A Mensagem de Elias

O que eu acredito que precisamos fazer como uma família da igreja é revisar uma série de sermões que foi atrevidamente rejeitada pela igreja adventista em 1888, que fez com que o Alto Clamor fosse pausado até nossos dias, quando o povo remanescente obediente estará de pé em obediência a Jesus Cristo. Ao repassá-lo recentemente, perguntei-me se o Senhor gostaria que estudássemos isso. O inimigo das almas colocou dúvidas em minha mente sobre iniciar esta série de estudos para quando nos reunimos online todos os Sábados. Mas o Senhor me levou a olhar as fotos de um celular antigo esta manhã, como raramente faço. A segunda foto no telefone era uma captura de tela de Review and Herald, 3 de setembro de 1889 par. 12 e 13.

Isto é o que eu encontrei…

“O pensamento de que a justiça de Cristo é imputada a nós, não por algum mérito de nossa parte, mas como um dom gratuito de Deus, parecia um pensamento precioso. O inimigo do homem e de Deus não deseja que esta verdade seja claramente apresentada; pois ele sabe que se o povo a receber plenamente, o poder dele será quebrado. Se ele puder controlar as mentes de modo que a dúvida, a incredulidade e as trevas componham a experiência daqueles que afirmam ser filhos de Deus, poderá vencê-los com a tentação. Essa fé simples que leva Deus em sua palavra deve ser encorajada. O povo de Deus deve ter aquela fé que se apoderará do poder divino; “porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isso não vem de vocês: é dom de Deus”. Nem todos receberão a luz, abandonarão seus pecados e crerão nas palavras da vida eterna e, sem recuar, seguirão de uma verdade para outra, até serem guiados em toda a verdade. Aqueles que crêem que Deus por amor de Cristo perdoou seus pecados não devem, por meio da tentação, deixar de lutar o bom combate da fé. Sua fé deve se fortalecer até que sua vida cristã, bem como suas palavras, declarem: “O sangue de Jesus Cristo me purifica de todo pecado”. {RH, 3 de setembro de 1889 par. 12,13}

O que foi recusado pelos líderes adventistas em 1888 está prestes a abençoar cada Cristão obediente no movimento obediente dos remanescentes do sétimo dia deste dia em diante. Estamos tão perto do retorno de Cristo agora que estudar essas coisas é extremamente importante e como você está prestes a aprender, isso foi profetizado para acontecer.

Como muitos de vocês devem estar cientes, dois homens foram chamados para declarar uma mensagem do próprio Espírito Santo em uma grande reunião da Associação Geral em 1888. Eles apresentaram a verdade como lhes foi dada por Deus, mas os líderes na igreja a rejeitou. A irmã White declarou o seguinte sobre esta decisão mortal dos líderes adventistas naquela época.

“A indisposição de ceder opiniões preconcebidas, e de aceitar esta verdade, estava à base de grande parte da oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor através dos irmãos [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Promovendo aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecoste. Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória, e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo”. ME1 pág. 235.

Você se lembra do que Jesus disse em Mateus 9:37-38? Ele disse: “…A seara verdadeiramente é grande, mas poucos são os trabalhadores. (38) Orai, pois, ao Senhor da seara, que envie trabalhadores para a sua seara”.

O Senhor sempre enviou Seu povo adiante e sim, nós O vimos fazer isso conosco muitas vezes ao longo dos anos. E está prestes a ficar ainda melhor. Agora observem isto meus irmãos e irmãs. Sim, está escrito para ministros, mas todos nós temos um chamado agora, pois a Grande Comissão de Cristo é para todos os Seus filhos obedientes.

A palavra do Senhor veio a Elias. Ele não pretendia ser o mensageiro do Senhor, mas a palavra chegou até ele. Deus sempre tem homens a quem Ele confia Sua mensagem. Seu Espírito toca-lhes o coração e os constrange a falar. Movidos por santo zelo e com o poderoso impulso divino neles, saem a cumprir seu dever sem calcular friamente as consequências de falar ao povo a palavra que o Senhor lhes deu. Mas o servo de Deus é de pronto cientificado de que tem de arriscar algo. Ele se põe a descoberto e a sua mensagem é objeto de crítica. Seus modos, vida, seus bens, tudo é inspecionado e comentado. A mensagem que traz é severamente criticada e rejeitada da maneira mais intolerante e profana, como só os homens em seu finito juízo são capazes de fazer. Tem tal mensagem feito a obra que Deus lhe designou executar? Não, ela falhou marcadamente porque o coração dos homens não estava santificado. {5T pág. 299}

Se a face do pastor não for posta como um seixo, se não ele possui fé indômita e coragem, se seu coração não está fortalecido pela constante comunhão com Deus, ele começará a moldar seu testemunho para agradar os corações e ouvidos não consagrados daqueles a quem se dirige. Esforçando-se para evitar as críticas às quais está exposto, separa-se de Deus e perde o senso do favor divino. Seu testemunho se torna insípido e sem vida. Ele acaba por perceber que sua coragem e fé se foram, e seus trabalhos se tornaram ineficazes. O mundo está cheio de indivíduos aduladores e dissimulados, que desejam agradar. Mas os homens fiéis, que não buscam os próprios interesses, os que amam denodadamente seu irmãos, a ponto de sofrer pelo pecado deles, esses são realmente poucos. {5T pág. 299, 300}

Conforme profetizado, nós, o povo remanescente, temos a mesma mensagem de João Batista, que é chamada de mensagem de Elias, que alguns também se referem a ela como saindo no Espírito de Elias.

Assim como João advertiu o povo a estar pronto para a vinda do Senhor ao batizá-lo, assim iremos preparar o povo para a vinda do Senhor. E a coisa surpreendente é que, devido aos líderes adventistas da IASD fazendo como a profecia disse que a igreja da 9ª hora faria em Apocalipse 12:17, bem como em Mateus 20:1-7, nós, os filhos dos pioneiros obedientes, voltamos nossos corações para sua mensagem exatamente como a profecia disse que faríamos. O que quero dizer é, observe esta declaração profética do profeta Malaquias.

Malaquias 4:5-6, Eis que eu vos enviarei Elias, o profeta, antes da vinda do grande e terrível dia do SENHOR; (6) e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com uma maldição. 

Lucas 1:17, E irá adiante dele no espírito e no poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os desobedientes à prudência dos justos; tornar pronto um povo preparado para o Senhor.

Após a grande decepção de 1844, bem como a rejeição da mensagem do Espírito Santo em 1888, os pioneiros, ou “pais”, como são chamados na profecia, os pais fizeram os estudos e compilaram a verdade como lhes foi dada, em estudo, bem como em visão da irmã White, para que nós, os filhos dos pais, pudéssemos assumir a tarefa de prosseguir com ela. E sim, é por isso que os trabalhadores ficaram zangados em Mateus 20 quando viram os trabalhadores da 11ª hora recebendo o mesmo pagamento que recebiam, embora fizessem a maior parte do trabalho durante todo o dia. Isso é exatamente o que vemos acontecer no registro histórico. Os corruptos líderes adventistas continuam a sujar o trabalho, bem como reivindicar o trabalho dos pioneiros como seus, mas eles não são abençoados por Deus para participar da Chuva Serôdia mais do que aqueles que rejeitaram a mensagem em 1888.

E, a propósito, como sabemos, os líderes adventistas da IASD mudaram os escritos do Espírito de Profecia como pode ser visto aqui e aqui e até levaram a maioria de suas igrejas a usar Bíblias NVI para manter o aviso final oculto, bem como sua liderança corrompida intacta. Mas a irmã White não apenas sabia o que eles estavam fazendo o tempo todo, ela profetizou que seus livros originais ressurgiriam bem a tempo…

A irmã White afirmou claramente que, “Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra neste últimos cinquenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organizaçãoEscrever-se-iam livros de ordem diferente”. -ME1 página 205.

“O testemunho de Jesus”, disse o anjo a João, “é o espírito de profecia”; Ap. 19:10. É a guarda dos mandamentos de Deus, e o reconhecimento do reavivamento do espírito de profecia pelo remanescente da igreja, ou os cristãos da última geração, que desperta a ira do Dragão”. -Espírito de Profecia volume 1 página 11 (Veja todo o Espírito de Profecia volume 1 não editado aqui).

Por que ela colocou ênfase no remanescente da igreja aqui? Observe a profecia de Apocalipse 12:17 que fala especificamente de nossos dias quando diz que “o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente de sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”.

O bom senso dita que o dragão só está zangado com a mulher em Apocalipse 12:17 por causa dos problemas que ela causou na hora 9.ª, mas agora ele faz guerra conosco, os remanescentes de sua semente.

Agora, se você prestou atenção neste estudo, veja esta declaração profética feita por João em Apocalipse. E observe o momento desta profecia.

Apocalipse 14:12-15, Aqui está a paciência dos santos; aqui estão aqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus (Os anjos 1, 2 e 3 só foram compartilhados nos versos 6-11 deste capítulo). (13) E eu ouvi uma voz do céu, me dizendo: Escreve: Abençoados são os mortos que doravante morrem no Senhor: Sim, diz o Espírito, para que eles possam descansar dos seus trabalhos, e as suas obras seguem com eles. (14) E eu olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, tendo sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice afiada. (15) E outro anjo saiu do templo, gritando em alta voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e ceifa; porque chegou a tua hora de ceifar, porque a colheita da terra está madura.

Isso, claro, fala dos Patriarcas e Profetas de antigamente em como suas obras os seguiram através dos 66 livros da Bíblia, bem como os obedientes pioneiros adventistas da 9.ª hora que estão dormindo em seus túmulos agora, onde suas obras os seguem em como nós na 11.ª hora somos abençoados com os testemunhos para obter mais luz sobre a verdade presente devido aos seus estudos que os seguem mesmo depois de mortos.

Esta é “a mensagem de Elias” de João Batista que o povo obediente de Deus nos últimos dias repetirá a qual, como também profetizado, pegarem dos pais que a estudaram para eles há muito tempo, conforme Malaquias 4:5,6 já disse há pouco.

Em outras palavras, assim como João Batista ecoou o que os patriarcas e profetas do passado colocaram na Palavra de Deus para preparar as almas para a primeira vinda de Cristo há 2000 anos, os santos obedientes da 11.ª hora de hoje no movimento final devem ir adiante ecoando o que os pioneiros da 9.ª hora já estudaram e colocaram nos livros do Espírito de Profecia que revelam mais luz das Escrituras.

Novamente, Lucas 1:17 disse que, “…irá adiante dele no espírito e no poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os desobedientes à prudência dos justos; tornar pronto um povo preparado para o Senhor”.

O trabalho que os pioneiros da 9.ª hora (pais) fizeram agora pode ser usado por nós (filhos) para seguir em frente. E, novamente, é por isso que a igreja adventista moderna mudou livros do Espírito de Profecia para tentar esconder a mensagem. Louvado seja Deus, eles falharam!

Agora, voltando à igreja adventista rejeitando a mensagem de Cristo e Sua justiça em 1888, a irmã White declarou o seguinte da Austrália, em que a Conferência Geral americana não tinha poder para apagar. E eu tenho certeza que se eles pudessem eles teriam deletado esta declaração dela.

“Vi também que se você tivesse aceitado a mensagem deles, estaríamos no reino em dois anos a partir dessa data (1888). Mas agora, temos que voltar ao deserto… Boletim da Associação Geral, 9 de maio de 1892 (Melbourne, Austrália)

E assim, a profecia de Malaquias está se cumprindo bem diante de nossos olhos. Nós, os filhos, estamos voltando nossos corações para o trabalho dos pais. E já que eles rejeitaram aquela série de sermões naquela época, isso significa que foi escrito para nós. Porque, como também sabemos, Malaquias profetizou sobre tudo isso antes que o sermão fosse escrito.

Portanto, creio que se repassarmos a série de sermões nestes últimos dias, a verdade contida neles trará o povo de Deus de volta ao caminho iluminado da perfeita vontade de nosso Pai Celestial para estar pronto para ser usado pelo Senhor no Alto Clamor quando Ele nos abençoar com a Chuva Serôdia.

À medida que passamos por esta série de sermões rejeitados pelos líderes adventistas apóstatas em 1888, oro para que o Espírito Santo nos abençoe com luz adicional para nossos dias, pois tenho certeza de que as Escrituras adicionais, bem como o Espírito de Profecia, serão unidos nesta abençoada série de sermões devido ao fato de que não apenas precisamos de muito mais luz para ver melhor o caminho nestes dias muito sombrios, muitos eventos proféticos que ainda não foram cumpridos nos dias em que esta série de sermões foi apresentada, foram cumpridos em nossos dias. Isso não apenas dará credibilidade adicional à mensagem apresentada por EJ Waggoner, mas também nos permitirá ver como o Espírito Santo estava envolvido nessa mensagem naquela época; e como prometido estará envolvido em nossos dias para que, quando o tempo for perfeito, a prometida Chuva Serôdia esteja sobre nós não apenas para apresentar melhor a mensagem final a todos, mas também para ter uma visão muito mais clara da tarefa em mãos há muito tempo profetizada.

E sim, algumas áreas desta série de sermões podem ser difíceis de entender para alguns, pois esta mensagem foi originalmente planejada como uma apresentação aos líderes ordenados da igreja adventista. Sendo esse o caso, farei o meu melhor para explicar as áreas mais difíceis com os Testemunhos das Escrituras e do Espírito de Profecia, conforme necessário. Eu acredito que aqueles de nós que desejam um andar muito mais próximo com Cristo encontrarão nesta hora de estudo para os próximos meses um meio poderoso para ver Cristo e Sua justiça glorificados.

O fato de ter sido profetizado que nós, filhos, voltaríamos nossos corações para a obra dos pais mostra que teremos tudo o que precisamos da Escritura e do Espírito de Profecia para não apenas encontrarmos um caminhar mais próximo de Jesus, uma visão mais clara de qual é a Sua vontade para cada um de nós. Não é por engano que você está lendo isso hoje, e não é por engano que esta mensagem foi rejeitada para se tornar uma bênção para todos nós nos próximos dias.


Artigo em inglês: https://nicholaspogm.blog/2022/03/04/the-elijah-message/


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *