Estabelecemos a Lei

Estabelecemos a LEI

Recentemente, enquanto eu estava estudando, o Senhor me deu algo que eu oro para que seja uma bênção para todo o povo de Deus que tem Sua Lei em seus corações. Hoje, gostaria de compartilhar o que Ele compartilhou com vocês, meus irmãos e irmãs. Por favor, abram suas Bíblias em Romanos, capítulo 3. Tudo o que Paulo declara aqui é algo que até mesmo um bebê em Cristo pode ver.

Romanos 3:1-31, (1) Que vantagem então tem o judeu? Ou que proveito  na circuncisão?

Este versículo é melhor compreendido lendo os dois últimos versículos do capítulo anterior. E então vamos fazer isso. Diz em Romanos 2:28-29, “Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é esta circuncisão, que é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e a circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não é de homens, mas de Deus.”

À medida que continuamos, e até o versículo 8 deste capítulo, testemunharemos a fidelidade de nosso Deus à Sua Palavra escrita e à Sua lei.

O que Paulo quer dizer aqui é que ser judeu não garante a nenhum deles a vida eterna no céu. Os judeus, como qualquer outra pessoa, precisam fazer a vontade de Deus para ganhar o Céu. Pois não está escrito em Atos 10:34 que nosso “Deus não faz acepção de pessoas”: E assim, como toda pessoa ao longo do tempo, a obediência é a chave.

Só porque eles foram o povo “escolhido” e ordenados para pregar os Oráculos de Deus em uma época, não significa que eles podem ignorar Sua vontade e pecar abertamente pensando que ainda manterão sua ordenação ou até mesmo ganharão o Céu. Eles podem e perderam a sua salvação ao ignorarem a vontade de Deus e a Sua Palavra até o ponto de negarem o Messias que estava por vir. Eu tenho uma página intitulada “Quem é Israel”, onde mostro muitos versículos do Antigo e do Novo Testamento que provam que o título “Israel” foi removido dos judeus e colocado nos cristãos remanescentes obedientes de hoje.

Conforme profetizado, os Adventistas do Sétimo Dia e os católicos de hoje têm exatamente a mesma mentalidade dos judeus apóstatas de antigamente, onde acreditam que permanecer na igreja lhes garante a salvação. Essa afirmação por si só prova que eles não são salvos de forma alguma. Pois só Jesus pode salvar. O único dever da igreja é obedecer. Não pode salvar ninguém! (PROVA EM VÍDEO de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia ecoa a Igreja Católica Romana sobre isso quase palavra por palavra.)

(2) Muita, sob todos os aspectos: Principalmente, porque, foram-lhes confiados os oráculos de Deus. 

O que Paulo quer dizer aqui é que os judeus foram ordenados para pregar a verdade; mas em vez disso eles se recusaram a pregar isso ao mundo. Eles mantiveram isso em segredo por muito tempo e então o Senhor procurou os gentios para fazer isso. Na verdade, quando os judeus começaram a falar contra a verdade como está escrita, Atos 13:46 registra que: “Então Paulo e Barnabé, de forma ousada, disseram: Era necessário que a vós se pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos julgais não dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.”

Isso agora é visto com os Adventistas do Sétimo Dia, ou “Cafarnaum”, como eram chamados em seu Boletim do Review & Herald em 1893. Eles foram avisados ​​de sua apostasia perto do final da profetizada 9.ª hora, mas é claro, eles ignoraram os avisos e caíram em apostasia. Eles pararam de pregar a verdade presente para permanecerem em sintonia com Roma, tanto religiosa como politicamente. E como os judeus antes deles, eles também pensam que ainda são escolhidos por Deus até hoje. Eles até se declaram o remanescente quando isso é profeticamente e biblicamente impossível agora. Pergunte a qualquer pessoa adventista ou pastor adventista convicto e você verá o que quero dizer. Eles admitirão ser tanto o remanescente quanto estar em apostasia. 

(3) E se alguns deles não creram? A sua incredulidade anulará a fidelidade de Deus?

Em outras palavras, apenas ser judeu ou ser circuncidado na carne não salva ninguém. E ser um gentio que não acredita também não significa que a vontade de Deus para eles irá falhar; seja bom ou ruim. Somos salvos pela fé e não pelas obras.

Muitos ateus pensam hoje que se declararem não acreditam, isso significa que Deus não tem poder sobre eles para o bem ou para o mal. O quanto bem isso funcionou para o Faraó? Golias? Jericó? Hamã e uma série de outros?

Paulo também está dizendo aqui que a falta de fé dos judeus no verdadeiro Messias os coloca de fato em condenação. Mas, a maioria dos cristãos hoje ainda pensa que Israel é abençoado e escolhido por Deus. Os seus pastores ensinam que os judeus reivindicam legitimamente o Céu como seu, embora não tenham fé em Deus quando se trata do Seu Filho unigênito, Jesus. Mas não é assim que funciona. A falta de fé deles tem um efeito.

O que quero dizer é que a incredulidade deles não pode tornar a fé em Deus menos eficaz na alma que crê. E a falta de fé deles em Deus não pode fazer com que Suas promessas sejam suas, enquanto eles O negam abertamente. A sua falta de fé tem um efeito. Mas não da maneira que eles assumem.

E assim, relendo o versículo 3 junto com o versículo 4, diz: “E se alguns deles não creram? A sua incredulidade anulará a fidelidade de Deus? (4) De forma alguma! Sim, que Deus seja verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.”

Todos nós precisamos superar nossos desejos carnais para que, quando julgados, como sabemos que está acontecendo enquanto falamos, (veja também isto), sejamos considerados dignos de Suas bênçãos. Este é um ponto muito importante para todos nós nestes últimos dias em relação à recepção da Chuva Serôdia.

Todos seremos justificados naquilo que pregamos nos próximos dias e sim, muitos mentirão sobre nós e sobre a verdade que apresentamos. Mas temos que superar a cada dia que passa o desejo inspirado pelo inferno de responder às suas mentiras e às suas falsas alegações, bem como aos seus planos estranhos e demoníacos contra nós, porque sabemos tudo o que Paulo declarou em Romanos 12:19, “Amados, não vos vingueis a vós mesmos, mas dai lugar à ira, porque está escrito: A vingança é minha; eu recompensarei, diz o Senhor.” Isso significa que tudo o que eles falam e procuram fazer conosco literalmente faz nosso Deus rir. Salmos 2:4 na verdade diz: “Aquele que se assenta nos céus se rirá; o Senhor os terá em escárnio.”

(5) Mas se a nossa injustiça ressalta a justiça de Deus, o que nós diremos? Seria Deus injusto por tomar a vingança? (eu falo como homem).

Mesmo que os nossos atos pecaminosos glorifiquem a Deus, cujos caminhos não são os nossos, isso não significa que o nosso Deus seja mau. Pois ele pode usar o bem ou o mal para promover Sua glória. Ele não foi glorificado por todos os homens maus do Faraó quando eles gritaram em Êxodo 14:25 que Deus “torceu os eixos das rodas de suas carruagens, para que eles andassem pesadamente. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR luta por eles contra os egípcios.” Ou nosso Senhor não foi glorificado quando o ímpio Golias foi derrotado pelo jovem Davi? Não foi o nosso Deus também glorificado quando os planos de Nabucodonosor de matar Sadraque, Mesaque e Abednego numa fornalha de fogo foram frustrados pelo nosso Deus, ou Daniel na cova dos leões? Posso continuar por algum tempo, tenho certeza; mas visto que a justiça da resposta perfeita de Deus à nossa injustiça é considerada correta, é errado Deus ficar irado conosco como os homens dizem? Não, Ele tem uma razão absolutamente perfeita para estar com raiva. Mas relendo o final do versículo 5 junto com o versículo 6, diz: “Seria Deus injusto por tomar a vingança? (6) De forma alguma! Pois então como Deus julgará o mundo?”

Em outras palavras, se Deus é tão perverso quanto o homem e, ainda por cima, mentiroso como alguns afirmam que Ele é, então como Ele poderia julgar alguém?

(7) Pois, se a minha mentira fez abundar a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado também como um pecador?

Em outras palavras… Se usarmos mentiras para glorificar a Deus, e as pessoas realmente obtiverem a salvação por meio de nossas ações perversas, por que então não seríamos ainda julgados como pecadores? É porque uma mentira ainda é uma mentira e ainda seríamos pecadores.

Nosso Deus sempre vivo pode e usa o bem e o mal para glorificar ainda mais o Seu nome. O Faraó, que era ateu, foi usado para glorificar a Deus diante dos judeus e dos egípcios, independentemente do fato de Faraó odiar a Deus com paixão.

Deus é a verdade. Não importa o que! Toda falsidade é pecado, não importa como você a faça. O próximo versículo que vamos ler confirma isso. Além disso, o que dizer daqueles que praticam a iniquidade que profetizaram e curaram pessoas em nome de Jesus? Eles ainda são julgados indignos da Salvação até que se arrependam. Lembra-se do que Jesus disse em Mateus 7:22-23? Ele disse: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos os demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? (23) E então lhes declararei: Eu nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós trabalhadores da iniquidade.

O que Paulo quer dizer aqui em Romanos 3:7-9 é que apenas ser judeu não garante o Céu. Eles precisam fazer a vontade de Deus como todos os outros. Só porque eles foram o povo “escolhido” e ordenados para pregar os Oráculos de Deus em uma época, não significa que eles podem ignorar Sua vontade e pecar e ainda assim ganhar o Céu. Mais uma vez, os católicos e adventistas que afirmam ter sido escolhidos precisam aprender muito sobre isso.

Continuando onde Paulo disse no versículo 7 “por que sou eu ainda julgado também como um pecador?” O versículo 8 diz: “E por que não dizemos (como somos caluniosamente reportados, e como alguns afirmam que dizemos): Façamos o mal, para que venha o bem? A condenação dos tais é justa.

Dizer: “Façamos o mal, para que venha o bem? A condenação dos tais é justa”, significa simplesmente: aqueles que dizem “façamos o mal, para que o bem venha”, merecem a condenação.

(9) Então o quê? Somos melhores do que eles? Não, de maneira nenhuma, pois nós já provamos antes que, tanto judeus como gentios, todos eles estão debaixo do pecado,

Muitas vezes somos caluniados por aqueles que odeiam a Cristo e a verdade que Ele nos chamou a apresentar. Devemos mentir para nos defender? Em outras palavras… por muitos anos, e até hoje, falaram de mim de maneiras que eram puramente mentiras. Eu poderia facilmente ter inventado uma mentira ou até mesmo esticado um pouco a verdade para me fazer parecer melhor aos olhos daqueles que ouviram as mentiras sobre mim; mas fazer isso me tornaria tão ruim quanto aqueles que mentiram sobre mim em primeiro lugar.

Além disso, se eu fizesse isso, Satanás certamente usaria isso contra mim mais tarde, para garantir que as pessoas ouvissem sobre a mentira que vomitei, a fim de destruir a mensagem que fui chamado a proclamar. Mas devo dizer que meu alicerce está em Cristo. CERTEZA! E então, deixe-os dizer o que quiserem. Pois eu sei que meu Senhor virá em breve e todas as suas mentiras e atos perversos serão expostos quando forem gritados dos telhados. Neste momento, estou vindicado aos olhos do meu Deus, e mais tarde serei vindicado até mesmo aos olhos daqueles que estão prestes a queimar no fogo do inferno. Pois meu Rei Jesus disse em Lucas 12:3, “Porquanto tudo o que em trevas falastes, será ouvido na luz, e o que nos quartos tiverdes falado nos ouvidos, será proclamado dos telhados.”

(10) como está escrito: Não há nenhum justo, não, nem um. (11) Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. (12) Todos se desviaram do caminho, e juntamente se tornaram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um. (13) A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas enganam; veneno de áspides está debaixo de seus lábios,

A propósito, conforme leremos o versículo 18 daqui a pouco, ele descreve os membros do Sinédrio possuídos por demônios, bem como os fariseus naquela época e até hoje. O Talmud Babilônico, que está disponível para leitura hoje, confirma isso em grande medida!

(14) cuja boca está cheia de maldição e amargura; (15) os seus pés são velozes para derramar sangue; (16) em seus caminhos há destruição e miséria; (17) e eles não conhecem o caminho da paz; (18) não há temor de Deus diante de seus olhos. (19) Ora, nós sabemos que todas as coisas que diz a lei, ela o diz aos que estão debaixo da lei, para que toda a boca se cale, e todo o mundo se torne culpado diante de Deus.

Em outras palavras, eles não têm desculpa. A verdade é verdade. Não há como contornar isso.

E estar “sob a lei” é estar em pecado. Pois o termo “sob a Lei” significa estar “sob a maldição” da Lei. E essa maldição só é aplicada ao pecador impenitente. Gálatas 3:10 diz claramente: “Porque todos quantos são das obras da lei estão sob a maldição, pois está escrito: Maldito é todo aquele que não observa todas as coisas escritas no livro da lei para ­cumpri-las.” E  Gálatas 3:13 diz: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se por nós uma maldição, porque está escrito: Maldito é todo aquele que for pendurado em um madeiro:” E então, para lapidar isso, ele diz em Romanos 2:12-13,16: “Porque todos os que pecaram sem lei, também perecerão sem lei; e todos os que pecaram na lei, serão julgados pela lei; (13) (porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os praticantes da lei serão justificados. (16) no dia em que Deus julgar por meio de Jesus Cristo os segredos dos homens, conforme o meu evangelho.”

Jesus literalmente tomou o nosso lugar em uma morte amaldiçoada quando Ele foi pendurado na cruz e morreu com todos os nossos pecados sobre Ele. É tão estranho para mim e muito triste também pensar em quantas pessoas no mundo poderiam ser salvas da condenação se simplesmente deixassem Jesus ser a morte que elas e todos nós merecemos.

(20) Por isso, pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada à sua vista, porque por meio da lei vem o conhecimento do pecado.

A lei não tem poder para salvar ninguém. Existe apenas para educar o pecador de que ele está em pecado e precisa de um Salvador. Quando Jesus se torna Salvador para eles, eles agora mantêm a lei escrita em seus corações, provando que a lei definia o pecado.

(21) Mas agora a justiça de Deus se manifestou sem a lei, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

Quando Paulo diz a justiça de Deus se manifestou sem a lei, aqui, ele confirma o que disse no capítulo anterior a respeito dos gentios que nunca foram ensinados a lei (sem a lei), mas depois de encontrarem Cristo como Salvador, eles a guardaram sem um único judeu ensinando-os. Diz em Romanos 2:14-15: “Porque quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas contidas na lei, não tendo eles lei, são a lei para si mesmos; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando também a sua consciência, e os seus pensamentos, ou acusando-os, ou defendendo-os)”

É assim que o Espírito Santo é importante e poderoso nos corações das pessoas obedientes a Deus. Mostra como a mão de Deus os moveu a fazer o que Ele ordena para que possam ganhar o Céu e estar com Ele por toda a eternidade. Agora ESSE é um Pai amoroso! À medida que Ele os guia, eles revelam claramente que a lei de Deus está claramente escrita nos seus corações. E independentemente do fato de os gentios não serem judeus, Paulo disse no versículo (22) que: “a justiça de Deus, que é pela fé de Jesus Cristo para todos, e sobre todos os que creem; porque não há diferença;” (23) porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus; (24) Sendo justificados livremente pela sua graça através da redenção que há em Cristo Jesus;”

É por isso que acredito que se cada igreja hoje fizesse um estudo sobre o Santuário com a sua montanha de profecias e doutrinas, não haveria nenhuma denominação. Na verdade, se eles também estudassem como fizeram há milhares de anos, os judeus seriam crentes em Cristo até hoje. Os quatro chifres no altar do sacrifício apontando apenas para NSEW abririam seus olhos para ver que não se trata de judeus ou gentios. É sobre TODA a humanidade! Na verdade, Paulo disse em Gálatas 3:28, “Já não há judeu nem grego, não há também escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.”

(25) a quem Deus estabeleceu para ser uma propiciação através da fé no seu sangue, para declarar a sua justiça pela remissão dos pecados que são passados, na paciência de Deus; (26) para declarar, eu digo, a sua justiça neste tempo, para que ele seja justo e justificador daquele que crê em Jesus. (27) Onde está então a vanglória? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

(propiciação = expiação. Na verdade, a definição grega (G2435) da palavra significa literalmente uma vítima expiatória, ou (especificamente) a tampa da Arca (no Templo): – propiciatório).

E só para você saber, quando Paulo diz “pecados que são passados”, ele quer dizer que todos os pecados que cometemos antes de aceitar Jesus como Salvador foram FORAM TODOS APAGADOS! Não há necessidade de pedir perdão pelos pecados passados, pois isso está claramente declarado em Atos 22:16, “E agora, por que te deténs? Levanta-te, e sejas batizado, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.”

Jesus morreu por nossos pecados. Portanto, como algumas pessoas nas igrejas caídas podem se orgulhar de serem mais santas do que qualquer outra pessoa, quando ninguém pode fazer nada para remover qualquer um dos nossos pecados? Jesus é a propiciação pelos nossos pecados que foram colocados sobre Ele quando Ele morreu como sacrifício do nosso Cordeiro. Resumindo, não fizemos nada para obter a salvação, a não ser dizer obrigado, Senhor. Jesus fez tudo isso por nós. É por isso que, embora os sumos sacerdotes da antiguidade aspergissem o sangue do sacrifício na cortina do Lugar Santíssimo, todos os anos, no Dia da Expiação, ele era milagrosamente removido por nosso Deus naquele mesmo dia, provando o que Jesus quis dizer quando disse com Seu último suspiro “está consumado” em João 19:30.

(28) Portanto, concluímos que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

E ao contrário da crença popular em todas as igrejas caídas, que afirmam que a Lei foi abolida na cruz, não, isso não quer dizer que a Lei foi anulada. Como compartilhei anteriormente de Romanos 2:14-15, onde os gentios sem instrução guardavam a Lei como se ela fosse ensinada pelos judeus de antemão, tudo isso prova que quando aceitamos Jesus como Senhor e temos fé ao fazê-lo, naturalmente guardaremos a Lei que o Espírito Santo escreve nos nossos corações. Em resumo, não somos salvos por guardarmos a Lei. Nós a guardamos porque somos salvos.

(29) É ele Deus somente dos judeus? Não é ele também dos gentios? Sim, também dos gentios;

Quando lemos versículos tão contundentes como este, ficamos imaginando quão cegos são os papas e prelados de Roma que têm pregado desde 7 de março de 321 DC que a Lei de Deus é apenas para os judeus por sua afirmação de que Seu sábado é um sábado judaico. Esse versículo prova que eles mentiram abertamente para glorificar seu deus de mentiras moribundo.

(30) visto que há um só Deus, que justifica a circuncisão pela fé, e a incircuncisão por meio da fé.

Em suma, o nosso Deus é o único que pode justificar o Judeu (que são da circuncisão) bem como os Gentios (que são dos incircuncisos) pela fé que eles têm individualmente no Seu Filho. A humanidade não tem voz no assunto quando se trata de quem é e quem não é salvo, independentemente do que os judeus ou Roma afirmam até hoje, e assim, para encerrar, faço eco ao que Paulo declarou no versículo (31), que é: “Anulamos, então, a lei pela fé? De forma alguma! Antes estabelecemos a lei.”


Artigo em inglês: https://remanescentedosetimodia.org/en/we-establish-the-law


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *