Abolida no Calvário

A Lei foi Abolida no Calvário?

Muitos proclamam ousadamente que a Lei de Deus foi abolida na cruz. Mas Jesus disse: “Porque na verdade eu vos digo: Até que passem o céu e a terra, um iota ou um traço de letra, não passará da lei, até que tudo seja cumprido”. –Mateus 5:18

Por que tantos acreditam na mentira se Jesus disse isso? Tem a ver com uma distorção que eles colocaram em Efésios 2:15 que diz: “abolindo na sua carne a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças;…”   

Muitos gostam de assumir que a “lei dos mandamentos contida nas ordenanças” também são os Dez Mandamentos. Mas eles estão corretos? São estes os dez mandamentos contidos na pedra de que se fala aqui? Para encontrar a verdade sobre isso, precisamos examinar um pouco mais profundamente o que o Autor desta verdade disse ao falar de Sua lei. Jesus realmente disse em Mateus 5:17: “Não penseis que eu vim destruir a lei ou os profetas; eu não vim para destruir, mas para cumprir“.

Duas coisas se destacam com bastante ousadia nesta passagem. Em primeiro lugar, está o fato de que Jesus diz claramente que não veio para “destruir” a lei de forma alguma. A abolição da lei é, na verdade, uma forma de jogá-la fora. Mas o que a palavra destruir realmente significa nesta passagem?

DESTRUIR: 2647 kataluo {kat-al-oo'-o} de 2596 e 3089; TDNT [Dicionário Teológico do Antigo Testamento] – 4:338.543; v AV – destruir 9, derrubar 3, hospedar 1, convidado 1, chegar a nada 1, depor 1, dissolver 1; 17

Para ser justo, vamos olhar novamente para a palavra “abolir” em Efésios 2:15 para ver se de fato há alguma semelhança com a palavra destruir.

ABOLIR: 2673 katargeo {kat-arg-eh'-o} de 2596 e 691; TDNT [Dicionário Teológico do Antigo Testamento] – 1: 452,76; v AV – destruir 5, eliminar 3, abolir 3, engarrafar 1, soltar 1, cessar 1, cair 1, entregar 1, div. 11; 27

Parece bastante óbvio para mim que a palavra abolir e destruir pode, na verdade, ser usada de forma intercambiável dessa maneira. Em outras palavras, Jesus poderia facilmente ter dito que não veio para destruir a lei ou poderia ter dito que também não veio para abolir. Ambas as palavras poderiam ter sido usadas. Isso significa que a lei contida nas ordenanças não pode ser a mesma Lei a que Jesus está se referindo em Mateus capítulo cinco. Porque se for; então ou Paulo ou o próprio Jesus está mentindo aqui. E sabemos que isso não ocorre. Então, vamos dar uma olhada na outra palavra que Jesus usa em Mateus capítulo cinco para ver o que ele realmente quis dizer. Como vimos, Ele disse: “Não penseis que eu vim destruir a lei ou os profetas: eu não vim para destruir, mas para cumprir”. Nós sabemos o que a palavra destruir significa. Mas e aquela palavra cumprir?  

CUMPRIR: 4137 pleroo {play-ro'-o} de 4134; TDNT [Dicionário Teológico do Antigo Testamento] – 6: 286.867; v AV – cumprir 51, preencher 19, ser completo 7, 2 completar, finalizar 2, div. 9; 90  

Muitos dizem que a palavra “cumprir” significa “acabar com… destruir… ou abolir” certo? Para esclarecer a palavra “cumprir” aqui, que na verdade significa completar algo, vamos olhar outro versículo que usa a mesma palavra “cumprir” para ver se eles estão certos ao presumir que ela significa destruir ou abolir. Em Mateus 3:15 está escrito: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa que assim seja por agora, pois nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu”.

Obviamente, eles estão interpretando o versículo fora do contexto, bem como distorcendo a definição da palavra cumprir. Se a palavra cumprir significa destruir ou abolir como eles definem em Mateus capítulo cinco, então este versículo deveria ser lido assim para eles: Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa que assim seja por agora; pois nos convém DESTRUIR OU ABOLIR toda justiça. Então ele consentiu. “Isso parece ter sido dito por Jesus? Não, de forma alguma. Na verdade, parece ter sido dito pelo inimigo, se você me perguntar.

A propósito, a palavra “cumprir” em Mateus 5:17 é a mesma palavra exata que está sendo usada em Mateus 3:15. Ambas as palavras vêm da palavra grega “play-ro'-o”. Às vezes é fácil provar que alguém está distorcendo a Palavra. Mas, para esclarecer ainda mais, por quanto tempo Jesus disse que devemos guardar a Lei que Ele disse que não deveria ser abolida? Você se lembra do versículo que usei para começar este sermão? Ele disse em Mateus 5:18: “Porque na verdade eu vos digo: Até que passem o céu e a terra, um iota ou um traço de letra, não passará da lei, até que tudo seja cumprido”. 

A propósito, este é um versículo que aqueles que declaram que a lei foi abolida no Calvário nunca poderão responder. Isso os coloca em seus devidos lugares todas as vezes. Na verdade, uma vez que você o usa para provar a verdade para eles, eles irão ignorá-lo e escolher distorcer outro versículo fora do contexto para tentar fortalecer a heresia, manipulando a conversa. Não os deixe fazer isso. Repita a passagem e peça a eles que a definam antes de prosseguir. Pode-se ver que este versículo por si só prova que não podem ter sido os Mandamentos que foram abolidos no Calvário. Mas, como esperado, temos mais de uma maneira de esfolar esse gato do engano.

Três anos e meio após a cruz de Jesus, vemos Estêvão ser apedrejado. Quem está de pé naquela multidão consentindo em sua morte? Está escrito em Atos 8:1, “E Saulo consentiu na morte dele. E naquele dia, houve uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria, exceto os apóstolos”. 

Como também sabemos, anos depois Saulo se torna Paulo e sai pregando como Jesus Cristo o instruiu por meio de sua visão na estrada para Damasco, bem como sob a tutela dos apóstolos depois disso. Sendo esse o caso; se a Lei de Deus foi abolida no Calvário, por que Paulo diz em Romanos 7:12 que “Portanto, a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom”. 

Alguém poderia pensar que se a Lei de Deus tivesse sido abolida, Paulo teria mencionado isso. Melhor ainda, se tivesse sido abolida, o próprio Jesus enquanto visitava Paulo na estrada para Damasco teria insinuado isso ou pelo menos teria enviado Seu Espírito Santo aos apóstolos que ensinaram Paulo antes de ele sair para pregar. Mas o que Paulo pensa da Lei depois de encontrar Jesus naquela estrada e ser ensinado por Seus apóstolos? Paulo diz em Romanos 7:22: “Pois eu tenho prazer na lei de Deus, segundo o homem interior:”

Quando nós, como Cristãos, guardamos a Lei, o que dizemos aos outros por meio de nossas ações obedientes? Melhor ainda, o que dizemos ao Senhor por meio de nossas ações obedientes? Jesus disse em João 14:15: “Se vós me amais, guardai os meus mandamentos”. E seu apóstolo João disse em 1 João 5:3: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”.

Lembra-se do que Efésios 2:15 disse alguns momentos atrás? Disse: “abolindo na sua carne a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças…”   

A palavra “inimizade” vem da palavra grega “echthra” (Dicionário Strong n.º 2189) e significa ódio. Sendo assim, como podem os Dez Mandamentos, que são chamados de santos, justos, bons e também não dolorosos e óbvio fruto do amor de e para com Deus, serem considerados “inimizade” e ou “ódio” e dignos da abolição de Cristo?  

E não, não culpe os pregadores e professores que vomitam mentiras. Está escrito em Efésios 6:12: “Porque não lutamos contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os governantes das trevas deste mundo, contra a maldade espiritual em regiões celestiais”. 

Então… se a Lei foi abolida, então, como Satanás planejou, as pessoas pensam que não há mais pecado no mundo, pois está escrito em Romanos 4:15, “Porque a lei opera a ira; pois onde não há lei, não  transgressão“. Também diz em Romanos 5:13: “…porque até a lei, o pecado estava no mundo; mas o pecado não é imputado quando não há lei“.

Mas a realidade básica que todos nós testemunhamos em primeira mão é que EXISTE pecado no mundo, e dizer o contrário expõe aquele que afirma ser mentiroso, pois também está escrito em 1 João 1:8, “Se dissermos que não temos nenhum pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós“.

Assim, visto que sabemos por um fato bíblico que a Lei de Deus não foi abolida na cruz, de que lei Efésios 2:15 fala quando diz… “abolindo na sua carne a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças…”

O óbvio aqui é que o versículo afirma claramente que foram os Mandamentos contidos nas ORDENANÇAS que foram abolidos na cruz. Não os Dez Mandamentos que foram escritos em pedra. Mas vamos cavar um pouco mais fundo por um momento para remover todas as dúvidas. E podemos cavar usando mais uma área na Palavra que é frequentemente usada pelo escarnecedor para pregar a Lei abolida. Na verdade, isso nos ajuda a provar que eles estão errados.  

Colossenses 2:14-17: “apagando a escrita de ordenanças que era contra nós, a qual nos era contrária, e tirou-a do meio de nós, cravando-a na sua cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs abertamente, triunfando sobre eles em si mesmo. Portantonenhum homem vos julgue pelo alimento, ou pela bebida, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos shabats; que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”.

São os Dez Mandamentos que estão sendo mencionados neste versículo? Em caso afirmativo, por que as ORDENANÇAS estão sendo mencionadas aqui? Sobre ordenança está escrito em Gálatas 3:19: “acrescentada por causa das transgressões, até que viesse a semente para quem a promessa fora feita; Isso significa que as ordenanças devem ser temporárias. A palavra “até” denota que elas serão eliminadas em algum momento. E tenha em mente que esta passagem está falando sobre ordenanças depois que a Lei já foi escrita em pedra. Lendo a Palavra como foi escrita, pode-se ver que é um tanto franco aqui quanto ao motivo pelo qual as “ordenanças” foram adicionadas. A pecaminosidade exigia o acréscimo das ordenanças. No entanto, também afirma que foram adicionadas ATÉ que a semente viesse. E quem era essa semente? Em Gálatas 3:16 está escrito: “E à tua semente, que é Cristo”.

  • Gálatas 3:16: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua semente. Ele não diz: Às sementes, como se fossem muitos, mas fala de um só: E à tua semente, que é Cristo”. 

Em outras palavras, as ordenanças foram adicionadas para preparar o povo para a PRIMEIRA chegada do Messias. Era algo que personificava a remoção do pecado. Pela obediência às ordenanças, o povo de Deus mostrou sua fé no Messias que viria, que os libertaria de seus pecados e realmente cumpriria as ordenanças. Quando Jesus morreu na cruz, as ordenanças não eram mais necessárias porque ele as cumpriu todas e o pecado finalmente encontrou o remédio eterno para o perdão. Eles guardaram as ordenanças para proclamar sua fé de que chegaria um dia em que todas as ordenanças seriam cumpridas pelo MESSIAS e seus pecados perdoados. É por isso que Satanás tem muitos afirmando que devemos guardar os dias de festa agora. Ele está fazendo tudo o que pode para fazer as pessoas questionarem o que aconteceu no Calvário. Ao guardar os dias de festa agora, é proclamar que o Messias ainda está para vir para cumprir essas ordenanças. Isso também faz com que aqueles que guardam os dias de festa aceitem Satanás como messias quando ele estiver na terra imitando a Jesus. O fato de eles menosprezarem Seu sacrifício profetizado naquela cruz, guardando os dias de festa que apontavam para o Calvário em primeiro lugar, confirma que eles aceitarão Satanás como messias.

As “ordenanças” eram uma série de leis que Moisés escreveu para preparar o povo para as “coisas que estão por vir”, bem como um esboço sobre o que fazer e o que não fazer. Em Êxodo 18:20 está escrito: “e tu lhes ensinarás as ordens e leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem realizar”. 

Você notou que “ordenanças” E “leis” são mencionadas aqui? Dito isso, como a lei pode ser igual à ordenança e vice-versa? Ambas estão perfeitamente separadas naquele versículo. O fato é que a palavra “ordenança” NÃO é a mesma que a palavra “Lei”.

Você notou que o versículo 16 de Colossenses capítulo 2 afirma: “…Portantonenhum homem vos julgue pelo alimento, ou pela bebida…” A palavra “portanto” nesta passagem denota que está falando do tópico anterior das ordenanças. Visto que este é um entendimento básico de gramática simples, devo perguntar: ONDE nos DEZ MANDAMENTOS fala de ofertas de “comida e bebida”? Em nenhum lugar! A lei cerimonial, ou os “mandamentos contidos nas ORDENANÇAS”, entretanto, fala muito sobre as leis de carne e bebida.  

Portanto, é impossível que as “ordenanças” e os dez mandamentos sejam a mesma coisa que muitos afirmam quando dizem que a “lei contida nas ordenanças” significa que os dez mandamentos foram abolidos na cruz.  

Observe também que em nenhum lugar dos Dez Mandamentos vemos qualquer menção de “feriados ou luas novas“, como esta passagem declara, também faz parte das “ordenanças”. É realmente muito fácil de explicar se tivermos a chance. As ordenanças simplesmente falam de rituais sagrados realizados por um povo obediente antes que o Messias viesse e realmente cumprisse os eventos simbolizados nas ordenanças naquela cruz. E Jesus até declarou: “ESTÁ CONSUMADO” na cruz. Em João 19:30 está escrito claramente: “Quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado; e ele, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. 

Para confirmar ainda mais o “está consumado” no que diz respeito aos serviços do templo ou mandamentos contidos nas ordenanças, o que mais aconteceu naquele dia em que Jesus disse “está consumado” que confirma ainda mais que os dias de festa realizados no templo foram abolidos? Está escrito em Mateus 27:50-51: “Jesus, novamente bradando em alta voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as rochas;” A profecia de Daniel 9:26-27 foi naquele momento cumprida em que “E após sessenta e duas semanas o Messias será cortado… E ele confirmará o pacto com muitos por uma semana, e no meio da semana ele fará cessar o sacrifício e a oblação, e pela disseminação das abominações ele desolará, até a consumação; e aquilo determinado será derramado sobre o desolado”.

A propósito, se você ler Atos 15, descobrirá como os judeus tentaram fazer com que os novos crentes, incluindo os gentios, continuassem no ato da circuncisão para plantar a semente da dúvida, assim como os que cumprem os dias de festa hoje. Mas isso também foi abolido na cruz. Continuar esse ato também questionaria o que Cristo fez no Calvário.

Para resumir rapidamente o que foi revelado à igreja naquela época em Atos 15, a circuncisão era um ato que “cortava” uma porção da carne para simbolizar a entrega de si mesmo a Deus negando a pecaminosidade da carne. Jesus era o Messias e, como Daniel declarou, Ele seria “cortado” pelos pecados do povo. A maneira como Daniel falou, como fez nesta profecia, a respeito de Jesus, bem como de qualquer profeta antes ou depois dele; prova que as pessoas do Antigo Testamento eram tão crentes em Jesus quanto as do Novo Testamento. 

Todos os “alimentos, bebidas, dias santos, luas novas e sábados” de que fala Colossenses 2 foram todos abolidos na cruz, porque Jesus cumpriu seu propósito perfeitamente. E a propósito… os “sábados” mencionados em Colossenses não são o Sábado semanal do Senhor. Além do fato de que quando você lê o Mandamento n.º 4 em Êxodo 20:8-11, você não vê nenhuma menção de comida, bebida, dias santos, luas novas. Mas você os vê mencionados quando os sábados anuais ou “dias de festa”, como agora os chamamos, foram descritos na Palavra.     

A própria profecia confirma que os dias de festa CESSARAM na hora da cruz. Como acabamos de ler, no “meio da semana” (três anos e meio depois que Jesus foi batizado) o véu do Templo SE Dividiu completamente em dois. Naquele exato momento, o “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” falou de Seus próprios lábios: “ESTÁ CONSUMADO” –João 19:30.

Pense sobre isso também… NÃO havia dias de festa judaica ANTES que o Êxodo gerado pela escravidão egípcia estivesse lá? E de acordo com a profecia, assim como a Escritura falando do tempo do cumprimento, eles terminaram perfeitamente quando Jesus “consumou” o que Ele veio fazer por você e por mim, bem como todos aqueles que guardaram aqueles dias de festa na fé ANTES do Calvário chegar na história. Assim como Ele foi cortado naquela cruz por nossos pecados, o sangue nas ombreiras das portas no Egito também confirmou que Seu sangue seria derramado para nos libertar da escravidão. Naquela época, no Egito, eles foram tirados da escravidão em uma terra ateísta. Na cruz, quando o sangue literal do Cordeiro de Deus foi derramado, todos nós fomos levados para fora da escravidão do pecado enquanto caminhávamos impiamente. Por que, eu pergunto, alguém guarda a Páscoa nos dias de hoje, quando o sangue do Cordeiro já foi derramado há 2.000 anos?  

A razão pela qual Satanás está induzindo as pessoas a declarar que a lei de Deus abolida no Calvário em vez das ordenanças é óbvia. Ele simplesmente deseja manter as pessoas em pecado. A terminologia desta passagem faz com que seja fácil para ele reivindicar que os “Sábados” mencionados lá são os Sábados do sétimo dia. Mas dê uma olhada no quadro abaixo, de Levítico 23:24-39. Para aqueles que procuram usar isso para compartilhar com outras pessoas, eu destaquei o fato de que você pode ver Sete Sábados em um período de 22 dias, provando que esses sábados não podem ser os sábados semanais que guardamos agora. E, para confirmar ainda mais que esses são os mesmos sábados anuais mencionados em Colossenses capítulo dois, observe as ofertas de carne e bebida mencionadas assim como são mencionadas em Colossenses. 

Levítico 23:23-39: “E o SENHOR falou a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: no sétimo mês, no primeiro dia do mês, tereis um sábado, (sábado n.º 1 dia n.º 1) um memorial de soprar de trombetas, uma santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis nele, mas oferecereis uma oferta feita por fogo ao SENHOR. E o SENHOR falou a Moisés, dizendo: E também no décimo dia deste sétimo mês, será o dia da expiação; será uma santa convocação para vós, e afligireis as vossas almas, e oferecereis uma oferta feita por fogo ao SENHOR. E nesse mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque este é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR vosso Deus. Porque qualquer que seja a alma que, nesse mesmo dia não se afligir, ela será cortada dentre o seu povo. E qualquer que seja a alma que fizer algum trabalho nesse mesmo dia, esta mesma alma eu destruirei dentre o seu povo. Nenhum tipo de trabalho fareis; isto será um estatuto eterno pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações. Isto será para vós um shabat de descanso (sábado n.º 2 dia n.º 10); e afligireis as vossas almas; no nono dia do mês à tarde, de uma tarde à outra tarde, celebrareis o vosso shabat (sábado n.º 3 dia n.º 9). E o SENHOR falou a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: ao décimo quinto dia deste sétimo mês, por sete dias, será a festa dos tabernáculos ao SENHOR. No primeiro dia, haverá uma santa convocação; nenhum trabalho servil fareis nele (sábado n.º 4 dia n.º 15). Sete dias oferecereis uma oferta feita por fogo ao SENHOR; no dia oitavo, tereis uma santa convocação, e oferecereis ofertas feitas por fogo ao SENHOR; isto é uma assembleia solene, e nenhum trabalho servil fareis nele (sábado n.º 5 dia n.º 8). Estas são as solenidades do SENHOR, que proclamareis para serem santas convocações, para oferecer ao SENHOR uma oferta feita por fogo, uma oferta queimada e uma oferta de alimentos, um sacrifício e ofertas de bebida, cada coisa no seu dia, além dos shabats do SENHOR, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao SENHOR. Também, no décimo quinto dia do sétimo mês, quando tiverdes recolhido o fruto da terra, celebrareis a festa do SENHOR, por sete dias; no dia primeiro haverá um shabat, e no dia oitavo haverá um shabat.

CINCO “sábados” que são definidos como “dias de festa” do Senhor em um período de 22 dias! Como, eu pergunto, essa passagem, que coincide com o capítulo dois de Colossenses, pode estar falando do Sábado do sétimo dia?

O fato é, SE esta “lei contida nas ordenanças” é a mesma que a “Lei contida na pedra”… então eu solicito a todos aqueles que declararem o contrário que compartilhem comigo o mandamento que está escrito na Lei que fala sobre as ofertas de “alimento e bebida”.

Quer que as ORDENANÇAS sejam explicadas sem rodeios na teologia do Novo Testamento? Está escrito em Hebreus 9:1,10 “Ora, verdadeiramente o primeiro pacto tinha também ordenanças de serviço divino, e um santuário terrestre. (10) …que consistia apenas em comidas e bebidas, e diversas abluções, e ordenanças carnais, impostas sobre eles até ao tempo da reforma.

Aqueles de nós que leram a Bíblia sabem que os fariseus corromperam tanto a verdade que muito poucas pessoas em seus dias entenderam a verdade e a maioria não sabia que Jesus era o Messias. Quando Jesus veio, Ele explicou a verdade ao povo. O fato de Ele ter aberto a Bíblia para eles de uma forma que os fariseus não podiam ou se recusavam a fazer confirma que era um tempo de reforma. Na verdade, você se lembra do que Jesus disse a Pilatos quando ele perguntou se Ele era um rei? Em João 18:37, está escrito: “Disse-lhe, então, Pilatos: Então és tu um rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”. 

Ninguém neste planeta pode negar que a verdade que Jesus compartilhou há 2.000 anos mudou o mundo daquele dia em diante. Até hoje isso afeta o coração de pessoas em todo o mundo. E para Paulo usar a palavra “reforma” aqui é perfeito porque é definida como “endireitar” no grego.

1357 diortose {dee-or'-tho-sis} de um composto de 1223 e um derivado de 3717, significando endireitar completamente; TDNT [Dicionário Teológico do Antigo Testamento] – 5: 450.727; nf AV – reforma 1; 1 
1) no sentido físico, tornar direito, restaurando à sua condição natural e normal algo que de alguma forma se projeta ou saiu da linha, como membros quebrados ou deformados 
2) de atos e instituições, reforma

Lembra da mensagem de João Batista? Está escrito em Mateus 3:1-3, “Naqueles dias, veio João, o Batista, pregando no deserto da Judeia, e dizendo: Arrependei-vos, porque o reino do céu tem-se aproximado. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, dizendo: A voz de um clamando no deserto, preparai o caminho do Senhor, fazei planos seus caminhos“.

Isso deve resumir muito bem… Observe a seguinte tabela:

LEI DE DEUS vs. LEI DE MOISÉS

LEI DE MOISÉS “Contida nas ordenanças”LEI DE DEUS “Contida em pedra”
Chamada de “Lei de Moisés” Lucas 2:22 Chamada de “a lei do Senhor” Isaías 5:24
Chamada de “Lei contida nas ordenanças” Efésios 2:15Chamada de “a lei real” Tiago 2:8
Escrita por Moisés em um livro. 2 Crônicas 35:12Escrita por Deus em pedra. Êxodo 31:18; 32:16 
Colocada ao lado da Arca. Deuteronômio 31:26Colocada dentro da arca. Êxodo 40:20
Terminada na cruz. Efésios 2:15Permanecerá para sempre. Lucas 16:17
Adicionada por causa do pecado. Gálatas 3:19Aponta o pecado. Romanos 7:7; 3:20 
Contrária a nós, contra nós. Colossenses 2:14-16 Não pesada. 1 João 5:3
Carnal. Hebreus 7:16Espiritual. Romanos 7:14
Não aperfeiçoou coisa alguma. Hebreus 7:19Perfeita. Salmo 19:7
Não julga ninguém. Colossenses 2:14-16Julga todas as pessoas. Tiago 2:10-12 

Como foi compartilhado anteriormente, depois de falar da comida, bebida, dias santos e luas novas Colossenses 2:17 diz que esses “são sombra das coisas futuras; mas o corpo é de Cristo”.

Deixe-me perguntar uma coisa, quando estou na frente de uma fonte de luz eu faço uma sombra, certo? Se você encontrar aquela sombra que faço e segui-la, você acabará chegando ao meu corpo, correto? Minha sombra continua atrás de mim? Não, ela para no meu corpo, não é?

Todos aqueles dias de festa são sombras das coisas que Jesus fez no Calvário. Quando você segue essas sombras, você acabará por ver o corpo de Jesus Cristo na cruz. Não há sombra além da cruz. É por isso que o termo “sombra” é usado. Dizer que precisamos guardar os dias de festa após a cruz está fora da verdade que Jesus veio proclamar. Colossenses 2:14 diz que essas “ordenanças” foram cravadas naquela cruz”. Ele fez EXATAMENTE como aquelas sombras retrataram que Ele deveria fazer.  

Agora… para encerrar… uma explicação da sombra para que alguns possam entendê-la melhor.

Em Isaías 46:9-10 está escrito: “Lembrai das coisas passadas, da antiguidade, porque eu sou Deus e não há ninguém mais. Eu sou Deus e não há outro como Eu. Declarando o fim desde o princípio, e desde tempos antigos as coisas que não estavam ainda feitas, dizendo: Meu conselho prevalecerá e farei toda minha vontade”.

Visto que nosso Deus conhece o fim desde o princípio, e 1 Pedro 1:19-20 diz: “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o qual foi verdadeiramente preordenado antes da fundação do mundo, porém manifestado nestes últimos tempos por vós”. Isso significa que nosso Pai sabia que Jesus concordou em morrer por nós muito antes de realmente morrer. Assim sendo… olhemos para a cruz da maneira que nosso Pai a vê. Visto que Ele pode ver o fim desde o princípio, nos dias de Moisés quando as Ordenanças foram escritas, o Pai já viu muito longe no futuro aquela grande luz da verdade irradiando do Calvário. A sombra daquela cruz se estendia até o dia em que Moisés escreveu essas ordenanças e as colocou naquela bolsa de couro ao lado da arca da aliança. Então… com o olhar profético, o povo de Deus lá atrás nos dias de Moisés seguiu aquela mesma sombra que vinha daquela luz da verdade no Calvário cada vez que eles ofereciam um sacrifício de cordeiro pelos seus pecados. Por seus atos de obediência em cada dia de festa, que eram uma “sombra das coisas futuras”, podia-se ver que eles seguiram aquela sombra até o pé da cruz.    

UMA ÚLTIMA COISA:

“Anulamos, então, a lei pela fé? De forma alguma! Antes estabelecemos a lei”, pondo de lado, ou ensinando a abolição da lei moral. “De forma alguma”, diz o apóstolo, “Antes estabelecemos a lei”. Nem pode uma exceção ser levada à forma da pergunta do apóstolo; pois a mesma palavra que é traduzida como “anular” neste versículo está em 2 Coríntios 3:13Efésios 2:152 Timóteo 1:10, traduzida como “abolir”. Paulo, portanto, deu uma resposta definitiva à questão em consideração. E a linguagem forte que ele usa para negar que ele ensinou a abolição daquela lei sagrada, deve silenciar para sempre aqueles que fazem tal acusação contra ele. –Perpetuity of the Royal Law [A Perpetuidade da Lei Real] de J.N. Andrew. pág. 31.1 a 32.1.


Artigo em inglês: Abolished at Calvary?


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

1 Comment

  1. Muito bom o estudo
    Eu também ensino dessa maneira,
    Eu k fundador da assembleia dos do sétimo dia.
    Aqui em São paulo.
    11 95107-8893 wats.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *