Teologia da Substituição

Teologia da Substituição?

Muitos afirmam até hoje que os cristãos não são de forma alguma a substituição dos judeus rebeldes como o povo escolhido. Mas a Bíblia realmente confirma do Antigo ao Novo Testamento que eles são.

Foi profetizado:

  • Gênesis 49:10, O cetro não se afastará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló. E a ele se congregarão os povos.
  • Oséias 2:23, E a semearei para mim na terra, e terei misericórdia dela, que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e eles dirão: Tu és meu Deus.
  • Jeremias 17:3, Ó meu monte no campo, eu darei teus bens materiais e todos os teus tesouros por despojo, e teus lugares elevados por causa do pecado, em todos os teus limites.
  • Jeremias 17:4, Assim, tu mesmo, irás abandonar a tua herança, que eu te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos em uma terra que tu não conheces, pois vós ateastes fogo em minha ira, que queimará para sempre.
  • Jeremias 31:36, Se aquelas ordenanças desviarem-se de diante de mim, diz o SENHOR, então a semente de Israel também deixará de ser uma nação diante de mim para sempre.
  • Jeremias 31:37, Assim diz o SENHOR: Se o céu acima pode ser medido, e os alicerces da terra explorados abaixo, eu também rejeitarei toda a semente de Israel, por tudo o que eles fizeram, diz o SENHOR..

Jesus então repetiu:

  • Mateus 21:43, Portanto eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.

Os apóstolos mais tarde confirmaram:

  • Atos 13:46, Então Paulo e Barnabé, de forma ousada, disseram: Era necessário que a vós se pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos julgais não dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.
  • Atos 15:14-17, “Simão declarou como Deus primeiro visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: Depois disto, eu voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; e o edificarei novamente das suas ruínas e eu o estabelecerei; para que o resto dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas.”

Também disse há muito tempo em Amós 9:11-12, que “Naquele dia eu levantarei o tabernáculo caído de Davi, e fecharei as suas brechas; e levantarei as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; para que eles possuam o restante de Edom, e de todos os pagãos, que são chamados pelo meu nome, diz o ­SENHOR, que faz essas coisas;”

A maioria não percebe que foi profetizado há muito tempo que aqueles “fora do acampamento” se tornariam dignos de buscar o Senhor. Jesus abordou isso em Sua parábola sobre a festa de casamento quando disse o seguinte em Mateus 22:1-14, “E respondendo Jesus, novamente lhes falou em parábolas, dizendo: O reino do céu é semelhante a um certo rei, que fez as bodas de seu filho, e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Mais uma vez, ele enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e meus cevados estão mortos, e todas as coisas estão prontas; vinde às bodas. Mas eles, fazendo pouco caso, seguiram os seus caminhos, um para sua fazenda, outro para o seu negócio. E os outros, tomaram os seus servos, os maltrataram e mataram. Mas, ouvindo disso o rei, irou-se, e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles assassinos, e incendiou a sua cidade. Então ele diz aos servos: As bodas estão preparadas, mas os que foram convidados não eram dignos. Ide, pois, às estradas, e convidai para as bodas todos quantos encontrardes. E os servos, saindo pelas estradas, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e o casamento ficou cheio de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava com veste de casamento. E ele disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste de casamento? E ele emudeceu. Então disse o rei aos servos: Amarrai os seus pés e mãos, levai-o embora, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.”

Muitos judeus hoje ainda afirmam que Jesus nunca falou dos judeus como sendo dignos de substituição. Quando esta parábola é compartilhada, eles simplesmente zombam dela. Mas, há ainda outra parábola que Jesus compartilha e a Palavra diz claramente que os judeus sabiam de fato que Ele estava falando sobre eles. Está escrito em Lucas 20:9-19, “Então, ele começou a falar ao povo esta parábola: Certo homem plantou uma vinha, e arrendou-a a uns lavradores, e foi para uma terra distante por muito tempo. E, no devido tempo, enviou um servo aos lavradores, para que lhe dessem dos frutos da vinha; mas os lavradores, espancando-o, mandaram-no embora vazio. E novamente ele enviou outro servo; e eles também o espancaram, e o insultaram e o mandaram embora vazio. E ele enviou novamente um terceiro; e eles também feriram a este, e o expulsaram. Então, disse o senhor da vinha: O que eu farei? Enviarei o meu filho amado; talvez, vendo-o, o respeitem. Mas, vendo-o os lavradores, eles arrazoaram entre si dizendo: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, para que a herança seja nossa. Assim, eles lançaram-no fora da vinha, e o mataram. O que lhes fará, pois, o senhor da vinha? Ele virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. E, ouvindo eles isso, disseram: Deus o proíba! E ele observando-os, disse: Então, o que é isto que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a cabeça de esquina? Qualquer que cair sobre aquela pedra será despedaçado, mas naquele em que ela cair, ela triturará ao pó. E os principais sacerdotes e os escribas procuraram lançar mão dele naquela mesma hora, mas eles temiam o povo; pois perceberam que ele tinha falado a parábola contra eles.”

Também foi profetizado:

Oséias 1:9; 5:5,6; 8:2-4; 9:15-17, “E disse Deus: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus. O orgulho de Israel testificará no seu rosto; portanto, Israel e Efraim cairão em sua iniquidade, e Judá cairá juntamente com eles. Então, irão com os seus rebanhos, e com o seu gado, para buscarem ao SENHOR, mas não o acharão; ele se retirou deles. Israel clamará a mim: Deus meu, nós conhecemos a ti! Israel rejeitou o que é bom; o inimigo irá persegui-lo. Eles instituíram reis, mas não por mim; fizeram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos. Toda a sua maldade está em Gilgal, porque ali os odiei; por causa da maldade das suas obras os lançarei para fora de minha casa. Não os amarei mais; todos os seus príncipes são rebeldes. Efraim está ferido, sua raiz está seca; não darão fruto; sim, ainda que gerem, matarei até os frutos queridos do seu ventre. O meu Deus os rejeitará, porque não o ouviram, e serão andarilhos entre as nações.

Até hoje, a maioria das tribos não pode ser identificada em nenhum local específico. Os judeus estão agora em todas as nações da terra. Na verdade, muitos não têm ideia de que podem ter linhagens judaicas. Casamentos mistos e constantes peregrinações permitiram o cumprimento dessa profecia em grande escala. 

Versículos adicionais confirmando a teologia da substituição:

À medida que o tempo passa e meus estudos continuam diariamente, tenho certeza de que encontrarei mais e mais declarações na Palavra de nosso Deus confirmando que a teologia da substituição é não apenas doutrinariamente sólida, mas também profética. De fato, outro dia, em meus estudos pessoais, pude constatar o seguinte:

  • 1 Samuel 2:30, “Por isso o ­SENHOR Deus de Israel diz: Eu disse, verdadeiramente, que a tua casa, e a casa de teu pai, deveria andar diante de mim para sempre; mas, agora, o ­SENHOR diz: Esteja isso longe de mim; pois honrarei os que me honram, e aqueles que me desprezam serão pouco estimados.”
  • Romanos 9:30-31, “O que diremos então? Que os gentios, que não seguiam a justiça, alcançaram justiça, a justiça que é pela fé. Mas Israel, que seguia a lei da justiça, não alcançou a lei da justiça.”

Em outras palavras, teremos agora um problema de que os gentios não escolhidos que se tornaram escolhidos e os israelitas escolhidos escolheram se tornar não escolhidos devido à rebelião e apostasia flagrante?

  • Romanos 11:1,2, “Então, eu digo: Rejeitou Deus o seu povo? De forma alguma! Porque eu também sou israelita, da semente de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a escritura diz de Elias, como ele intercede a Deus contra Israel, dizendo:”

Paulo faz uma boa observação aqui. Muitos judeus dizem que a teologia da substituição é uma mentira. Mas como Paulo sugere nesta passagem, ele nunca deixou suas raízes judaicas. A única diferença entre ele e os judeus perdidos é que ele escolheu acreditar que Jesus é o Messias. Então, na verdade, Deus nunca os substituiu, eles fizeram tudo por conta própria.

  • 1 João 2:23, “Qualquer que nega o Filho, o mesmo não tem o Pai; [mas] aquele que reconhece o Filho, tem o Pai também.”

Tantos pregadores, professores, políticos e repórteres hoje declaram que os judeus ainda são o povo escolhido de Deus porque afirmam exaltar o Pai Celestial e obedecê-lo. Mas é claramente afirmado aqui por João que aqueles que negam o Filho de Deus não têm o Pai em seus corações ou compreensão. De fato, o versículo anterior que conduz a este diz em 1 João 2:22: “Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Ele é anticristo, que nega o Pai e o Filho.”

No contexto, isso está falando dos “muitos anticristos” que virão sobre o mundo nos últimos dias e, como vemos aqui, de acordo com o apóstolo João, os judeus estão de fato sendo contados nesse número.

  • 1 Coríntios 12:3, “Por isso, eu vos quero fazer entender que nenhum homem falando pelo Espírito de Deus chama Jesus de amaldiçoado. E que nenhum homem pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Santo Espírito.”

Olhando para os judeus que se declaram o povo escolhido de Deus hoje, bem como ao longo de sua longa história; no entanto, se você já leu o Talmude da Babilônia, saberia o quão repugnantemente eles falam de Jesus Cristo, bem como o chamam de amaldiçoado em seus escritos “sagrados”. Não vou repetir as palavras blasfemas aqui, é claro, pois muitas delas são bastante vis e vulgares; mas o menor de seus males é quando de fato eles declaram nosso Senhor, Salvador, Criador e Rei Jesus “amaldiçoado”, o que então automaticamente declara que eles não podem ser o povo escolhido de Deus. Pois negar o Filho de Deus é declarar que o Pai é tão maligno quanto a versão deles de Jesus. Vendo como Ele e Seu Pai estão de acordo, não há como separar os dois em amá-los ou odiá-los.

Veja também esta crescente pilha de versículos:

1 Samuel 2:302 Reis 17:18-231 Crônicas 28:82 Crônicas 7:7-22Salmos 22:30-31Isaías 49:550:165:1-3Jeremias 17:419:1122:2423:3931:36Daniel 9:27Oséias 1:6-102:216-235:5-68:2-49:15-17Amós 5:2Malaquias 1:4, Mateus 21:1921:41-4323:38-39Marcos 11:1412:9-12Lucas 13:914:21-2420:9-19Atos 22:22-30Romanos 9:2611:1-511:19Gálatas 3:14 e 1 João 2:23.


PARA MAIS INFORMAÇÕES sobre o que a Bíblia diz claramente sobre quem é o verdadeiro Israel, clique aqui.


Artigo em inglês: https://remanescentedosetimodia.org/en/replacement-theology


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *