Sábado de Perguntas Frequentes

Nesta página…

Nesta página há uma coleção de Perguntas e Respostas que são compartilhadas durante o culto da igreja on-line no “Sábado de Perguntas e Respostas”.

PERGUNTAS FREQUENTES

  1. O que 1 Timóteo 4:4 significa?
  2. Deus sancionou incesto em Gênesis?
  3. O que significa o “Em Nome de Jesus” no final da oração?
  4. Todas as pessoas do Mundo ouvirão a mensagem do Senhor?
  5. O sacerdote Eli se perdeu eternamente ao morrer?
  6. Em Zac. 14:16 o que são essas festas de tabernáculo que faremos na nova terra?
  7. O que Provérbios 10:10 significa? (pisca?)
  8. Alguns morrerão pela fé durante o tempo de angústia?
  9. Em qual verso do antigo testamento foi mencionada a ressurreição de Jesus Cristo?
  10. Quais são as palavras que trará alguém no leito de morte para Cristo?
  11. Quais são as obras dos nicolaítas (Apocalipse 2:6)?
  12. Quais são as doutrinas de Balaão, que ensinou Balaque (Apocalipse 2:14)?
  13. Minha pergunta é como ensinar as crianças sobre o debate da criação/evolução?
  14. Os filhos dos ímpios morrerão na segunda vinda?
  15. Quantos anjos há no céu?
  16. “Ausente do corpo, para estar presente com o Senhor” significa que os Cristãos vão para o céu na morte?
  17. O que significa 2 Tim. 3:6?
  18. João Batista tinha dúvidas sobre Jesus?
  19. O que significa Provérbios 11:15?

N.º 1: O que 1 Timóteo 4:4 significa?

Timóteo 4:3-5: “…proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para ser recebido, com ação de graças, pelos que creem e conhecem a verdade; porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, porque é santificada pela palavra de Deus e pela oração. 

RESPOSTA:

Se você ler o versículo 3, verá que o versículo 4 está falando dos manjares (em algumas versões de bíblia está traduzido como “manjares” outras como “carnes” etc.) “que Deus criou para ser recebido com ações de graças” por Seu povo. E o fato bíblico aqui é que Seu povo NUNCA daria graças por um porco ou qualquer outra carne impura como Levítico 11 ou Deuteronômio 14 fala. Se você também ler o versículo 5, verá que esses manjares são aqueles que são “santificadas” pelo Senhor. E o Senhor nunca santificou porcos ou outros animais imundos. A propósito, alguns acreditam que, se você agradecer por alimentos impuros, Deus permitirá a santificação sobre você ou aquele alimento. No entanto, está escrito em Isaías 66:17: “Aqueles que se santificam e se purificam nos jardins atrás de alguma árvore, no meio, comendo carne de porco, e a abominação, e o camundongo, serão consumidos juntamente, diz o SENHOR”.

N.º 2: Tenho uma pergunta que meu filho me fez há não muito tempo. Ele apenas começou a ler a Bíblia (Versão King James) e terminou de ler Gênesis. Ele me perguntou: “como Deus multiplicou as pessoas apenas com Adão e Eva?” Seus filhos e filhas se casaram e tiveram filhos? Eu não tinha certeza de como responder à pergunta e expliquei que Adão e Eva foram os primeiros humanos que Deus criou e tenho certeza que Ele criou mais pessoas da mesma forma que criou Adão e Eva. Essa é a resposta correta?

RESPOSTA:

As coisas eram mais perfeitas naquela época, e coisas como mutação não seriam um problema como vemos hoje com a consanguinidade. Adão e Eva viveram centenas de anos, assim como seus filhos, porque o ambiente e sua dieta eram perfeitos. Não existe uma declaração definitiva nas Escrituras que diga que seus filhos se casaram, mas quando olhamos para a linhagem dos filhos em Gênesis, vemos que sim, é óbvio que eles se casaram com seus irmãos e irmãs. Sim, parece estranho hoje, mas o Senhor obviamente permitiu e escondeu a estranheza deles para povoar a terra. Na verdade, em nossos dias até o casamento de primos parece estranho, mas depois da inundação isso também foi permitido para repovoar. A verdade é que os israelitas sempre ordenaram que seus filhos procurassem cônjuges dentro de suas tribos ou famílias.

N.º 3: Nós sabemos que nosso Pai falava diretamente com as pessoas no início (algumas). Então Jesus veio sobre a terra (nascimento) e ele também falou, curou, ministrou às pessoas aqui. Então aqui está a minha pergunta – quando falamos ou oramos ao nosso Pai celestial, terminamos no nome de Jesus Cristo. Amém. Mas quando desejo falar com Jesus sobre a vida dele aqui e como me entristece saber como ele foi tratado ou agradecer por seu presente amor redentor etc., então como terminamos a oração ou falamos com ele? Eu termino no nome de Jesus Cristo, mas isso simplesmente não soa bem. Sendo assim, isso está certo ou como devemos terminar uma oração ou quando apenas falamos com nosso Senhor e Salvador amém?

RESPOSTA:

Quando dizemos “em nome de Jesus”, estamos na verdade encerrando a oração com uma declaração afirmando que nosso caráter é semelhante ao de Cristo e por causa de Sua justiça, temos a confiança de que nossas orações são ouvidas. Então, ao orar a Jesus ou ao Pai, ou até mesmo ao Espírito Santo pode ser encerrado da mesma forma, no meu ver.

N.º 4: Ei, eu tenho uma pergunta. No sermão de hoje, estávamos falando sobre o Alto Clamor, e como ele se espalharia por todo o mundo, então eu estava me perguntando, todas as pessoas do mundo ouvirão a mensagem antes que Cristo volte?

RESPOSTA:

Sim, a profecia afirma claramente em Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, como testemunho para todas as nações; e então virá o fim” Nunca antes na história da humanidade isso foi possível até agora. Por exemplo, os satélites transmitem o Evangelho a verdadeiramente bilhões de televisores todos os dias de um lado do planeta ao outro. As ondas de rádio transmitem a mensagem de Jesus em todo o mundo instantaneamente com mais densidade do que nunca na história do rádio, graças à maneira como o rádio de ondas curtas pode circundar o globo de praticamente qualquer lugar. A própria Bíblia tem sido o best-seller número desde que começaram a rastrear a venda de livros. Pregadores de todas as esferas da vida estão pregando o evangelho desde as regiões mais sombrias da África até os elevados Alpes da Suíça. Os Cristãos em todo o mundo sempre compartilharam as boas novas com familiares, amigos, colegas de trabalho e estranhos no trabalho ou no lazer. Esses mesmos Cristãos têm distribuído folhetos, livretos, Bíblias, Bíblias de bolso, comentários, sermões impressos, boletins informativos, estudos bíblicos, fitas cassete, fitas de vídeo etc. E agora, graças à Internet, a mensagem do Evangelho está sendo transmitida por sites, animações em FLASH, dentro de salas de bate-papo, mensagens privadas, bem como e-mail! A lista é realmente infinita de todos os métodos que o Senhor está usando para cumprir essa profecia hoje.

N.º 5: “O sacerdote Eli estava perdido? Devido a ele NÃO restringir seus filhos Hofni e Fineias?”

RESPOSTA:

Vou deixar o Espírito de Profecia responder esta…

“A arca de Deus foi tomada”, Eli cambaleou de angústia sobre sua cadeira, caiu para trás e morreu. Ele partilhou da ira de Deus que viera sobre seus filhos. Era culpado em grande medida de suas transgressões, porque criminosamente negligenciara reprimi-los. A captura da arca de Deus pelos filisteus foi considerada a maior calamidade que podia acontecer a Israel. A esposa de Finéias, prestes a morrer, chamou a seu filho Icabode, dizendo: “Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus”. HR pág. 187.

Não estou 100% certo do que você está perguntando aqui, irmã. Acho que você está perguntando se Eli está condenado por negligenciar seus filhos e, pelo que vejo, sim, parece que sim. Mas vou deixar EGW responder a essa… Vimos o resultado da bondade equivocada de Eli – morte para o pai indulgente, ruína e morte para seus filhos perversos e destruição para milhares em Israel. O próprio Senhor decretou que pelos pecados dos filhos de Eli nenhuma expiação deveria ser feita por sacrifício ou oferta para sempre. Quão grande, quão lamentável foi sua queda – homens sobre os quais repousavam responsabilidades sagradas, proscritos, banidos da misericórdia por um Deus justo e santo! {2BC 1010,1}

Tal é a terrível ceifa da colheita semeada quando os pais negligenciam suas responsabilidades dadas por Deus – quando permitem que Satanás ocupe o campo que eles próprios deveriam ter semeado cuidadosamente com a preciosa semente de virtude, verdade e justiça. Se apenas o pai ou apenas mãe negligencia o dever, o resultado será visto no caráter dos filhos; se ambos falharem, quão grande será sua responsabilidade perante Deus! Como eles podem escapar da condenação daqueles que destroem a alma de seus filhos? (RH 30 de agosto de 1881); {2BC 1010,2}.

As transgressões dos filhos de Eli eram tão ousadas, tão insultantes para um Deus santo, que nenhum sacrifício poderia expiar tal transgressão deliberada. Esses sacerdotes pecadores profanaram os sacrifícios que representavam o Filho de Deus. E por sua conduta blasfema eles estavam pisoteando o sangue da expiação, do qual derivava a virtude de todos os sacrifícios. {1SOP 402,1}

N.º 6: Em Zacarias 14:16, o que são essas festas de tabernáculo… que manteremos na nova terra?

Zacarias 14:16: E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.

RESPOSTA:

Como sabemos, Colossenses capítulo 2 declara que os dias de festa apontavam para a mensagem do Evangelho e foram eliminados na cruz porque realmente pregamos a mensagem do Evangelho agora. Na verdade, a adoração do Evangelho pode ser vista hoje como representada na celebração da festa dos tabernáculos nos tempos do Antigo Testamento.

O evangelho de Cristo reflete a glória da era judaica. Ilumina toda a economia judaica e dá significado à lei cerimonial. O tabernáculo, ou templo, de Deus na terra era um padrão do original no céu. Todas as cerimônias da lei judaica eram proféticas, típicas dos mistérios do plano de redenção; {6BC 1095,5}.

Portanto, a cada dia que um Cristão vive sua vida, pode-se testemunhar a guarda da festa dos tabernáculos em como eles obedecem e proclamam a mensagem do Evangelho.

Ao falar das ordenanças judaicas, o Espírito de Profecia diz…

“Esta ordenança não fala tão amplamente à capacidade intelectual do homem quanto ao seu coração. Sua natureza moral e espiritual precisa disso. Se Seus discípulos não precisassem disso, não teria sido deixado para eles como a última ordenança estabelecida por Cristo em conexão com, e incluindo, a última ceia. Era desejo de Cristo deixar aos Seus discípulos uma ordenança que faria por eles exatamente o que eles precisavam – que serviria para separá-los dos ritos e cerimônias que eles haviam até então se envolvido como essenciais, e em que a recepção do evangelho não mais fazia nenhuma força. Continuar esses rituais seria um insulto a Jeová. Comer do corpo e beber o sangue de Cristo, não apenas no serviço sacramental, mas participar diariamente do pão da vida para saciar a fome da alma, seria receber Sua Palavra e fazer Sua vontade (RH, 14 de junho, 1898); {5BC 1139,6}.

N.º 7: O que Provérbios 10:10 significa? (pisca?)

Provérbios 10:10: “Aquele que pisca com os olhos causa tristeza, mas o tolo tagarela cairá”.

RESPOSTA:

Pelo que posso ver, piscar no Antigo Testamento está sempre associado a fazer mal a alguém.

Jó 15:12: “Por que teu coração te leva, e por que piscam os teus olhos?”, Salmos 35:19: “Não deixes que aqueles que são meus inimigos erradamente se regozijem sobre mim; nem deixes que pisquem o olho os que me odeiam sem causa”. Provérbios 6:13: “Ele pisca com seus olhos, fala com os pés e ensina com os dedos”;

Sabemos que Deus pisca em nossos momentos de ignorância, da mesma forma que alguns piscam ou ignoram o que as pessoas fazem. Em vez de alertá-los do perigo, eles fofocam sobre eles.

N.º 8: Minha pergunta é a seguinte: haverá alguns que serão mortos pela fé durante o breve tempo de angústia que antecede as pragas? Eu ouvi alguns pastores dizerem que nenhum Cristão morrerá naquela época.

RESPOSTA:

Sim, muitos morrerão por sua fé durante o tempo de angústia antes do tempo da angústia de Jacó. Esses são aqueles mencionados em Apocalipse 20.

Apocalipse 20:4: “E eu vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e julgamento foi-lhes dado; e eu vi as almas daqueles que foram decapitados pelo testemunho de Jesus, e por causa da palavra de Deus, e que não haviam adorado a besta, nem a sua imagem, e nem haviam recebido sua marca em suas testas ou em suas mãos; e eles viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”.

Esta passagem está obviamente falando dos últimos dias porque a marca da besta é mencionada. A banda de Gideão (144.000), no entanto, nunca verá a morte. São aqueles que passam pelas pragas e glorificam a Cristo perante o Universo. Uma vez que as pragas começam, o martírio “real” irá parar porque não terá mais um propósito. Muitos que morrem por sua fé afetam outros que testemunham sua fé e eles também se tornam Cristãos. Após as pragas começarem, isso significa que o censor foi abandonado por Cristo e a proclamação terá sido feita, o que está registrado em Apocalipse 22:11 onde está escrito: “Aquele que é injusto, continue sendo injusto; e aquele que é impuro, continue sendo impuro; e aquele que é justo, continue sendo justo; e aquele que é santo, continue sendo santo”. Em outras palavras, ninguém pode mais ser salvo, portanto, para um Cristão morrer por sua fé a partir de então não terá nenhum propósito no Céu na forma de ganhar almas.

N.º 9: Recebi uma pergunta com a qual preciso de ajuda. Em que versículo do antigo testamento foi mencionada a ressurreição de Jesus Cristo?

RESPOSTA:

Salmos 16:10, “Porque tu não deixarás minha alma no inferno, nem farás com que o teu Santo veja corrupção”.

N.º 10: Se alguém está morrendo, quais são as palavras que nosso Senhor gostaria que disséssemos ou pedíssemos para que estivessem no reino com nosso Senhor? Espero estar fazendo a pergunta certa, mas isso é o que minha aluna queria saber, o que ela deveria fazer em um caso como esse.

RESPOSTA:

Não existem palavras especiais que trarão alguém à salvação. Tudo o que podemos fazer é compartilhar nossa fé dentro e fora da estação com o maior número possível. Então, cabe ao Espírito Santo convencer o coração.

N.º 11: Quais são as obras dos nicolaítas (Apocalipse 2:6)?

RESPOSTA:

Pelo que minha pesquisa mostrou, os principais frutos dos nicolaítas foram eles misturar o paganismo com o Cristianismo. É por isso que o termo nicolaítas é definido no Dicionário de Strong como “destruição do povo”. A “salvação no pecado” também é fruto dos nicolaítas. Isso é fruto do catolicismo, bem como de todas as igrejas que agora se maravilharam após a besta. Eles pregam que você pode ser salvo em seus pecados ao invés de A PARTIR DE seus pecados.

N.º 12: Quais são as doutrinas de Balaão, que ensinou Balaque (Apocalipse 2:14)?

RESPOSTA:

A doutrina de Balaão = ecumenicalismo/comunhão com descrentes para ganho

NOTA: foram oferecidos ao profeta Balaão riqueza e honra se ele fizesse o que ele sabia que Deus não desejava. É claro que Balaão não foi capaz de amaldiçoar Israel, mas conseguiu convencê-los a estar em um jugo desigual.

Números 22:16-17, “E eles vieram até Balaão e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Peço-te que não deixes de vir até mim, porque grandemente te honrarei, e farei tudo o que me disseres. Portanto, vem, peço-te, amaldiçoa este povo”.

Números 25:1-3, “E Israel habitou em Sitim, e o povo começou a se prostituir com as filhas de Moabe. E Israel se uniu a Baal-Peor, e a ira do SENHOR se acendeu contra Israel. E Israel se uniu a Baal-Peor, e a ira do SENHOR se acendeu contra Israel”.

Números 31:16, “Eis que elas fizeram com que os filhos de Israel, por conselho de Balaão, transgredissem contra o SENHOR, no assunto de Peor, e ali houve uma praga entre a congregação do SENHOR”.

A sorte de Balaão foi semelhante à de Judas, e o caráter deles tem pronunciada semelhança entre si. Ambos estes homens experimentaram unir-se ao serviço de Deus e de Mamom, e defrontaram com malogro completo. Balaão reconhecia o verdadeiro Deus, e professava servi-Lo; Judas cria em Jesus como o Messias, e uniu-se com Seus seguidores. Mas Balaão esperava fazer do serviço de Jeová a escada pela qual adquirisse riquezas e honras mundanas; e, fracassando nisto, tropeçou, caiu, e foi quebrado. Judas esperava pela sua ligação com Cristo conseguir riqueza e posição naquele reino terrestre que, como acreditava, o Messias estava prestes a estabelecer. O malogro de suas esperanças impeliu-o à apostasia e ruína. Tanto Balaão como Judas haviam recebido grande luz e desfrutado privilégios especiais; mas um simples pecado que era acalentado lhes envenenou todo o caráter, e ocasionou a destruição de ambos {PP, pág. 410}. Em outras palavras… Balaão e Judas eram semelhantes da mesma forma que os pregadores da prosperidade de hoje. Eles queriam o dinheiro.

N.º 13: Minha pergunta é como ensinar as crianças sobre o debate criação/evolução… gostaria apenas de sugestões gerais.

RESPOSTA:

Na verdade, não há debate agora que a Ciência Moderna provou que a posição evolucionária está 100% errada. Veja a página sobre a criação para obter mais informações sobre o tópico.

N.º 14: Quando Deus chegar na 2ª vinda, as crianças pequenas e os bebês também serão mortos ou as pessoas estarão inférteis e não haverá filhos? Como Saul que deveria matar todos os amalequitas até mesmo os gados. Então as crianças eram corruptas como os pais?

RESPOSTA:

O rei Davi também foi instruído a matar homens, mulheres e crianças. Sim, as crianças deveriam morrer porque o Senhor conhece o fim desde o princípio. Ele sabe que os métodos que os pais usaram para criar os filhos já os destruíram espiritualmente.

N.º 15: Quantos anjos existem no céu?

RESPOSTA:

Nenhum homem vivo tem qualquer pista. Tudo o que sabemos é o que a Palavra diz sobre isto… Apocalipse 5:11: “E eu olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e o número deles era dez mil, vezes dez mil, e milhares de milhares”;


N.º 16: Muitas pessoas me dizem que “estar ausente do corpo e estar presente com o Senhor” significa que os Cristãos vão para o céu na morte. Isso é verdade?

RESPOSTA:

O versículo de que falam é…

  • 2 Coríntios 5:8, “Nós estamos confiantes, eu digo, e dispostos antes a estar ausentes do corpo, e estar presentes com o Senhor”.

MUITOS usam esta passagem como base de “prova” de que, porque diz “estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor”, deve significar que Paulo está defendendo a vida após a morte imediata. Um ponto que muitos perdem em relação a esta passagem é o fato de que Paulo está comentando sobre a natureza carnal das pessoas que deveriam estar “ausentes” para andar “no Senhor” como Cristãos verdadeiros e obedientes. Com isso dito, essas duas próximas passagens declaram Paulo morto e falando da sepultura?

  • 1 Coríntios 5:3, “Pois eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se eu estivesse presente, a respeito daquele que fez tal ato”,
  • Colossenses 2:5, “Porque ainda que esteja ausente quanto ao corpo, ainda estou convosco em espírito, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo”.

O significado é óbvio quando tomado no contexto do que está escrito. Estar ausente do corpo é negar a carne e, portanto, estar presente com o Senhor enquanto andamos no Espírito. Romanos 6:6-8 coloca isso muito claramente quando diz, “sabendo isto, que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado pudesse ser destruído, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que morreu está liberto do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele; E João 3:6 diz, O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito“. E não vamos esquecer que Romanos 8:1 diz, Portanto, agora nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito“.

Mas para ilustrar melhor este fato. Precisamos olhar para o que aconteceu em João capítulo 11. Se os crentes em Cristo vão imediatamente para o céu no segundo em que morrem, então devo fazer três perguntas.

#1, por que Jesus seria tão cruel com Lázaro, que supostamente já estava no esplendor celestial por quatro dias inteiros? Eu digo cruel porque Jesus O ressuscitou dos mortos e Lázaro, segundo aqueles que pregam a vida imediata após a morte, forçado a deixar o esplendor e a paz eterna e a beleza do Céu para voltar a este planeta escuro e sombrio cheio de pecado e tentação?

#2 Se Lázaro já estivesse no céu de acordo com alguns, se ele entrasse em uma vida de pecado, ele iria para o inferno quando morresse novamente?

#3 Se Lázaro realmente foi para o céu e passou quatro dias lá, por que a Palavra de Deus não descreve o que ele viu enquanto estava lá? Os patriarcas e profetas não o descrevem quando estão lá em visão?


N.º 17: O que significa 2 Tim. 3:6?

RESPOSTA:

Quando lido no contexto, é isso que diz 2 Tim. 3:6:

  • 2 Timóteo 3:1-6: “Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias perigosos tempos sobrevirão; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, orgulhosos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, falsos acusadores, incontinentes, cruéis, inimigos daqueles que são bons, traidores, obstinados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o poder dela. Destes, afasta-te. Porque deles fazem parte os que entram sorrateiramente nas casas e levam cativas mulheres tolas carregadas de pecados, levadas por várias concupiscências,”

Nos versículos 1-5, fala sobre as pessoas ímpias de hoje que afirmam ser Cristãos que proclamam ser piedosas, mas na verdade estão negando o poder de Deus para fazer praticamente tudo, desde libertá-los de vícios até ajudá-los a encontrar um trabalho que não os forçará a violar o Sábado, bem como uma multidão de outros pecados. Muitos assim chamados Cristãos adoram a Cristo apenas de boca em boca. Como os cinco versículos descrevem, eles fazem tudo o que vemos as igrejas fazendo hoje. Existem até mesmo alguns homossexuais que afirmam ser Cristãos como esta passagem predisse. Algo tão insano nunca seria acreditado há 30 anos. Mas hoje, existem algumas igrejas que favorecem a homossexualidade.

Quando olhamos para os primeiros cinco versículos e como retratam a sociedade de hoje, e então lemos o versículo 6, é fácil ver que se nós não nos “retirarmos desses” eles irão se infiltrar em nossas casas como nós os consideramos confiável e convencer essas almas tolas que são facilmente desencaminhadas em todos os tipos de pecados diferentes.

Por exemplo… Um padre católico romano que provavelmente está familiarizado com todos os pecados listados nos primeiros cinco versículos como sendo parte de sua vida, esse homem seria visto por algumas pessoas como piedoso. Como Timóteo está afirmando, ele pode em seguida entrar de surpresa. A razão pela qual a mulher, ou “igreja” parece boba, é porque é simplesmente bobo que ela se apaixone por alguém tão obviamente pecaminoso. Se tivessem lido a Bíblia, não seriam considerados tolos, mas sábios. Assim, o homem rasteja ou se esgueira para dentro de casa e, por ser confiável, leva as pessoas ao cativeiro do pecado.

N.º 18: Eu queria saber se você sabe por que João Batista enviou seus discípulos para perguntar a Jesus: “És tu aquele que havia de vir, ou aguardamos outro?” quando João disse que Jesus era o “Cordeiro de Deus” anteriormente.

RESPOSTA:

Quanto a João Batista. Ele era apenas um irmão normal em Cristo como muitos hoje. Quando preso, ele ficou um pouco desencorajado, como alguns ficarão nas provações e tribulações futuras. A verdade é que, até onde posso ver, isso foi permitido pelo Senhor para nosso benefício nos últimos anos, quando vemos como Jesus respondeu à pergunta de João. Isso traz encorajamento para aqueles de nós que sofrerão muito pelo Senhor, como fez João. Só porque estamos em uma grave provação como João estava, não devemos esquecer tudo o que Cristo já fez por nós na vida. A fé nos ensina que podemos usar nossas experiências passadas com o Senhor para construir aquele alicerce firme de que precisaremos quando estivermos em perigo, como aconteceu com João. Quando os homens de João vieram a Jesus, Ele os lembrou do que já havia feito. Ele disse: “…Ide, e mostrai a João novamente as coisas que ouvis e vedes: Os cegos recebem a sua visão, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é pregado o evangelho. E abençoado é aquele que não se ofender em mim” (Mateus 11:4-6).

É por isso que tenho uma lista pessoal de louvores. Há momentos em que preciso ser lembrado do que meu Senhor fez por mim no passado. À medida que a provação vem, especialmente as grandes, todos nós temos a tendência de nos concentrarmos na provação próxima, em vez da mão evidente do Senhor em nossas vidas. Abençoa meu coração ver que João Batista era um cara normal como eu, sujeito à carne. Com demasiada frequência, temos a tendência de olhar tanto para os patriarcas quanto para os profetas na Palavra como se fossem super-humanos com poderes especiais. Mas eles, como nós, não são nada sem Cristo. Então, quando vejo João desanimado e vejo como Jesus o lembrou do que Ele fez no passado, isso abençoa muito meu coração quando sou lembrado do que meu Senhor fez por mim no meu passado enquanto viajo por minha provação.


N.º 19: Eu estava lendo o livro de Provérbios outro dia: por favor, você poderia me explicar o significado deste versículo:

Prov. 11:15, “Aquele que é fiador de um estranho deve ser esperto para isso, e aquele que odeia a fiança estará seguro”.

RESPOSTA:

Fiança no contexto desta passagem é semelhante ao que chamamos de co-assinatura hoje. Não está dizendo que é uma coisa ruim de se fazer, mas devemos ter cuidado ao fazer isso, porque mais tarde na vida, se aquele que tomou o empréstimo não puder pagar, o deixará com a dívida. O versículo termina com o fato de que aqueles que evitam tais práticas não terão problemas nesta área da vida.

O “ESTRANHO” nesta passagem está, é claro, afirmando que assinar com um não-crente é mais do que provável que cause um problema mais tarde. Ao passo que, ao ajudar um irmão, você geralmente não tem problemas como esse. Um verdadeiro filho de Deus é honesto e direto em todas as suas ações.

A Irmã White disse: Vi que Deus estava desgostoso com Seu povo por se tornarem fiadores de incrédulos. Minha atenção foi dirigida para estes textos: “Não estejas entre os que dão as mãos, e entre os que ficam por fiadores de dívidas.” Provérbios 22:26. “De certo sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que aborrece a fiança estará seguro.” Provérbios 11:15. Mordomos infiéis! Empenham aquilo que pertence a outro — seu Pai celeste — e Satanás está a postos para ajudar seus filhos a arrebatá-lo de suas mãos. Os observadores do sábado não devem ser sócios dos incrédulos. O povo de Deus confia demasiado nas palavras dos estranhos, e buscam-lhes o conselho, quando não o devem fazer. O inimigo os torna agentes seus, e por intermédio deles trabalha para desconcertar os filhos de Deus, e os prejudicar {T1, pág. 200}.


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *