O Sábado Justificado

O Sábado Justificado

Há muitas pessoas em todo o mundo que afirmam que Jesus Cristo é o Senhor, mas será que Ele é realmente o Senhor delas? Ou será que afirmam ser cristãos apenas para parecerem bons para si mesmos e para os outros que se esforçam para impressionar? (Isaías 4:1).

Ser cristão significa que somos seguidores de Jesus, o Cristo. É daí que vem o título “cristão”. A primeira definição do Dicionário para a palavra “cristão” é “ Professar crença em Jesus como Cristo, ou seguir a religião baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus”. Em outras palavras, tudo o que Jesus fez foi para ser um exemplo para seguirmos. Agora, há muitas coisas que Jesus fez que a maioria dos cristãos de fato imita. Mas o que muitos desconhecem é que há uma coisa que foram ensinados a esquecer durante quase 2.000 anos. Na verdade, isso foi profetizado para ocorrer há muito tempo. O quarto mandamento diz:

O Deus Criador é quem fala aqui. Foi ele quem escreveu essa Lei em Pedra nos tempos antigos. Depois que Ele escreveu “…deu a Moisés… tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus” (Êxodo 31:18). Esse é o mesmo Deus onde “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3). Isso inclui a linguagem, bem como as palavras individuais nas línguas. O Senhor sabia exatamente o que a palavra “lembra-te” significava quando a gravou naquela pedra. Há muito tempo, Ele a usou tanto para profetizar quanto para ilustrar que esqueceremos Seu sábado no futuro.

Daniel, o profeta, apontou que haveria uma besta nos últimos dias que “…intentará mudar tempos e leis” (Daniel 7:25) do Deus Criador. Isso realmente aconteceu? Há evidências hoje de que os cristãos foram ensinados a esquecer o sábado do Deus que adoram?

Para saber se isso aconteceu. Precisamos descobrir o que a Palavra de Deus diz sobre o sábado. Também precisamos descobrir como o próprio Jesus, nosso verdadeiro e único exemplo, andou quando nos visitou há 2.000 anos. Ele guardou o sábado do sétimo dia? Ou Ele adorou em um dia diferente da semana? Falando de Jesus, o apóstolo Lucas diz…

De acordo com a infalível Palavra de Deus, o costume de Jesus, ou hábito semanal, era na verdade santificar o sábado entrando na igreja para adoração a cada sétimo dia. Ainda assim, muitos foram ensinados que quando Jesus morresse seria necessário santificar um dia diferente em memória da Sua ressurreição. É verdade que devemos reconhecer Sua morte e ressurreição. Mas segundo o apóstolo Paulo, isso é feito pelo batismo.

Em outras palavras, quando você entra na água, você simboliza Sua morte e sepultamento. Quando você sai da água, você simboliza Sua ressurreição. Simplesmente entrar em uma igreja no dia em que Ele ressuscitou toda semana simplesmente não pode fazer isso. Na verdade, se a Sua ressurreição foi realmente a razão para ir à igreja aos domingos, por que ninguém vai à igreja todas as sextas-feiras? Não foi esse o dia em que Ele morreu?

Há evidências bíblicas de que Jesus ensinou aos Seus seguidores que após a Sua morte eles ainda guardariam o sábado do sétimo dia? Em Mateus 24:15-22 Jesus profetiza sobre a destruição de Jerusalém. Quase 40 anos depois de Ele ter morrido e ressuscitado, este acontecimento histórico de facto ocorreu tal como Ele previu que aconteceria.

O ano 70 d.C. é certamente depois da cruz de Cristo, quando a maioria acredita que o sábado foi mudado para um novo dia. No entanto, observe o que Jesus disse aos Seus apóstolos em Mateus 24:20 quando Ele profetizou sobre a destruição de Jerusalém.

Mateus 24:20, “Mas orai para que a vossa fuga não seja no inverno, nem no dia do shabat.”

Jesus estava inequivocamente ensinando-lhes que eles ainda guardariam o sábado do sétimo dia como cristãos quase 40 anos depois de Ele retornar ao Seu reino celestial. Na verdade, logo após a Sua morte, quando a maioria acredita que o dia foi mudado, vemos os cristãos do Novo Testamento santificando o sábado de acordo com o mandamento. Depois que Jesus morreu, o costume da época era ungir o corpo com especiarias e unguentos para o sepultamento. Mas já era tarde naquela tarde de sexta-feira e o sábado se aproximava. Quando as mulheres que foram chamadas para ungir o corpo do nosso Salvador finalmente chegaram ao túmulo onde Ele foi sepultado, já era tarde demais. O sábado já havia chegado e elas não conseguiram ungi-Lo. Em vez disso, esses cristãos do Novo Testamento “…e no dia do shabat repousaram, conforme o mandamento.” – Lucas 23:56.

Alguns podem perguntar se há alguma outra evidência de que os cristãos santificaram o sábado depois que Jesus ascendeu ao céu. Sim existe. Na ilha de Patmos, por volta de 95 d.C., pouco mais de 60 anos após a morte e ressurreição de Cristo, encontramos o Apóstolo João declarando que ele “…estava no Espírito, no dia do Senhor.” (Apocalipse 1:10). No entanto, muitos afirmam que ele está falando do domingo porque a maioria das igrejas hoje chama o domingo de Dia do Senhor. Há evidências bíblicas de que o dia do Senhor é na verdade o sábado e não o domingo? O profeta Isaías disse que o Senhor chama o sábado “…meu santo dia…”, Ele também disse que o Senhor chama “…o sábado um deleite, o santo do Senhor.” (Isaías 58:13). Então, sim, o dia do Senhor em que o apóstolo João estava descansando era de fato o dia de sábado. Além disso, o próprio Jesus disse que, “o Filho do homem, até do dia do shabat, é Senhor” em Mateus 12:8.

Para alguns, os escritos do apóstolo Paulo são procurados porque ele foi muito prolífico em seus escritos. Deve-se também ter em mente que tudo o que Paulo escreveu foi escrito depois da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Então a questão é: Paulo alguma vez ensinou sobre o assunto do repouso no sábado do sétimo dia em suas epístolas à igreja cristã do Novo Testamento?

Essa passagem fala claramente do sétimo dia como o dia de repouso. Também o conecta com o mesmo dia em que Deus descansou. Ao fazer isso, confirmamos duas vezes que é o sábado sobre o qual Paulo está ensinando. Além disso, no versículo nove a palavra “repouso” é usada por Paulo aqui, que na verdade é uma tradução da palavra hebraica “Sabbatismo”, que em português é definida como “observância do sábado”.

Então, sim, Paulo de fato ensinou que todos os cristãos do Novo Testamento deveriam guardar o sábado do sétimo dia, santo ao Senhor.

Outro equívoco é que toda a Lei de Deus foi de alguma forma abolida na cruz, tornando assim o sábado um dia há muito esquecido. Mas será que Jesus concordou com tal coisa? Não ele não concordou. Jesus diz claramente em Mateus 5:18, “Porque na verdade eu vos digo: Até que passem o céu e a terra, um iota ou um traço de letra, não passará da lei, até que tudo seja cumprido.” Em outras palavras, nem uma partícula da Lei será eliminada. Na verdade, o apóstolo João, muitos anos depois da cruz de Cristo, disse: “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está com ele” –1 João 2:4.

Algumas igrejas ensinam que o sábado foi feito apenas para os judeus. Isso é verdade? Ou foi feito para toda a humanidade? Jesus esclarece esse mal-entendido quando diz em Marcos 2:27 que “O shabat foi feito para o homem, e não o homem para o shabat.” Se fosse apenas para o judeu, Ele teria dito isso claramente. Na verdade, no final da semana da criação descobrimos que Deus “…abençoou o sétimo dia, e o santificou” (Gênesis 2:3). O fato histórico é que Ele fez isso mais de 2.500 anos antes de um judeu nascer. Se o sábado foi feito apenas para os judeus, por que nenhum judeu estava vivo quando o sábado foi criado? Ainda assim, alguns se perguntam se há evidências bíblicas de que as pessoas guardavam os mandamentos antes da chegada dos judeus, porque a maioria acha que a Lei não estava ativa até que Deus a escreveu com o dedo no Monte Sinai na presença da nação judaica. Apesar deste equívoco amplamente difundido, vemos que as Escrituras confirmam diretamente: “…Abraão obedeceu à minha voz, e guardou minha ordem, meus mandamentos, meus estatutos e minhas leis.” –Gênesis 26:5.

Muito antes da nação judaica existir, e muito depois do Jardim do Éden, onde o sábado foi santificado, vemos Abraão guardando os mandamentos de Deus. Então, sim, outras pessoas além da nação judaica guardavam o sábado muito antes dos judeus existirem. Abraão então confirma que o sábado foi feito para o homem, assim como Jesus disse que foi em Marcos 2:27.

Algumas igrejas chegam ao ponto de ensinar a Palavra de Deus de certa forma incompleta em relação a todos os deveres cristãos e, portanto, cabe aos líderes da igreja ordenarem aos crentes tradições sagradas necessárias para ganhar a vida eterna. No entanto, o Apóstolo Paulo declarou claramente em Atos 20:20: “…não retive nada que lhes fosse útil.” Ele também diz em Atos 20:27: “…eu não evitei de declarar a todos vós o conselho de Deus.” Em outras palavras, já temos tudo o que precisamos nas Escrituras para nos ensinar como ganhar o Céu.

A verdade é que no Novo Testamento da Bíblia Cristã você encontrará 59 referências ao sábado por nome. Surpreendentemente, só o livro de Atos registra 84 sábados separados, nos quais o apóstolo Paulo e seus associados realizavam serviços religiosos para a recém-formada igreja cristã. Aliás, o livro de Atos foi escrito entre 33 e 37 anos após a ascensão de Jesus Cristo. Se o sábado tivesse realmente sido mudado para domingo, como alguns acreditam ser o caso, por que esse livro fala do sábado como o sétimo dia com tantos detalhes, mas nunca associa o domingo, o primeiro dia da semana, com o título de sábado?

Outro fato que se torna aparente através de tudo isso é o fato de que o sábado foi criado pelo Senhor que declarou em Malaquias 3:6, “…eu sou o ­SENHOR, eu não mudo.” Jesus Cristo, que aprendemos anteriormente, é o Senhor do sábado, é “…o mesmo ontem, e hoje, e para sempre” (Hebreus 13:8). Jesus nunca mudou, nem jamais mudará, para sempre. Na realidade, a Escritura declara que os crentes em Jesus Cristo guardarão Seu sábado por toda a eternidade na cidade do Céu. Seu profeta Isaías proclamou há muito tempo que, “…e desde um shabat ao outro, toda carne virá para adorar perante mim, diz o SENHOR.” –Isaías 66:23.

Nossa Bíblia Cristã diz “…abençoou o sétimo dia, e o santificou.” (Gênesis 2:3). Também diz nesta mesma Bíblia que o que esse Deus abençoou, nem mesmo Ele pode “…reverter isso.” (Números 23:20). “…porque tu abençoas, ó SENHOR, e ela será abençoada para sempre.” –1 Crônicas 17:27.

Visto que já sabemos que “…devemos antes obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5:29). Por que, como cristãos, desejaríamos fazer qualquer coisa além de obedecer a Deus? Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento concordam que os filhos de Deus “…guardarão o sábado para observar o shabat pelas suas gerações, por um pacto perpétuo.” (Êxodo 31:16). Essa é uma ordem tão permanente quanto possível. O Senhor nos disse há muito tempo: “…lhes dei os meus shabats, para serem um sinal entre mim e eles; para que eles pudessem saber que eu sou o SENHOR que os santifica.” (Ezequiel 20:12). Ele também declarou por meio de Seu profeta Ezequiel que os sábados “…serão um sinal entre mim e vós, para que possais saber que eu sou o SENHOR vosso Deus.” –Ezequiel 20:20.

Guardar o sábado prova que somos povo de Deus. Quando guardamos o sábado santificado na semana da criação, reconhecemos o Senhor como nosso Deus Criador. Quando obedecemos ao nosso Senhor, nós O reconhecemos como Senhor. “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes como servos para obedecer-lhe, servos sois daquele a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16). Quando santificamos o sábado, testemunhamos a todos no mundo que Ele é Deus e que não existe outro. A simples realidade confirma que nenhum outro deus pode ser verdadeiramente chamado de Criador, exceto o Deus cristão. O sábado criado pelo homem significa que estamos obedecendo ao homem acima do Criador. Guardar o sábado do Deus de toda a criação significa que estamos obedecendo, adorando e testificando de nossa fé nesse mesmo Deus Criador. Verdade seja conhecida, “…o povo que será criado irá louvar ao SENHOR.” –Salmos 102:18.

Quando o homem escolhe desobedecer a Deus e guardar um sábado feito pelo homem, Jesus disse que eles invalidarão “…o mandamento de Deus pela vossa tradição…. Mas, em vão eles me adoram, ensinando como doutrinas os mandamentos dos homens.” –Mateus 15:6,9

Alguns podem declarar que essa é uma mensagem tola porque os chamados homens do clero santificam um dia diferente do sábado do sétimo dia da Bíblia. Isso os torna corretos simplesmente porque parecem bem instruídos? “Porque vedes o vosso chamado, irmãos, que não são muitos os homens sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados; mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as coisas que são poderosas.” (1 Coríntios 1:26,27). Eles podem nos chamar de iletrados e até mesmo de tolos. Mas o Senhor é muito capaz de usar o nosso testemunho para confundir aqueles que afirmam ser sábios. Se a verdade é o que você procura, o fato histórico é que os supostos mestres religiosos dos dias de Cristo também rejeitaram muitas de Suas verdades. Os próprios apóstolos não eram considerados homens da igreja pelos padrões educacionais da época, mas eles também confundiam os sábios. Alguns eram pescadores, fazedores de tendas ou até cobradores de impostos. No entanto, todos nós baseamos a nossa religião no testemunho inspirado deles e ignoramos o testemunho comprovado e imprudente dos escribas, fariseus e saduceus até hoje.

Se decidirmos seguir homens instruídos, sempre ficaremos aquém. “…que Deus seja verdadeiro, e todo o homem mentiroso.” (Romanos 3:4). Não pode ser dito de forma mais clara do que “devemos antes obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5:29). Sim, eles geralmente parecem piedosos, mas a Palavra diz que eles apenas têm “aparência de piedade, mas negando o poder dela. Destes, afasta-te.”. (2 Timóteo 3:5). Se estes homens, com seus vários graus educacionais e anos de conhecimento de livros, continuarem a ignorar as verdades bíblicas diretas a respeito do sábado, já se mostraram confusos, pois: “sempre aprendem e nunca são capazes de chegar ao conhecimento da verdade.” –2 Timóteo 3:7.

Entendo que esta verdade que estou compartilhando neste momento pode fazer com que alguns temam a ira de Deus pelos pecados cometidos nos anos anteriores. Ou pior ainda, o que aconteceu com seus entes queridos que foram para o túmulo acreditando verdadeiramente que um dia diferente da semana era o sábado de Deus. A Palavra diz, “…Deus, fechou os olhos para os tempos de tal ignorância, e agora ordena a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam.” (Atos 17:30). Em outras palavras, você não é responsabilizado por coisas que realmente nunca soube que eram pecados. Contudo, agora que você entende a verdade sobre o sábado, você é chamado a se arrepender nesse dia. Se você realmente é cristão, então prefere agradar ao Senhor que você ama. E Ele declara: “Se vós me amais, guardai os meus mandamentos.” Em João 14:15.

Como cristãos, nos esforçamos para obter a vida eterna. Mas o inimigo das almas elaborou um plano em que a obediência se torna uma tarefa árdua. Embora saibamos que está escrito: “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mateus 19:17). Sim, alguns acreditam que os guardam, mas quando se trata do quarto mandamento, eles aprendem que é aceitável quebrá-lo. Eles não conseguem perceber que, “…qualquer que guardar toda a lei, e errar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” (Tiago 2:10). Eles também não conseguem perceber que “…hão de ser julgados pela lei da liberdade.” (Tiago 2:12). Durante centenas de anos, os cristãos foram ensinados que é pecado adorar deuses falsos, curvar-se diante de ídolos, tomar o nome do Senhor em vão, desonrar seus pais, matar seus semelhantes, cometer adultério, roubar, transmitir mentiras. testemunhar e cobiçar os bens de seus vizinhos. Pois está claramente escrito tanto no Antigo como no Novo Testamento que, “…o pecado é a transgressão da lei.” (1 João 3:4). Mas eles encaram o quarto mandamento como algo aceitável para ser ignorado. Uma das razões pelas quais fazem isso é porque o inimigo das almas lhes ensinou que elas estariam buscando o Céu por meio de suas próprias habilidades ou obras. Eles sabem que está escrito: “Não de obras, para que nenhum homem se glorie.” (Efésios 2:9). Então eles caem na mentira de que obedecer à Lei é o desejo do homem de criar seu próprio caminho para o Céu. Mas o Senhor que nunca muda nos deu “…a conclusão de toda a questão: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.” (Eclesiastes 12:13).

Alguns afirmaram de forma bastante eficaz ao longo dos anos que tudo o que precisam fazer é acreditar em Jesus Cristo e alcançarão o Céu. Muitos sentem essencialmente que não há necessidade de seguir Seus ensinamentos. O simples uso de uma cruz no corpo torna-se tudo o que consideram necessário. Se for esse o caso, então Satanás também ganhará o Céu. Pois está escrito em Tiago 2:19 que, “…os demônios também creem, e tremem.” Qualquer um pode acreditar. Mas “…a fé sem as obras está morta.” –Tiago 2:20.

Olhe para Adão e Eva por um momento. Eles não acreditavam em Deus? É muito difícil alguém pensar, vendo como todos os dias eles “…ouviram a voz do SENHOR Deus andando pelo jardim no frescor do dia.” (Gênesis 3:8). Eles não tiveram nenhum problema em acreditar Nele porque o viram com seus próprios olhos. Se apenas acreditar que Deus existe você ganhará o Céu, por que eles foram expulsos do Jardim? Foi porque eles desobedeceram ao Senhor que os criou.

Jesus é nosso Criador: “…e tendo sido aperfeiçoado, ele tornou-se o autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.” (Hebreus 5:9). Ainda assim, alguns acham que, se guardarem um dia em cada sete por semana, isso será de alguma forma suficiente e satisfatório para Deus. Infelizmente, este é um engano comum entre os cristãos hoje. Sua suposição torna-se sua ruína, porque a Palavra diz claramente: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25). Uma das principais razões pelas quais eles ignoram essa verdade simples é porque “as coisas espirituais… são discernidas espiritualmente”. (1 Coríntios 2:13,14). Mesmo que passem a vida reivindicando Cristo como Senhor, eles ignoram o fato de que uma vez que essa verdade lhes é trazida, e a rejeitam, toda a sua pregação, todo o seu louvor e todo o seu testemunho do Senhor em todo o mundo não mudará nada em relação ao seu destino eterno. Pois o próprio Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu.” (Mateus 7:21).

Mesmo aqueles que oram sem cessar, se ignorarem essa verdade simples, encontrarão suas orações caindo em ouvidos surdos, porque o Senhor Deus já declarou há muito tempo que “Aquele que desvia o seu ouvido de ouvir a lei, até a sua oração será abominação.” (Provérbios 28:9).

Uma decisão deve ser tomada no coração cristão. Eles precisam olhar para o que é mais importante. Seu amor por Deus ou seu amor pelo mundo. O inimigo das almas tornou não apenas conveniente trabalhar no dia de sábado, mas também fez com que isso parecesse uma necessidade se o cristão quisesse poder manter o seu emprego e cuidar das suas famílias. Mas eu pergunto: “…que lucro tem o homem em ganhar o mundo inteiro, se perder a sua própria alma?” (Marcos 8:36). A verdade é: “…Porquanto vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:32,33). Pois é um fato bíblico e moderno bem conhecido que os cristãos não viram “…o justo abandonado, nem a sua semente mendigando o pão.” (Salmos 37:25) Então, faça como o seu Senhor ordena, para que quando você caminhar em direção a Ele naquele primeiro dia da eternidade, você O ouça dizer: “ Muito bem, servo bom e fiel.” –Mateus 25:21.


Artigo em inglês: Sabbath Justified


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *