As Duas Testemunhas

As Duas Testemunhas

Você já viu alguns desses filmes sobre as duas testemunhas, onde elas mostram fogo literal saindo de suas bocas como dragões? Agora, essa é uma falsa profecia confirmada e sancionada por Satanás, o verdadeiro dragão, não é? Não está escrito em Apocalipse 20:2 que “…e ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos;” O fato de eles terem fogo literal saindo de suas bocas mostra que eles não entendem os símbolos da profecia.

Em nenhum lugar da Bíblia vemos qualquer patriarca ou profeta cuspindo fogo desse jeito. Mesmo Sadraque, Mesaque e Abednego não tinham fogo saindo de suas bocas e eles ficaram dentro de uma fornalha aquecida sete vezes mais quente do que foi projetada para queimar. Observe o que diz em Apocalipse sobre essas Duas Testemunhas.

VERSÍCULO CHAVE / DESCRIÇÃO DESSAS DUAS TESTEMUNHAS

Apocalipse 11:4, Estas são as duas oliveiras, e os dois candelabros que ficam diante do Deus da terra. 

Antes de prosseguirmos, precisamos sempre entender que em 2 Pedro 1:20-21 está escrito: “Sabendo isto primeiramente: Que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. Porque a profecia não veio no tempo antigo por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram à medida que eram movidos pelo Espírito Santo.”

A Palavra do Todo-Poderoso é a única ferramenta que temos para definir o simbolismo profético. É preciso compreender que o livro do Apocalipse está quase inteiramente escrito em simbolismo profético. E a única maneira de definir esses símbolos é estudar a Bíblia inteira. O fato é que existem 404 versículos no livro de Apocalipse e 278 desses versículos podem ser encontrados quase palavra por palavra em todos os outros livros da Bíblia. A verdade aqui é que, se você quiser entender a profecia, você deve primeiro permitir que a Bíblia defina os símbolos. Para aqueles de vocês que gostariam de começar a aprender o que muitos dos símbolos significam, tenho um grande estudo que define cada símbolo do ApocalipseO link está na caixa n.º 7 das notas do sermão.

OK, as duas testemunhas foram descritas aqui apenas como “duas oliveiras” e “dois candelabros” em Apocalipse 11:4. Antes de prosseguir, sempre gosto de verificar se algum aspecto de uma profecia se repete em algum outro lugar da Palavra. Isso torna a definição dos símbolos muito mais fácil. Em Zacarias 4:2-6 está escrito: “…eu olhei, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, com um vaso no seu topo, e com sete lâmpadas sobre ele, e sete canudos para as sete lâmpadas que estão no seu topo. E duas oliveiras junto a ele, uma do lado direito do vaso, e a outra do lado esquerdo. Então respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: O que é isto, meu senhor? Então o anjo que falava comigo respondeu e disse-me: Não sabes o que é isto? E eu disse: Não, meu senhor. Então ele respondeu e falou-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos?”

Isso é o que realmente acho fascinante na profecia e nas Escrituras. Na verdade, existem muitos casos na Palavra de Deus em que os símbolos são definidos diretamente depois que um profeta os vê em visão. Isso é bom porque nos permite uma definição rápida e precisa. Então… como são definidos esses símbolos?

Zacarias 4:5-6, “Então o anjo que falava comigo respondeu e disse-me: Não sabes o que é isto? E eu disse: Não, meu senhor. Então ele respondeu e falou-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Como vemos nesta passagem, a definição das duas oliveiras que contêm o azeite e os candelabros que iluminam são na verdade definidas como algo resultante da obra do Espírito de Deus e não do poder ou força da humanidade. Assim, quase imediatamente descobrimos que as duas testemunhas não podem ser “homens” como os filmes de Hollywood e os falsos profetas continuam dizendo.

No entanto, não termina aí de forma alguma. Existem numerosos aspectos desta profecia que confirmam ainda mais isso como um fato. E lembre-se disso: “…nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. Em outras palavras, minha opinião sobre o que um símbolo profético significa é inútil. Só pode ser definida pelo mesmo autor que o escreveu. E quando se trata de profecia, esse Autor é o nosso Deus. Na verdade, os cristãos sempre souberam que a Palavra de Deus é definitivamente definida como uma fonte justa de luz, pois está escrito…

2 Coríntios 4:6, “Porque Deus, que ordenou que a luz brilhasse das trevas, brilhou em nossos corações, para dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.”

Salmos 119:105, “…tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.”

2 Pedro 1:19, “E temos também uma palavra de profecia mais segura, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que brilha em um lugar es­curo, até que o dia amanheça, e a estrela da manhã surja em vossos corações.”

Salmos 119:130, “A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos simples.

Se a luz das Escrituras habita no coração da criança obediente, então essa criança também verá que a oliveira na profecia é definida como “justiça”, pois também está escrito…

Salmos 52:8, “Mas eu sou como uma oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre e sempre.”

Oséias 14:6, “Os seus galhos se estenderão, e a sua beleza será como a da oliveira, e o seu perfume como o do Líbano.”

Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento prestam testemunho do Senhor Jesus Cristo e de Sua obra de salvação para toda a humanidade. O Antigo Testamento ANUNCIOU SUA VINDA, e o Novo Testamento CONFIRMOU SUA CHEGADA. O próprio Jesus declarou: “Examinai as escrituras; porque nelas pensai que tendes a vida eterna; e são elas que testificam de mim.” –João 5:39. Suas duas testemunhas fizeram isso o tempo todo. O fato é que, como espero ilustrar aqui, a VISÃO EM Apocalipse 11:1-12 estava descrevendo o “ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS” como as Duas Testemunhas.

Hoje, a maioria dos falsos mestres e alguns cristãos honestos, mas equivocados, têm declarado que as duas testemunhas serão Moisés e Elias por causa do que está escrito em… Apocalipse 11:6 que diz: “Estes têm o poder de fechar o céu, para que não chova nos dias de sua profecia; e têm poder sobre as águas para transformá-las em sangue, e de ferir a terra com todas as pragas, sempre que quiserem.”

Moisés e sua ligação com as pragas do Faraó; e Elias, com sua conexão para parar a chuva como fez em sua época, é nisso que eles baseiam a suposição. Alguns até afirmam que as duas testemunhas serão Moisés e Elias por causa do que aconteceu em Mateus 17, quando Jesus foi glorificado como Ele será na segunda vinda, porque Moisés e Elias estavam ali conversando com Ele no monte da transfiguração. Mas se você observar todos os fatos proféticos envolvidos aqui, verá que Jesus foi visto como será visto na segunda vinda; Moisés estava lá para simbolizar os crentes mortos que ressuscitaram naquele dia porque ele morreu e ressuscitou para o Céu, e então Elias estava lá para simbolizar os 144.000 ou a banda de Gideão que nunca morre, porque ele nunca morreu e foi levado para o Céu em uma carruagem flamejante. Em resumo, Moisés e Elias não poderiam ser as duas testemunhas. Isto também está além do fato de que Moisés e Elias nunca foram proclamados na Palavra como sendo as duas testemunhas. Essa suposição é apenas isso, uma suposição da humanidade sem sequer um único versículo bíblico para apoiá-la.

Para compreender as verdades proféticas das duas testemunhas, você deve primeiro compreender como o tempo é calculado na Palavra de Deus. Saber a hora profetizada de sua chegada permite clareza na definição. Por exemplo, observe os 1260 anos e quantas vezes eles aparecem na profecia…

  • DANIEL 7:25 = UM TEMPO, E TEMPOS E A DIVISÃO DE TEMPO (1260)
  • DANIEL 12:7 = UM TEMPO, TEMPOS E UMA METADE (1260)
  • APOCALIPSE 12:6 = 1260 DIAS
  • APOCALIPSE 12:14 = UM TEMPO, E TEMPOS, E MEIO TEMPO (1260)
  • APOCALIPSE 13:5 = 42 MESES (1260)
  • APOCALIPSE 11:2 = 42 MESES (1260)
  • APOCALIPSE 11:3 = 1260 DIAS

Há uma razão pela qual compartilhei isso. Para compreender os quarenta e dois meses em que a besta reinará, devemos primeiro encontrar o método de tempo que a Bíblia declara para a profecia. Nosso Deus diz em Ezequiel 4:6, “…Eu tenho designado para ti um dia por cada ano.” O cálculo do dia para um ano também é mencionado em Números 14:34.

Como estudantes de profecia, descobrimos que a Bíblia reconhece que um mês tem 30 dias, porque em Gênesis 7:11 vemos que a chuva começou no 17.º dia do 2.º mês e em Gênesis 8:3,4 encontramos que a água diminuiu ao final de 150 dias. Então diz que a arca descansou no 17.º dia do 7.º mês. Isso é exatamente cinco meses por dia. Se dividirmos os 150 dias pelos cinco meses, você terá 30 dias por mês. Além disso, pergunte a qualquer judeu ortodoxo hoje e ele lhe dirá que sim, um mês bíblico, como era entendido quando a Palavra foi escrita, era na verdade de 30 dias.

Então isso significa que 42 meses multiplicados por 30 dias para cada mês equivalem a exatamente 1260 dias. De acordo com Ezequiel 4:6 e Números 14:34, na verdade são 1.260 anos em nossa realidade. Tanto Daniel como Apocalipse falam de um “tempo, tempos e uma metade” (com duas variações na BKJ em português) que também são três anos e meio, que também são 42 meses, que também são 1260 dias, que profeticamente falando são 1260 anos quando o Vaticano, de fato, matou centenas de milhões de cristãos entre os anos 538 d.C. e 1798 d.C., confirmando ainda mais que, na profecia, um dia de fato equivale a um ano. Dito isto, o que isso tem a ver com as duas testemunhas? Como lemos anteriormente, está escrito em Apocalipse 11:2,3, “Mas, o átrio que está fora do templo, deixa-o, e não o meças; porque foi dado aos gentios, e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. E eu darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão por mil duzentos e sessenta dias vestidos de saco de crina.

Você notou que as duas testemunhas não estão apenas testemunhando vestidas de saco, mas também testemunham exatamente por 1.260 dias? Em primeiro lugar, que tema percorre as Escrituras em relação ao uso de saco? Sempre representa algum tipo de luto, não é? Como cristãos, não lamentamos quando somos perseguidos por espalhar o amor do Evangelho? Isso é algo que todo cristão hoje pode atestar em primeira mão, vendo como estamos tão próximos do fim quando a perseguição retornará. Mas nesse caso, isto é, historicamente falando, o luto nesta passagem que justifica o uso de saco é uma resposta direta à supressão do poder católico romano que perseguia aberta e cruelmente qualquer um que falasse da Palavra de Deus em uma maneira confiante. A profecia disse novamente.

Apocalipse 11:7,8, E quando tiverem terminado seu testemunho, a besta que sobe do abismo sem fundo fará guerra contra eles, e os vencerá, e os matará. E os seus corpos mortos jazerão na rua da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o nosso Senhor fora crucificado.

Diz aqui que uma besta se levantará e fará guerra e eventualmente matará as duas testemunhas, certo? O fato é que, quando a Reforma de Martinho Lutero atingiu a França, foi aceita de braços abertos. No entanto, o Papado Católico Romano ficou muito irritado com esta aceitação aberta da Verdade, principalmente porque expôs a eles e à sua profetizada agenda maligna. Então… a Revolução Francesa foi iniciada por agentes de Roma para extinguir ainda mais a verdade. De fato, a revolução foi um movimento totalmente contra qualquer forma de religião. Qualquer pessoa encontrada abraçando a Verdade nas Escrituras foi destruída aberta e completamente. O massacre de Bartolomeu é uma prova evidente desse fato. Os fatos e números históricos podem ser pesquisados ​​no livro “AGE OF REASON”, de Thomas Paine, se quiser investigar. Esse livro estava varrendo a nação naquela época, declarando que a crença em si mesmo acima do Senhor era a coisa certa a fazer. Então, para entender essa profecia, precisamos perguntar: a França fez guerra à Bíblia durante essa Revolução, como a profecia sugere aqui? 

Na data exata de 10 de novembro de 1793, a Assembleia Nacional Francesa decretou em Paris que a religião cristã deveria ser abolida e a Bíblia suprimida a todo custo. Com essa declaração, o Antigo e o Novo Testamento da Bíblia foram profeticamente mortos, tal como a profecia declarava. Você também notou a admissão profética dos artigos que acabei de ler sobre matar a Bíblia? Um dos autores disse que “a Bíblia foi morta na França”. A profecia foi corajosamente cumprida! Mas espere… tem mais.

Durante esta “era ou razão” todas as Bíblias foram queimadas em público para demonstrar a sua completa rejeição do Todo-Poderoso e da Sua vontade. Foi então que a “deusa da razão” inventada pelo Vaticano foi declarada como a verdade durante esse período pelos líderes do movimento. As pessoas realmente se alegraram com o fato de terem tirado a Bíblia de suas vidas. Elas celebraram, enviaram presentes uns aos outros, alegraram-se em grandes multidões. E sim, a profecia viu isso muito antes de seu tempo. Como vimos em Apocalipse 11:10, afirma claramente que: “E aqueles que habitam na terra regozijar-se-ão sobre eles e alegrar-se-ão, e darão presentes uns aos outros; porque estes dois profetas haviam atormentado os que habitam sobre a terra.” Um pensamento preocupante é que isso se parece como hoje, não é? Sempre que você compartilha a Bíblia com algumas pessoas hoje, elas ficam extraordinariamente zangadas com você.

Você se lembra daquele vídeo que coloquei há alguns anos sobre um estudante cristão que foi ridicularizado por seus colegas e professores por ser cristão? Esse mesmo espírito demoníaco está desenfreado hoje.

Ok, voltando, você notou no versículo 8 de Apocalipse 11 que os corpos das duas testemunhas estavam na rua que, “espiritualmente se chama Sodoma e Egito?” A palavra-chave aqui é que eles eram ESPIRITUALMENTE chamados de Sodoma e Egito. Mas por quê? Muitos falsos pregadores gostam de distorcer esse fato profético fora do contexto para obter apoio para a sua heresia profética. Usando simples jurisprudência bíblica pode-se ver o que realmente está sendo dito aqui…

– Egito = “Ateísmo” na profecia porque em Êxodo 5:2 está escrito: “E disse Faraó: Quem é o SENHOR, para que eu obedeça à sua voz para deixar Israel ir? Não conheço o SENHOR, tampouco deixarei Israel ir.” O fato histórico é que a França declarou de fato “Deus morto” na sua Revolução abertamente nas ruas, oralmente e através de vários cartazes, livros e panfletos.

– Sodoma = “Iniquidade” porque em Ezequiel 16:49-50 está escrito: “Eis que esta foi a iniquidade de tua irmã, Sodoma: …nela e em suas filhas,… e cometeram abominação diante de mim;”

O Apocalipse também declara que esta “grande cidade” é também o lugar “onde nosso Senhor foi crucificado”. Como isso se encaixa na profecia?

– A Grande Cidade = “Babilônia”. Pois está escrito em Isaías 14:4,13 que o Senhor proclamou contra Satanás que trabalha através da Babilônia, dizendo que ele era “…o rei da Babilônia, (da) cidade dourada (e) …tens dito em teu coração: Eu ascenderei em direção ao céu. Eu exaltarei meu trono acima das estrelas de Deus.:”

E eles não se declararam acima de Deus a ponto de declararem que a Bíblia foi morta e Deus estava morto naquela época? A representação de Sodoma é definida e confirmada na imoralidade desenfreada que resultou na França depois que a Bíblia foi removida da sociedade. A representação do Egito na profecia também se enquadra nessa época da história. Com a declaração de que “DEUS ESTÁ MORTO” nas ruas da França, as afirmações autoexultantes do Faraó ecoaram ao longo do tempo com uma precisão surpreendente. Observe a seguinte citação que confirma esse desafio…

Que eco claro e preciso é este do Faraó quando ele disse em Êxodo 5:2, “…Quem é o SENHOR, para que eu obedeça à sua voz para deixar Israel ir? Não conheço o SENHOR…”

Esta “era da razão” é o que a História também chama de “Era do terror na França”. Mas o que dizer da declaração feita nessa profecia em relação à “…onde também o nosso Senhor fora crucificado” no versículo 8? A realidade simples aqui é que Jerusalém estava sob o controle de Roma quando crucificou nosso Senhor, assim como a França estava sob o domínio romano no dia em que supostamente mataram Deus. Qualquer pessoa encontrada pregando a Verdade na França foi imediatamente guilhotinada! Na verdade, o sangue correu pelas sarjetas das ruas de homens, mulheres e até crianças que cometeram “certos crimes” que ofenderam os prelados que impulsionaram o ódio do público em geral. Jesus DISSE em Mateus 25:40, “Na verdade eu vos digo que quando o fizestes ao menor destes meus irmãos, a mim o fizestes”, não disse? Assim, tal como mataram o nosso Senhor na mesma sociedade impulsionada pela decadência sob o domínio romano em 31 d.C., eles fizeram a mesma coisa aos Seus seguidores na França sob o domínio romano. Ao fazê-lo, eles realizaram uma duplicação misteriosa com perfeita clareza de que você poderia realmente imaginar seus cadáveres deitados, “…na rua da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o nosso Senhor fora crucificado.”

Agora vamos ao PONTO-CHAVE, ou “argumento decisivo”, como alguns gostam de chamá-lo, que são os TRÊS DIAS E MEIO em que a profecia disse que tudo isso ocorreu. É também por isso que fiz questão de apontar o cálculo da profecia do tempo no início deste sermão. Como lemos anteriormente em Apocalipse 11:11, está escrito que “…após os três dias e meio, o Espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e eles ficaram de pé; e um grande temor caiu sobre aqueles que os viam.”

O fato histórico é que, em novembro de 1793, o governo francês votou a eliminação da religião e a Bíblia foi abolida na França, como acabamos de saber. Após um curto período, o povo começou a perceber que a nação francesa estava prestes a desmoronar devido à estupidez das leis implementadas. Seu comportamento decadente estava literalmente causando estragos em tudo que eles amavam. Eles precisavam de uma forma de evitar que a anarquia se espalhasse como norma; então eles decidiram votar a volta da religião quando tudo o que amavam estava prestes a desaparecer como a pele em uma pilha enferrujada em um ferro-velho. Então, isso levanta a questão. Quantos anos se passaram entre o momento em que proibiram a Bíblia e o momento em que a trouxeram de volta?

  • Novembro de 1793 FRANÇA VOTA RELIGIÃO E BÍBLIA
  • Junho de 1797 FRANÇA VOTA RELIGIÃO E BÍBLIA DE VOLTA

Lembre-se de que, de acordo com Ezequiel 4:6, “…eu tenho designado para ti um dia por cada ano.” E ao falar das duas testemunhas depois de terem sido mortas, Apocalipse 11:11 diz que, “…após os três dias e meio, o Espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e eles ficaram de pé; e um grande temor caiu sobre aqueles que os viam.”

Exatamente TRÊS ANOS E MEIO depois de removerem a Bíblia da sociedade, vemos que a Bíblia voltou à sociedade de uma maneira muito gráfica. O quanto gráfica você pergunta? Apocalipse 11:12 diz: “E eles ouviram uma grande voz do céu, dizendo-lhes: Subam para aqui! E eles subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os contemplaram.”

Como vemos aqui, a Palavra de Deus deveria ascender ao Céu diante dos inimigos do Senhor. Esta linguagem simbólica de Apocalipse 11:12 declara que as duas testemunhas se tornarão grandes e bem conhecidas por todos na terra, incluindo aqueles que a odiavam. Na verdade, Daniel 4:22 confirma isso quando diz: “és tu, ó rei, que cresceste e te tornaste forte; pois a tua grandeza cresceu e alcançou o céu, e o teu domínio até os confins da terra.” O bom senso nos diz que se toda a terra testemunhar essa ascensão, isso significa que os ímpios também estavam cientes.

Então, como a Bíblia ascendeu até onde todos a viam? Fatos históricos confirmam que logo após a Bíblia “voltar à vida” naquele dia, vemos que ela se tornou MUITO GRANDE em todo o mundo. Ou, como Daniel disse, “até os confins da terra”. O que eu quero dizer é…

  • A SOCIEDADE BÍBLICA BRITÂNICA FOI ESTABELECIDA EM 1804
  • A SOCIEDADE BÍBLICA AMERICANA FOI ESTABELECIDA EM 1816
  • MISSÕES ESTRANGEIRAS PROCLAMANDO O EVANGELHO EXPLODIRAM GLOBALMENTE
  • IMPRESSORAS PRODUZIRAM BÍBLIAS AOS MILHÕES EM TODO O GLOBO

Desde aquele dia, a Bíblia continua a ser a campeã de vendas número um em todo o mundo! E durante todo esse tempo de popularidade profetizada da Bíblia, vemos que os ímpios do mundo ficaram perplexos ao observarem como este mero livro foi capaz de glorificar o Deus do Céu desde que o votaram de volta à sociedade! Isso, irmãos e irmãs, é um fato que qualquer pessoa com um pingo de bom senso pode perceber, não importa de que lado da cerca esteja.


Artigo em inglês: The Two Witnesses


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )