somente “tudo o que diz o Senhor” pode puxar as cordas do coração deste, Seu povo. Mesmo quando aqueles ao seu redor procuram os desejos da carne, seu único recurso é ir aonde o cordeiro conduz. Mesmo que isso signifique abandonar a família e os amigos, o remanescente deve caminhar com o Senhor e fazer o que é criado para fazer. Os eleitos não podem fazer nada diferente disso.

Na rejeição dos caminhos de Deus para os caminhos dos homens, a queda de Israel começou. Assim também continuou, até que o povo judeu se tornou uma presa às mesmas nações cujas práticas eles escolheram seguir.

“Como nação, os filhos de Israel falharam em receber os benefícios que Deus desejou dar-lhes. Não apreciaram seu propósito ou cooperar em sua execução. Mas embora os indivíduos e os povos possam assim separar-se dele, seu propósito para aqueles que confiam nele é inalterado. “Tudo o que Deus faz, será para sempre” (Ecl. 3:14).

“Embora existam diferentes graus de desenvolvimento e diferentes manifestações de seu poder para atender aos desejos dos homens nas diferentes idades, o trabalho de Deus em todos os tempos é o mesmo. O professor é o mesmo. O caráter de Deus e seu plano são os mesmos. Com ele “não há mudança, nem sombra de variação” (Tiago 1:17).

As experiências de Israel foram gravadas para nossa instrução”. “Ora, todas estas coisas lhes aconteceram como exemplos, e elas estão escritas para nossa admoestação, sobre quem o fim do mundo está chegando (1 Cor. 10:11). Conosco, como com o antigo Israel, o sucesso na educação depende da fidelidade na realização do plano do Criador. A adesão aos princípios da palavra de Deus trará bênçãos tão grandes para nós como teria trazido ao povo hebreu.19

O conselho amoroso que nosso Senhor dá à Igreja de Laodicéia fala claramente de nada menos do que verdadeiro arrependimento para aqueles presos nesta cegueira da mente. Não é diferente dos líderes judeus do dia de Cristo, vemos os líderes orgulhosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia hoje rejeitando Conselho contundente muito claramente estabelecido nas palavras de nosso Senhor. Ao longo dos anos, o Senhor enviou muitos de seus filhos fiéis para alertar aqueles que ele cuida. Mas todos os avisos foram ignorados pela maioria. Mesmo quando fatos contundentes foram trazidos diante de seus olhos, eles deram as costas. A porta da graça certamente se fechou nesta igreja, assim como a porta da graça fechou sobre os judeus como uma nação há tanto tempo e os protestantes em 1844. Como naquele dia, a porta se fechou sobre a igreja em si e não sobre o povo querido dentro dela.

Quando a profecia de 490 anos foi cumprida, o Senhor chamou um povo para fora do erro e iniciou o movimento Cristão com aqueles chamados para fora. Paulo realmente entrou naquelas igrejas profeticamente fechadas para trazê-los para fora. Hoje, o Senhor está fazendo a mesma coisa. Seus filhos só vão para onde o Cordeiro os conduz e como todos nós estamos cientes, ele nunca iria levá-los a abraçar a apostasia aberta.

A visão que Cristo apresentou a João, apresentando os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, deve ser definitivamente proclamada a todas as Nações, pessoas e línguas. As igrejas, representadas pela Babilônia, são representadas como tendo caído de seu estado espiritual para se tornarem um poder de perseguição contra aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. Para João este poder de perseguição é representado como tendo chifres como um cordeiro, mas fala como um dragão”.20

“Se a Igreja de Deus se torna morna, ela não permanece no favor de Deus mais do que as igrejas que são representadas como tendo caído e se torna a habitação de “…demônios, e o antro de todo espírito imundo, e gaiola de toda ave imunda e odiável” (Apo. 18:2)21.

“O mundo não deve ser introduzido na igreja. E casado com a igreja, formando um vínculo de unidade. Através disso significa que a igreja se tornará de fato corrupta e como afirmado em Apocalipse, uma gaiola de toda ave imunda e odiável“.22

O estado da Igreja Adventista do Sétimo Dia hoje é certamente o de Babilônia. Todos os aspectos da apostasia e dogma especulativo foram abraçados por seus líderes, e eles têm feito isso por décadas. Um exame próximo do seguinte texto conduzirá qualquer um a ver que este foi, realmente, um estado profetizado para esta igreja. A “mulher” tornou-se agora complacente, e ao mesmo tempo, o remanescente da semente está forte.

E o dragão irou-se com a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo (Apo. 12:17).23

É claramente profetizado que o dragão vai concentrar seu ataque e fazer guerra contra o remanescente de sua semente, e não a semente em si. Originalmente a semente da mulher, a igreja principal, segurou a lei e compreendeu a profecia. Sim, Satanás está zangado com esta igreja. No entanto, sua raiva fez com que ela se curvasse a ele. É o remanescente de sua semente que faz com que ele vá para a guerra agora, pois eles nunca se curvarão. O Remanescente do Sétimo Dia é certamente aqueles que superam.

Embora a lei de Deus será quase universalmente anulada no mundo, haverá um remanescente dos justos que serão obedientes às exigências de Deus. A ira do dragão será dirigida contra os servos leais do céu. Diz o Profeta, “E o dragão irou-se com a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Apo. 12:17). Podemos ver desta escritura que não é a verdadeira Igreja de Deus que faz guerra com aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. São as pessoas que anulam a lei, que se colocam no lado do dragão, e perseguem aqueles que vindicam os preceitos de Deus.24

O dragão foi fazer guerra com o remanescente de sua semente.

Os Fiéis
1. Cristãos
2. Protestantes
3. Adventistas
4. Remanescente
Os perseguidores
1. Judeus
2. Católicos
3. Protestantes
4. Adventistas
1. Cristãos perseguidos pelos
judeus. (Os líderes judeus da
Igreja procuraram Cristãos
para aprisionamento e morte).
2. Protestantes perseguidos
pelo papado. (Milhões de
cristãos mortos como
hereges por Roma papal).
3. Adventistas perseguidos
pelos protestantes.
(Protestantes ridicularizaram
e zombaram dos adventistas
durante a grande decepção).
4. Remanescentes perseguidos
pelos adventistas. (Remanescente
levado ao tribunal, bem como
ridicularizados, escarnecidos
e ilegalmente desassociados
pela Igreja Adventista).

Ainda hoje, aqueles de nós que compartilham a verdade de uma preocupação genuína para aqueles que caem na apostasia, viram todos os tipos de mal atribuídos aos nossos atos amorosos. A irmã White declarou isso perfeitamente, “Ahab considerava Elias como seu inimigo porque o Profeta era fiel para repreender as iniquidades secretas do rei. Então, hoje, o servo de Cristo, o reprovador do pecado, encontra-se com desprezo e rejeição“.25

Como sabemos estudando a profecia, o movimento ecumênico que vemos tão prevalente no mundo de hoje, acabará por reunir toda a Babilônia para se encampar contra o povo Remanescente do Sétimo Dia fiel. Vemos isso nos movimentos do papado através da igreja mundial, e vemos a Coligação Cristã agindo em concerto com Roma para o mesmo propósito nos Estados Unidos. Logo virá o dia em que veremos o que todos os Cristãos antigos viram em épocas de grande perseguição. Todos aqueles que odeiam a verdade cercarem os filhos globalmente odiados do remanescente.

É hora de abordar nossos queridos irmãos e irmãs no Senhor para tentar compartilhar com eles a urgência de nossos dias. A coisa triste é, este não é um chão fácil de roçar. Satanás já convenceu muitos deles com o mesmo método de confusão que ele usou no passado. Muitos estão agora abraçando a ideia de que a igreja adventista do sétimo dia irá até o fim, independentemente do fato de que há tanta evidência empilhada contra ela expondo-a como uma irmã da Babilônia caída. Se eles abraçam mentiras como podem lidar com a verdade? No entanto, alguns permitirão que o pecado aberto floresça pelo que veem como o “bem maior”. Essa confusão por si só deve ser tudo o que é necessário para perceber que este é mais um sinal proclamando que a mão do Senhor está realmente envolvida neste movimento do Remanescente do Sétimo Dia.

Separação chamada heresia
1. Judeus
2. Católicos
3. Protestantes
4. Adventistas

1. A Igreja judaica proclamou a
separação, uma heresia.
2. A igreja cristã primitiva que
se tornou os católicos também
proclamou heresia daqueles que
se separaram dela.
3. A igreja protestante até hoje,
embora nunca completamente
separada de Roma, afirma ser o
único caminho para o céu.
4. E agora a Igreja Adventista do
Sétimo Dia ecoa a mesma
proclamação de que é melhor
ficar com o navio afundando,
do que sair.

Olhando para a palavra pode-se ver os crentes fielmente seguindo seu Senhor para fazer o trabalho que ele chamou para fazer. No início, tínhamos a Igreja judaica que havia sido escolhida pelo Pai para proclamar sua verdade ao mundo. Mas o erro foi introduzido e eles foram eventualmente encontrados indignos da vida eterna. Então, o povo do Senhor saiu de entre eles para trabalhar para o Senhor e iniciar o movimento Cristão. Em seguida, vemos que a igreja foi novamente infiltrada por erro quando o catolicismo romano permitiu a mistura do paganismo com o Cristianismo. Novamente o povo do Senhor saiu do erro trabalhando na reforma protestante. Mais uma vez, o erro foi abraçado e a voz de nosso Senhor foi ouvida por seu povo Adventista fiel para sair da Babilônia para trabalhar para Ele. Claro, a história gravou isso como o movimento Adventista do Sétimo Dia. Finalmente, hoje na décima primeira hora, vemos a Igreja Adventista do Sétimo Dia abraçando erro como verdade. Assim, o Senhor mais uma vez proclama a seu fiel remanescente que saia de entre eles e faça o trabalho que é tão urgente para nossos dias. Você consegue ver a certeza profética desses acontecimentos? Isso não é ilustrado perfeitamente na parábola dos trabalhadores da vinha contada pelo próprio Senhor Jesus?

“Porque o reino do céu é semelhante a um homem que é um chefe de família, que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. E, tendo acordado com os trabalhadores um denário por dia, mandou-os para a sua vinha. E ele saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos no mercado, e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram pelo caminho. Ele saindo outra vez, cerca da hora sexta e da nona, fez da mesma forma. E, ele saindo cerca da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e disse-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? Eles disseram-lhe: Porque nenhum homem nos contratou. Ele disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e tudo quanto for justo, vós recebereis” (Mateus 20:1-7).26

 
  De manhã cedo = Nação judaica
3.ª hora = Cristãos
6.ª hora = Protestantes
9.ª hora = Adventistas
11.ª hora = Remanescente do Sétimo Dia
 
 

A verdade é que os verdadeiros crentes se separaram da sinagoga da nação judaica, que também se afastou do paganismo do catolicismo romano, e que eles ainda saíram do erro protestante também. E agora vemos o Remanescente mais uma vez indo na única direção verdadeira que um filho de Deus pode ir. Só podemos ser liderados pelo cordeiro de Deus. O propósito não é sermos difamados por essas mulheres (ou igrejas apóstatas). Os eleitos do Senhor não podem ser enganados. Devemos seguir para onde quer que Ele nos conduza! Só fazemos isso porque somos as Suas ovelhas, e ouvimos com certeza a Sua voz. Quando os líderes da Igreja abraçam abertamente o erro e recusam todos os avisos para se arrependerem, o remanescente não pode ficar mais com eles. Especialmente depois de tanto ter sido feito para tentar dar a conhecer a eles a apostasia que não só abraçam, mas incentivam.

Não somos um povo que compreende a jurisprudência profética? Não nos movemos profundamente para buscar refúgio onde possamos adorar na verdade como nossos corações tão profundamente desejam? Os eleitos não podem ficar com erro, não mais do que Satanás pode estar na verdade. É literalmente impossível.

Recentemente eu fiz uma pesquisa sobre “um êxodo” saindo da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Eu queria saber se mais alguém estava vendo isso. Em um tempo comparativamente curto, recebi centenas de e-mails expressando um acordo sobre este fato, e buscando conselhos sobre o que fazer a seguir. Pessoas de todo o mundo estão buscando aqueles que podem confiar para adorar o Senhor em espírito e em verdade. Eles estão famintos pela verdade que compartilhamos. Ela não está sendo mais proclamada nos púlpitos. Já não são as ovelhas que estão sendo alimentadas nessas igrejas. Elas foram embora, pois não há lugar para elas nessas igrejas por mais tempo. É óbvio que a voz do Senhor está sendo ouvida. Seus filhos estão respondendo ao seu chamado “saia dela povo meu”.

Tenha em mente. Seus filhos realmente ouvem Sua voz. Eles estão definitivamente saindo. Isso não é algo de que mais ninguém precisa ser convencido. Um êxodo em massa está sendo realizado em todo o mundo. Para aqueles de nós com ministérios globais, esta verdade é repetida diariamente diante de nossos olhos por pessoas de todas as esferas da vida. Pessoas dentro e fora da Igreja estão vendo isso claramente.

Aqueles a favor ou contra a separação concordam, há um outro movimento que está sendo visto hoje! Isso é muito claro. Como eu disse anteriormente, a mão do Senhor é aparente aqui. Pois, sem Sua mão envolvida, os seguidores de Deus nunca iriam dar um único passo para fora da Igreja caída. Onde não há nenhum passo, não há movimento. E há mais seguramente um movimento do povo de Deus neste dia. Se você tem interesse em fazer parte deste movimento, clique aqui.

ATUALIZAÇÃO:

  • Isaías 10:20-21, E acontecerá naquele dia, que o remanescente de Israel, semelhante aos que escaparam da casa de Jacó, não mais se apoiarão sobre aqueles que os afligiram, mas eles se apoiarão sobre o SENHOR, o Santo de Israel, em verdade. O remanescente retornará, o remanescente de Jacó, para o poderoso Deus.

Isto aconteceu QUATRO VEZES como acabou de ler acima.

  1. Quando os Cristãos escaparam das Sinagogas apostatadas;
  2. Quanto saíram da igreja católica;
  3. Quando saíram das igrejas Protestantes caídas;
  4. Quando saíram da igreja Adventista do Sétimo Dia.

Em tempos modernos, o povo remanescente saiu da igreja Adventista do Sétimo Dia (escapou da casa de Jacó) para estar com o Senhor, e para lapidar esta profecia ainda mais, observe o seguinte:

  • Isaías 11:11, E acontecerá naquele dia, que o Senhor colocará sua mão novamente, uma segunda vez, para resgatar o remanescente de seu povo, o qual sairá da Assíria, e do Egito, e de Patros, e de Cuche, e de Elão, e de Sinar, e de Hamate e das ilhas do mar.

O remanescente foi “recuperador” das igrejas Protestantes a primeira vez quando saíram para se tornar o Remanescente do Sétimo Dia na 9.ª. E em seguida, aconteceu a 2.ª vez quando saíram da igreja Adventista do Sétimo Dia para se tornar um com o Senhor na igreja Remanescente do Sétimo Dia na 11.ª hora.

Apesar do povo Remanescente do Sétimo Dia estar vivo e fazendo o trabalho quando o povo Adventista do Sétimo Dia estar abraçando a apostasia durante o período do dia final de Laodicéia, o povo Remanescente do Sétimo Dia irá eventualmente crescer para um estado de obediência da igreja de Filadélfia em direção à Cristo. Isto é essencial se quisermos ser usados durante o Alto Clamor.

Quando Jesus afirmou que os trabalhadores da 11.ª hora disseram “nenhum homem nos contratou”, podemos ver isso cumprido em como o povo Remanescente do Sétimo Dia não é “reconhecido” pela humanidade. Nós não fomos “contratados”, e nem sequer temos o contrato 501c3 como todos os outros pregadores mundanos. No entanto, temos a verdade que muitos precisam ouvir.


Observação 1: muitos acreditam que Filadélfia terminou em 1844, mas aquela porta que foi aberta para Filadélfia foi a porta do lugar Santíssimo no Céu (Spirit of Prophecy Vol. 4 pág. 268_269). Assim, a experiência de Filadélfia se estende após 22 de outubro de 1844 até que a obra de ministração de Cristo seja encerrada.

Observação 2: Cristo saiu do Movimento Adventista, bem como da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Testemunhos Para a Igreja Vol. 8 pág. 250) por causa da apostasia, assim como Ele saiu da Igreja judaica. (Gênesis 49:10, Mateus 21:43, 23:12 _ 24:2; 27:50, 51). O Espírito Santo pulsa nos corações de seus filhos para sair das igrejas caídas para abraçar Ele e a Sua verdade (Apocalipse 3:15_17; 16:9, 11; 18:1_5).

1. 1MR 372. (Manuscript Releases, Vol. 1)

2. Apo. 12:17

3. Apo. 14:4

4. 5MR 358. (Manuscript Releases, Vol. 5)

5. Mat. 28:20

6. ST 11/23/04. (Signs of the Times)

7. Apo. 2:2,3,6,7

8. Atos 13:46; 17:6; 18:6

9. Apo. 2:9,10

10. Apo. 2:13,17.

11. Apo. 2:24-26

12. Apo. 3:4,5

13. Apo. 7:13-17.

14. Apo. 3:7-13 (ver Observação 1)

15. Apo. 3:14-21

16. Apo. 10:1-11; 14:6-8 (ver Observação 2)

17. Apo. 14:10-12,17; 15:2,3

18. FLB 282. (A Fé Pela Qual Eu Vivo)

19. ED 50. (Educação)

20. TM 117; EV 197. (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos; Evangelismo)

21. 19MR 176. (Manuscript Releases, Vol. 5)

22. TM 265. (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos)

23. Apo. 12:17

24. ST 04/22/89. (Signs of the Times)

25. 3SP 12; DA 589. (The Spirit of Prophecy Vol.3; O Desejado de Todas as Nações)

26. Mat. 20:1-7

27. Apo. 14:4


Artigo em inglês: Seven Churches Four Movements


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

6 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *