O Dízimo – Nosso dever de Cristão

Algumas pessoas do povo remanescente estão tendo problemas em pagar suas contas regulares, das quais nosso Senhor prometeu nos ajudar. Sim, o Senhor prometeu cuidar de nós nesta área, como abordarei um pouco mais tarde, mas somente quando formos fiéis ao nosso dever primeiro. Aqueles de nós que devolvem o dízimo veem que o Senhor realmente nos dá o que precisamos todos os meses, mas nem sempre o que queremos. Ele é verdadeiramente um Pai para Seus filhos a esse respeito, porque muitas vezes queremos aquilo que não é bom para nós, e por amor a nós, Ele impede que essa oração seja respondida. Por exemplo, você pode imaginar todas as provações e tentações pelas quais passamos na vida sendo compiladas junto com ter riquezas maciças com as quais alguns de nós sonham?

  • 1 Timóteo 6:9, “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências tolas e nocivas, que submergem os homens na destruição e perdição”.

Muitas vezes, o Senhor impede riquezas para Seu povo simplesmente porque Ele sabe o que isso pode fazer conosco. Quantos de nós já ouvimos falar dessas pessoas que saíram da pobreza para riqueza ao ganhar na loteria apenas para ver suas vidas completamente destruídas pelo dinheiro? Primeiro, a loteria é jogo de azar, e jogo de azar é de fato um pecado. Como assim você pergunta? Qual é o principal objetivo do jogo? Um rápido aumento não natural de dinheiro sem trabalhar para isso. Pergunte a qualquer jogador e eles lhe dirão que, depois de obter sua primeira “grande vitória”, você ficará viciado em dinheiro por natureza. 

  • 1 Timóteo 6:10: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.
  • Hebreus 13:5: “Sejam as vossas conversas sem cobiça; contentai-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”.
  • Provérbios 13:11: “A riqueza conseguida pela vaidade será diminuída, mas aquele que ajunta pelo trabalho crescerá”.
  • Eclesiastes 5:10: “Aquele que ama a prata não se satisfará com a prata; e nem aquele que ama a abundância com o aumento; isto também é vaidade”.

Quando o diabo os ajuda a ganhar riquezas que o Senhor não planejou para eles, eles caem com força. Foi feito um especial de TV no canal Discovery um tempo atrás, sobre como as pessoas foram destruídas ao ganhar milhões. Isso acabou na TV porque alguns veem isso como um fenômeno estranho. É incrível o que o dinheiro pode fazer na vida de algumas pessoas. Sim, algumas pessoas são ricas pela vontade de Deus, porque Ele precisa delas para ajudar Sua mensagem, usando suas riquezas para fazer isso. Mesmo assim, o que o Senhor declara àqueles que recebem muito neste mundo?

  • 1 Timóteo 6:17: “Encarrega os ricos deste mundo, para que não sejam indiferentes, nem confiem em riquezas incertas, mas no Deus vivo, que nos dá abundantemente todas as coisas para desfrutar”;

Anos atrás, quando vi um daqueles especiais no Discovery, descobri que quase todos os que ganharam na loteria investiram suas fortunas em coisas absolutamente ridículas! Embora os pagamentos da loteria tenham sido fixados em pedra para durar apenas 20 anos se recebidos com o passar do tempo, todos gastaram o dinheiro como se nunca fosse acabar. A solução estava pronta e Satanás havia criado um amor por dinheiro em seus corações. Eles confiaram nas riquezas, em vez de no Deus do céu, e seu ídolo falhou em cada um deles. O que a maioria não percebe é que o Senhor reivindica tudo o que possui, pois é Seu presente para eles, em qualquer medida que Ele declare ser boa para eles.

  • Ageu 2:8: “A prata é minha, e o ouro é meu, diz o SENHOR dos Exércitos”.
  • Salmos 50:10-11: “Pois todo o animal da floresta é meu, e o gado sobre mil colinas. Eu conheço todas as aves dos montes, e os animais selvagens do campo são meus”.
  • A verdade, então, é que o homem realmente não possui nada. Nascemos nus trazendo nada a este mundo, e certamente morreremos sem levar nada também. Jesus disse em:
  • Mateus 25:14: “Porque o reino do céu é como um homem que, ao viajar para uma terra distante, chamou os seus próprios servos, e entregou-lhes os seus bens“.
  • “Que cada um tenha em mente que suas capacidades são somente emprestadas e que por elas Deus o está provando para ver se utilizará esses talentos que lhe foram confiados para honrar a Deus e trabalhar pelo bem de seu irmão e seu vizinho. – Olhando para o alto, página 301

Desde que viemos ao mundo com apenas um ponto de roupa sobre nós, como é que o homem é capaz de ganhar alguma coisa, sem falar no poder de obter riqueza? Tudo tem a ver com a vontade do Pai para cada indivíduo. Pois está escrito,

  • Deuteronômio 8:18, “Mas te lembrarás do SENHOR teu Deus; porque é ele que te dá o poder para obteres riqueza…”
  • “Deus também confia aos homens meios. Dá-lhes a capacidade de ganhar riquezas. Umedece o solo com o orvalho do céu e com a chuva que refresca. Dá à luz do Sol que aquece a terra, despertando para a vida as coisas da natureza e fazendo com que floresçam e produzam fruto. E requer a devolução do que Lhe pertence. O dinheiro não nos foi dado para honrarmos e glorificarmos a nós mesmos. Como mordomos fiéis devemos usá-lo para a honra e glória de Deus”. – Parábolas de Jesus, página 189

Uma vez que é toda a decisão de Deus sobre o quanto recebemos na vida, especialmente porque esse também é o mesmo Deus que nos concede a vida eterna quando tudo é dito e feito, qual deve ser nossa atitude em relação a um Deus como esse?

  • Lucas 10:27: “E, ele respondendo, disse: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com todas as tuas forças, e com toda a tua mente…”.

Além de aceitar a Cristo como Senhor, como é o direito dado por Deus de cada homem, a escolha certa, sábia e o Dom celestial. De que outra forma podemos honrar a Deus e declará-Lo Senhor em nossa vida?

  • Provérbios 3:9: “Honra ao ­SENHOR com os teus bens, e com as primícias de todos os teus ganhos“.

Como o honramos dessa maneira? O que Ele está nos pedindo para fazer aqui?

  • Levítico 27:30: “E todos os dízimos da terra, quer da semente da terra, ou do fruto da árvore são do SENHOR; santas são ao SENHOR“.

De acordo com esta passagem, o Senhor literalmente possui o dízimo antes de dar. Assim como a árvore no meio do jardim, e como qualquer teste que experimentamos na vida, o dízimo também é usado por nosso Pai para ver se faremos à vontade Dele. Ele nos dá tudo o que precisamos na vida para pagar nossas contas, além de algumas bênçãos extras. Sério, olhe em volta em sua própria casa e você encontrará todo tipo de coisas que não podem ser comidas. Então, sim, ele entende que precisamos dos pequenos extras da vida de tempos em tempos.

Como entendemos, de acordo com Levítico, o dízimo é santo para o Senhor. Se não retribuirmos o que Ele nos deu em primeiro lugar como um teste para promover a obra do Evangelho, de que pecado somos culpados?

  • Malaquias 3:8: “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais. Mas vós dizeis: Em que te roubamos? Em dízimos e ofertas“.

Sobre o que o Senhor está falando aqui? Como o roubamos? É quando usamos o dízimo para pagar nossas contas, ajudar amigos em necessidade, comprar um brinquedo pelo qual ansiamos ou simplesmente recusar a devolver o dízimo por completo? Por que Ele considera roubo? Pense nisso. Antes de tudo, nunca foi seu dinheiro para começar, assim como a árvore no Jardim do Éden não foi dada a Adão e Eva. O dízimo foi dado a você apenas para que você o devolvesse. Quando você não faz isso, você rouba a Deus. E se isso não é ruim o suficiente para o Cristão contemplar, talvez a leitura do que Eclesiastes 5:13 diz pode ajudar; que é: “Há um mal doloroso que vi debaixo do sol, a saber, as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano”.

O outro lance da moeda é que há muitas coisas maravilhosas que o Senhor deseja fazer por meio de Seu povo, especialmente nos últimos dias. Mas quando eles se recusam a devolver o dízimo, os ministros chamados a fazer o trabalho ficam aleijados, e o trabalho diminui e até às vezes é interrompido. A verdade é que é por isso que alguns projetos foram impedidos ao longo dos anos neste ministério. Eu oro sobre isso com frequência. Há tanta coisa que poderíamos estar fazendo agora, mas simplesmente não podemos nos dar ao luxo de fazer isso. Louvo e agradeço ao Senhor por aqueles que devolvem fielmente o dízimo. Realizamos muita coisa com o que vocês enviam, porque o Senhor nos ensinou a ser sábios mordomos do nosso dinheiro. Aqueles que devolvem o dízimo irão e estão sendo abençoados por isso. Se não fosse o povo de Deus sendo fiel à voz do Senhor, não teríamos essa capacidade de nos encontrar on-line todos os Sábados, muito menos em manter o site funcionando. Então, novamente, agradeço por serem fiéis à voz de seu Pai sobre isso. Mas o único elogio verdadeiro é para o Pai, que dá essas bênçãos para compartilhar em primeiro lugar. Como todos sabem, nunca peço dinheiro em um púlpito. Mas isso significa aqueles que, se você é abençoado pelo trabalho realizado por este ministério regularmente, são livres para não devolver o dízimo. Se o que é compartilhado aqui o abençoa, não seria prudente devolver o dízimo a este ministério para garantir que outras pessoas recebam a mesma bênção que você recebe? Foi assim que a igreja conseguiu espalhar a mensagem há 2000 anos. É assim que se espalha hoje.

O incrível aqui é que muitos procuram uma maneira de fazer a obra de Deus em suas vidas e não podem ensinar ou pregar. O dízimo é uma bênção para todos os envolvidos. Mesmo que você não seja chamado para pregar ou ensinar, ainda pode fazer o trabalho do Senhor ao devolver o dízimo aos que são chamados para ensinar e pregar. No entanto, se você se recusar a fazer o que o Senhor guia, você literalmente rouba a Ele do que é por direito Dele, e o que Ele quer que seja feito é atrasado por sua desobediência.

Para quem o dízimo pode ser enviado? De acordo com a Palavra deste Deus que adoramos, o dízimo deve ser usado de uma maneira muito específica.

  • Hebreus 7:1-2: “Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que encontrou Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou, a quem também Abraão deu a décima parte de tudo; sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, Rei de justiça, e depois disso também Rei de Salém, que é Rei de paz;”

O Espírito de Profecia confirma isso?

  • “Desde os primitivos tempos o Senhor reivindicava como Seu o dízimo; e tal reivindicação era reconhecida e honrada. Abraão pagou dízimos a Melquisedeque, sacerdote do altíssimo Deus”. -Patriarcas e Profetas, página 386

Observe também isso…

“Cristo é da ordem de Melquisedeque, e Cristo é nosso Sumo Sacerdote hoje. Sendo esse o caso, está escrito que “Abraão pagou um dízimo fiel a Melquisedeque; (Gên. 14:17-20) e Jacó prometeu pagar o dízimo de tudo, mesmo que recebesse apenas comida e roupas. (Gên. 28:20-22) Aqueles que pertencem à grande família de fé e são filhos de Abraão, “farão as obras de Abraão”. (João 8:39) Eles pagarão um dízimo fiel pelo apoio daqueles que, como os sacerdotes levíticos, dão suas vidas pelo progresso do reino de Cristo na terra. Assim como o sacerdote viveu “das coisas do templo,… assim o Senhor ordenou que os que pregam o evangelho vivam do evangelho”. (1 Cor 9:9-14)” – A cruz e sua sombra

Alguns se perguntam se esse sacerdócio ainda é válido hoje. Em Hebreus 6:20 é dito que, “…Jesus, (foi) feito sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque

Se Abraão pagou o dízimo à ordem de Melquisedeque, e Jesus, que é de fato nosso sumo sacerdote da mesma ordem, devemos seguir a liderança de Abraão aqui?

  • Gálatas 3:29: “E se sois de Cristo, então sois a semente de Abraão, herdeiros segundo a promessa”.

Jesus confirma o que Paulo prega aqui em ser verdade?

  • João 8:39, “Eles responderam e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão“.

Melhor ainda, enquanto Jesus andava entre nós há 2000 anos, ele aprovou o sistema de dízimos daquela época?

  • Mateus 23:23, “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque pagam o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido as questões importantes da lei, juízo, misericórdia e fé; essas coisas devíeis ter feito, e não deixar as outras por fazer“.

Ele reconheceu que estavam fazendo o certo pagando o dízimo e, ao mesmo tempo, repreendeu-os por ignorar outros aspectos de seu dever. O que Paulo diz sobre aqueles que fizeram a obra do Senhor no templo do Antigo Testamento?

  • 1 Coríntios 9:13, “Não sabeis vós que os que ministram as coisas santas vivem das coisas do templo? E que os que esperam no altar são participantes do altar?”

O dízimo deve ser dado ao ministro ou pastor que você sente que é abençoado por fazer a obra do Senhor como sua única obra na Terra. Em outras palavras, quando se fala de ministros que se qualificam para receber o dízimo, isso se aplica apenas àqueles que trabalham em tempo integral no ministério, e com razão, conforme está escrito em 1 Coríntios 9:14: “Assim também ordenou o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho“.

O dízimo é a norma desde o primeiro dia. Observe o que diz aqui.

  • Deuteronômio 18:1-2, Os sacerdotes, os levitas, e toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; comerão das ofertas queimadas ao SENHOR e da sua herança. Por isso não terão herança entre seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como disse a eles.  

Em outras palavras, a porção da qual os levitas dependiam apenas para sobreviver era o que o povo trouxe para o sacrifício. É por isso que eles nunca receberam suas próprias terras como as outras tribos. O Senhor estabeleceu essa maneira de testar a obediência do povo e a fé dos líderes. Assim como o dízimo de hoje; se as pessoas não devolvem o dízimo, o pregador em período integral simplesmente não come. E assim, na realidade, como fizeram no Antigo Testamento, eles ainda fazem isso no Novo. Jesus disse em…

  • Mateus 22:21, “…Dai, portanto, a César as coisas que são de César, e a Deus as coisas que são de Deus“.

Como sabemos, a Palavra diz que o dízimo é santo para o Senhor. Isso significa que devemos obedecer e render a Deus aquilo que é dele.

Paulo também confirma anos depois que é dever do cristão do Novo Testamento dar meios carnais aos ministros que foram ordenados para lhes dar as coisas espirituais de que precisavam.

  • 1 Coríntios 9:11, “Se nós semeamos para vós coisas espirituais, será muito colher de vós as coisas carnais?”
  • Romanos 15:27, “…Porque, se os gentios foram feitos participantes das suas coisas espirituais, também é seu dever ministrar-lhes as coisas carnais”.

Observe também o que diz em Filipenses 4:17. Ao falar sobre o dízimo, Paulo diz que “Não que deseje dádivas, mas desejo o fruto que aumente a vossa conta“. Em outras palavras, ele não precisava do dinheiro deles. Mas ele precisava ver o fruto da obediência para cumprir o dever que Deus lhes dava com o dízimo. Paulo não exigiu o dízimo para sua necessidade. Era simplesmente uma maneira de verificar os frutos Cristãos.

Como aprendemos anteriormente, a principal razão pela qual os gentios deviam devolver o dízimo de seus meios carnais aos ministros é porque 1 Coríntios 9:14 disse: “…Assim também ordenou o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho“. Em outras palavras, se o povo não devolvesse o dízimo, os ministros teriam que conseguir empregos seculares e, portanto, seriam incapazes de dedicar todo o seu tempo a fazer a obra de Deus. Seus estudos seriam menos frequentes, seu conhecimento da vontade de Deus enfraqueceria, seus sermões seriam menos abençoados e as pessoas sofreriam por isso. Incrível, não é? Quando as pessoas se recusam a devolver o dízimo, ELAS são as que sofrem espiritualmente por isso. É por isso que vemos hoje um movimento de muitos falsos mestres que declaram que o dízimo foi abolido na cruz. Vi até alguns pregadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia ensinando essa mentira recentemente.

Alguns que se recusam a devolver o dízimo ignoram todas as referências do Novo Testamento aqui e alguns até afirmam que o dízimo foi somente como nos dias de Abraão, quando ele deu seus rebanhos e campos. Eles afirmam que em nenhum lugar da Bíblia, no Antigo ou no Novo Testamento, encontraremos pessoas com dízimos em dinheiro. No entanto, observe o que Jesus diz sobre um fariseu que está em oração ao mesmo tempo em que um publicano está em oração. Como sabemos, o fariseu se orgulha de seus bons frutos por não ser um extorquidor, injusto, adúltero ou até mesmo como o publicano que não pode sequer olhar para o céu enquanto ora. Depois de se exaltar e insultar o publicano, ele diz em Lucas 18:12: “Eu jejuo duas vezes na semana, dou os dízimos de tudo quanto eu possuo”.

Agora, como sabemos, todos os fariseus estavam preocupados com o dinheiro. Como Judas, que carregava a bolsa de dinheiro, eles tinham dinheiro o tempo todo. É por isso que Jesus pediu que eles lhe lançassem uma moeda para ilustrar o que ele fez em Mateus 22:21. E o fato de o homem por trás do fariseu ser de fato um publicano, ou como hoje os chamamos, coletor de impostos. Ou o fato de os fariseus terem 30 moedas de prata para dar a Judas, que traiu nosso Senhor? Não, aqueles que afirmam que nunca houve dízimo em dinheiro estão simplesmente mentindo para se apegar ao seu próprio dinheiro.

Agora, o que estou prestes a compartilhar é para aqueles entre o povo remanescente que estão tendo dificuldades financeiras e que não devolvem o dízimo. Como sugerido aqui, há uma razão pela qual você não consegue sobreviver. Eu sei, eu também costumava ter esses problemas financeiros. Cerca de 20 anos atrás, fui convencido a devolver o dízimo. Mas, tendo em vista que tenho feito o trabalho há anos, juntamente com um trabalho das 9 às 17h, presumi que poderia devolver o dízimo ao meu próprio ministério. O problema foi que, quando fiz isso, ainda estava enfrentando dificuldades financeiras, até que um dia percebi que o dízimo era uma separação completa de meu dinheiro e de mim. Se eu me beneficiar de alguma forma, mesmo que isso signifique eu comprar panfletos para distribuir, não seria abençoado. Depois que comecei a enviar o dízimo a outros ministros nos quais eu confiava como pregadores da verdade presente, o Senhor nos abençoou de maneiras que não consigo expressar em palavras. Não, não me tornei milionário, nem ganhei mais dinheiro depois do dízimo, e minhas contas não desapareceram repentinamente.  O que eu vi Ele fazer foi isso. Antes de pagar o dízimo corretamente, eu não conseguia pagar minhas contas com 100% do meu dinheiro todos os meses. Eu estava sempre atrasado nas minhas contas. Desde que comecei a devolver o dízimo corretamente, não apenas fui capaz de pagar todas as minhas contas em dia, apesar de fazer isso com menos 10% e uma quantia secreta a menos para as ofertas de gratidão, descobri que todo mês tinha dinheiro sobrando no final do mês para abençoar minha família. Não sei como o Senhor fez isso, mas basta dizer que o carro não parecia mais quebrar, a geladeira ficou mais suave e outras despesas inesperadas pareciam muito menos numerosas ao longo do mês. Finalmente me ocorreu um dia que o Senhor estava realmente protegendo nossas finanças exatamente como prometeu! E tudo foi feito apenas porque começamos a devolver o dízimo corretamente!

Você está ciente de que este é um daqueles momentos nas Escrituras em que o Senhor diz que não há problema em testá-Lo?

  • Malaquias 3:10: Trazei todos os dízimos para o armazém, para que haja alimento na minha casa, e provai-me agora com isto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e derramar sobre vós uma bênção, que não haverá espaço suficiente para recebê-la“.

Uma das coisas surpreendentes sobre o dízimo é que é uma maneira de ver a mão de Deus se mover. É por isso que o diabo tenta as pessoas a não devolver o dízimo. Fazer isso faz com que a Palavra de Deus se torne muito real em suas vidas. Quando vi como o Senhor abençoava nossas finanças, me levou a dar alguns passos para trás. Fiquei muito surpreso para dizer o mínimo. No começo, eu vi isso como um sinal incrível de que Ele estava envolvido na minha vida de uma maneira muito pessoal. E então repousou a convicção de que eu estava de fato roubando a Deus quando retinha o dízimo.

Todos sabemos como despesas inesperadas surgem de vez em quando. Esses são, obviamente, testes do Senhor para ver se continuaremos fiéis ao dízimo. Enquanto, ao mesmo tempo, avisos para aqueles de nós que se recusam a seguir Sua vontade completamente. Se fizermos o que Ele ordena em Sua Palavra, Ele impedirá que Satanás gaste todo o nosso dinheiro suado em despesas inesperadas!

  • Malaquias 3:11: “E eu vou repreender o devorador por causa de vós, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem irá a vossa videira lançar o seu fruto no campo antes do tempo, diz o SENHOR dos Exércitos”.

A propósito, quando emergências financeiras inesperadas surgem, e o único dinheiro extra que você tem em mãos é o dízimo, não há pecado em usá-lo para pagar a emergência, desde que você substitua o dinheiro o mais rápido possível. Só porque você teve uma emergência, não significa que você não precisa devolver o dízimo. Você ainda deve esse dinheiro ao Senhor. Este também é um teste para ver o que você fará no seu próximo intervalo de dízimos. O motivo é que agora você terá que devolver o dobro no mês seguinte e pode ser tentado a não devolver.

Lembro-me de anos atrás, isso aconteceu comigo quando não consegui devolver o dízimo em um mês devido a uma despesa inesperada. Às vezes, no final do mês, eu era tentado a não enviar o dízimo porque valia quatro semanas e, quando tive que enviar o dízimo que valia dois meses, o inimigo me tentou novamente. O inimigo das almas terá a chance de tentá-lo, fazendo você se concentrar em quanto dinheiro está realmente devolvendo. Especialmente quando é muito mais do que você está acostumado a devolver, ainda que seja o que você deve. Se você é fiel ao Senhor, Ele fará o que prometeu, e tudo ficará bem.

  • Lucas 6:38, “Dai, e vos será dado, boa medida, prensada, sacudida e transbordante, os homens vos darão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes vos medirão novamente“.

Tanto eu quanto minha esposa, como muitos de vocês sem dúvida testemunharam, quando devolvemos ao Senhor os dízimos, Ele nos abençoa conforme prometido. E quando damos ofertas de gratidão, Ele nos abençoa da maneira que damos aqui também. Mas aqui tudo é baseado em como damos. O dízimo é exatamente 10%, escrito em pedra. As ofertas de gratidão são baseadas no seu coração. Se somos generosos em nossas ofertas de amor, o Senhor é generoso nas bênçãos. Se formos mesquinhos, nossa bênção também será pequena. Porque Ele disse claramente nessa passagem, que Ele baseia nossas bênçãos em como abençoamos os outros. As ofertas de gratidão podem ser usadas para muitas coisas, e não apenas para os ministros. Há muitas coisas pelas quais as ofertas de gratidão podem ser usadas. Um exemplo rápido é que pode ser usado para os pobres.

  • 2 Coríntios 9:6: “Mas digo isto: O que semeia com moderação, também colherá com moderação; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará“.
  • 1 João 3:17, “Porém, quem tiver os bens do mundo, e ao ver o seu irmão necessitado, fechar-lhe o seu coração, como habitará nele o amor de Deus?”
  • “Irmãos, não deixem a responsabilidade de seus pobres sobre as pessoas e instituições de Battle Creek, mas assumam nobremente a obra e realizem o seu dever. Renunciem algumas coisas em suas casas ou em seu vestuário, e coloquem de lado em algum lugar seguro uma importância para os pobres necessitados. Que os seus dízimos e ofertas de gratidão a Deus não sejam de menos, mas em excesso”. –  Testemunhos para a Igreja, vol. 4, p. 511   

Alguns pensam que não há problema em enviar o dízimo aos pobres. Mas, como acabamos de aprender, isso não deve ser feito. As ofertas de gratidão podem ser dadas a eles, mas nunca o dízimo. De fato, o Espírito de Profecia confirma isso.

  • “O dízimo é reservado para um uso especial. Não deve ser considerado como um fundo para os pobres. Deve ser especialmente dedicado ao apoio daqueles que levam a mensagem de Deus ao mundo, e não deve ser desviado desse propósito“. – Review and Herald, vol. 3, p. 418 col 2, 1 de dez. 1896  
  • “…aqueles que estão oficiando neste trabalho veem que não há dinheiro no tesouro para pagar ao ministro. Eles estão retirando o dízimo para outras despesas, – para… alguma instituição de caridade. Deus não é glorificado em nenhum desses trabalhos. Temos que levantar a voz contra este tipo de gestão”. – Manuscrito 17, 14 de março de 1897 (Série A #10, p. 19):   
  • Examine cada um regularmente sua renda, a qual é toda uma bênção de Deus, e coloque de parte o dízimo como um fundo separado, para ser sagradamente do Senhor. Esse fundo não deve em caso algum ser empregado em qualquer outro fim; unicamente para sustento do ministério evangélico. Depois de separado o dízimo, sejam tirados donativos e ofertas, segundo “a prosperidade” que Deus lhe deu”. — Review and Herald, 9 de maio de 1893.   {Conselhos sobre a Escola Sabatina 129.2}

Nós podemos, e devemos ajudar os pobres, sim. Mas não aleijando a obra do Senhor. Também não devemos oferecer ofertas de gratidão a ponto de prejudicar a nós mesmos. É por isso que a irmã White está citando, 1 Coríntios 16: 2, em que Paulo, ao falar em ajudar os pobres em Jerusalém que aqueles que dão devem dar apenas “segundo Deus lhes deu“.

Todos nós recebemos meios para abençoar nosso próximo. Devemos fazer isso quantas vezes o Senhor permitir. Mas o dízimo, isso é algo que ele ordena a Seu povo que seja dado a cada ganho. Se realmente estivermos nos esforçando para alcançar essa perfeição, isso será observado em nossa obediência a nosso Deus.

Uma última coisa. Observe o seguinte:

  • Hebreus 7: 1,2,9, “Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que encontrou Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou, a quem também Abraão deu a décima parte de tudo; sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, Rei de justiça, e depois disso também Rei de Salém, que é Rei de paz. E, assim como digo, Levi também, que recebe dízimos, pagou-os por meio de Abraão,” 
  • Hebreus 7: 21-24, “(Porque aqueles foram feitos sacerdotes sem juramento, mas este com um juramento daquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és um sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque). Portanto, Jesus foi feito fiador de um testamento superior. E eles realmente eram muitos sacerdotes, porque não podiam permanecer, porque a morte os impedia. Mas este homem, porque permanece para sempre, possui um sacerdócio eterno”.   

Visto que sabemos que Abraão devolveu o dízimo para Melquisedeque e conhecemos a ordem de Melquisedeque em que Jesus se tornou nosso Sumo Sacerdote, essa ordem é IMUTÁVEL. E assim, aqueles que declaram que você não precisa mais devolver o dízimo declaram que o sacerdócio eterno de Jesus Cristo é uma mentira.

Se você realmente deseja todas as bênçãos que o Senhor tem a oferecer. Se você realmente quer fazer parte da banda de Gideão. Se você realmente deseja ver seu Pai no Céu sorrir. Então devemos seguir a liderança de nosso Senhor nisso. Em João 5:30 Jesus, nosso exemplo perfeito disse: “…não busco a minha própria vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.”

UMA ÚLTIMA COISA:

  • Malaquias 3:7-8, Desde os dias de vossos pais vos tendes desviado das minhas ordenanças, e não as tendes guardado. Retornai para mim, e eu retornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de retornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais. Mas vós dizeis: Em que te roubamos? Em dízimos e ofertas.   

Alguns afirmam que o verso 7 confirma o retorno dos dias de festa (ordenanças) pois o nosso dia é legítimo; mas eles ignoram o próximo versículo (#8), em que não é dito que são os dias de festa que precisam retornar, mas os dízimos e ofertas.

Se o versículo anterior (7) tratava das ordenanças dos dias de festa, por que não há menção a eles neste versículo em que ele responde à pergunta sobre como eles precisam retornar ao Senhor?

E assim, não apenas esta passagem mostra que não se trata de dias de festa, mas também mostra que o dízimo ainda é válido. Até hoje, as pessoas pensam que essa passagem fala de hoje, mas para evitar ter que devolver o dízimo, elas a misturam para fazer parecer que é nos dias de festa que retornamos ao Senhor.

“Se você pecou, ​​retendo de Deus os seus próprios dízimos e ofertas, confesse sua culpa a Deus e à igreja e preste atenção à injunção que lhe foi dada: “Trazei todos os dízimos para o armazém” [Malaquias 3:10] – Carta 16g, 1892.

Se você sentir pelo Senhor que deve devolver o dízimo para este ministério: clique aqui


Artigo em inglês: The Tithe Our Christian Duty


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *