A Ceia como Deus prefere

A Ceia como Deus prefere

Como não compreendestes que eu não vos falei a respeito do pão, mas que tivessem cuidado do fermento dos fariseus e dos saduceus? Então compreenderam de que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus. Mateus 16:11-12


No ano de 1215 d.C., o Papa Inocêncio III decretou a doutrina da transubstanciação. Esta é a doutrina que afirma que o sacerdote tem a capacidade de realizar o milagre de transformar a hóstia no corpo de Jesus Cristo para que todos os católicos recebam como ceia. Cinco anos depois, em 1220 d.C., o Papa Honório sancionou a adoração da hóstia como doutrina.


Lucas 22:19, 20, E ele tomando o pão, e tendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isso em memória de mim. Semelhantemente também o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.


Estes são dois versículos que foram realmente tirados do contexto. Como católico devoto, eu realmente acreditava que o padre tinha a capacidade de transformar a hóstia no corpo de Jesus toda vez que eu ia à missa. Muitas pessoas de todas as outras igrejas tentaram repetidas vezes explicar-me que Jesus estava falando de uma forma simbólica quando disse que o pão era a Sua carne e o vinho era o Seu sangue. Mas eu não quis participar da explicação deles. Embora eu tinha lido João 6:35 sobre como “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim nunca terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede…”, percebi que Jesus estava dizendo que Ele era o sentido da vida. Mas rapidamente deixei isso de lado porque não queria acreditar que minha igreja estava errada. Isso significaria que Jesus não estava realmente pedindo que O comêssemos como um canibal come sua presa. Entretanto, a leitura de João 1:14 nos faz perceber que “…E a Palavra se fez carne, e habitou entre nós…” Portanto, quando Jesus disse que devemos comer Sua carne, na verdade Ele quis dizer: “Devemos comer Sua Palavra”. Mas eu ainda estava confuso. Foi só quando li Jeremias 15:16 que entendi: “Tuas palavras foram encontradas e eu as comi. E tua palavra foi para mim a alegria e júbilo do meu coração…” Isso também foi confirmado em meu coração quando li esses versículos:

Apocalipse 10:8-9, “E a voz que eu ouvi do céu falou comigo novamente, e disse: Vai e toma o pequeno livro que está aberto na mão do anjo que esteve em pé sobre o mar e sobre a terra. E eu fui até o anjo, e lhe disse: Dá-me o pequeno livro. E ele me disse: Toma-o e come-o; e ele fará teu ventre amargo, mas em tua boca será doce como o mel.”

Ezequiel 2:8-9, “Mas tu, filho do homem, ouve o que eu digo a ti: Não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou. E quando eu olhei, eis que uma mão me foi enviada, e eis que um rolo de livro estava nela.”

Ezequiel 3:1-3, “Além disso, ele me disse: Filho do homem, come o que tu encontrares; come este rolo, e vai falar à casa de Israel. Assim, eu abri a minha boca, e ele me fez comer aquele rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas com este rolo que eu te dou. Então eu o comi, e era na minha boca como o mel para a doçura.”

Salmos 119:103, “Quão doces são as tuas palavras ao meu gosto! Sim, mais doces do que o mel à minha boca!”

Hebreus 6:5, “e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo que há de vir.”

Salmos 34:8, “Ó, provai e vede que o SENHOR é bom; abençoado é o homem que confia nele.”

Jeremias 15:16, “Tuas palavras foram encontradas e eu as comi. E tua palavra foi para mim a alegria e júbilo do meu coração, pois eu sou chamado pelo teu nome, ó SENHOR Deus dos Exércitos.”

Será que a igreja católica está tendo dificuldades para entender o que Jesus quis dizer quando afirmou que Ele é o pão da vida? Isso não é incomum, mesmo naquela época “Portanto, os judeus discutiram entre si, dizendo: Como poderia nos dar este homem a sua carne para comer?” (João 6:52). E, infelizmente, sim, até mesmo “Portanto, muitos dos seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Este é um discurso duro, quem o pode ouvir?” (João 6:60). E por não conseguirem entender o que Jesus queria dizer, lemos que “Desde daquele momento, muitos dos seus discípulos retrocederam, e não andavam mais com ele.” (João 6:66). E até hoje as pessoas em todo o mundo ainda adoram a hóstia como Jesus encarnado. O Todo-Poderoso não precisa ser colocado em uma hóstia para ser adorado. A Bíblia nos diz claramente que “Deus é um Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.” (João 4:24). De fato, no versículo 58 de João 6, vemos Jesus até mesmo explicando a eles que esse “comer do pão” não é “como vossos pais comeram o maná, e morreram; quem comer este pão viverá para sempre”. O fato de Jesus explicar sem rodeios que o tipo de comer pão de que Ele está falando não é, de forma alguma, como “comer maná”, é um fato evidente que, infelizmente, apenas um homem natural, desprovido da Verdade Celestial, pode não perceber. Para dar um passo adiante na discussão dessa doutrina da transubstanciação, ou “transformar a hóstia em Jesus Cristo encarnado”. Gostaria de chamar sua atenção para o seguinte decreto que a igreja católica ainda considera doutrina obrigatória atualmente.


“Se alguém negar que no sacramento da Santíssima Eucaristia (hóstia da ceia) estão contidos verdadeira, real e substancialmente o corpo e o sangue, juntamente com a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo e, consequentemente, todo o Cristo, mas disser que Ele está nele apenas como um sinal, ou figura ou força, que seja anátema.” (Uma definição exaustiva de “Anátema” = Ser condenado e levado à morte) Canons and Decrees of the Council of Trent (Cânones e Decretos do Concílio de Trento). Texto original com tradução em inglês, pelo Rev. H.J. Schroeder, O.P., B. Herder Book Co. 1960, pág.79, Cânon 1.


Condenado à morte? Isso parece ser um comportamento semelhante ao de Cristo? Fiquei chocado quando li isso. Jesus não nos diz em Lucas 6:27 que todos deveriam “amar aos vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,” Deus Todo-Poderoso não quer adoração por medo. Se quisesse, teria matado Satanás e seus anjos caídos no primeiro dia de sua revolta celestial. No entanto, isso de fato teria feito com que muitos anjos temessem a Deus, não é? O Todo-Poderoso quer que façamos a escolha de adorá-Lo por nossa própria vontade. Se formos forçados a adorar, será que é adoração verdadeira? Você já foi forçado a fazer algo que não queria? Você sentiu felicidade? Você sentiu alegria? Você queria continuar fazendo isso para sempre? Você queria que seus amigos ou entes queridos se juntassem a você? Era algo que você esperava? Ou somos cristãos ou não somos cristãos. NÃO existem áreas cinzentas no Cristianismo. Ainda assim, existem aquelas leis da Igreja Católica que tornam o culto forçado uma doutrina aceita por Deus.


“Se alguém disser que, no santo sacramento da Eucaristia (hóstia), Cristo, o Filho Unigênito de Deus, não deve ser adorado com o culto de latria, também manifestado exteriormente e consequentemente não deve ser venerado com uma solenidade festiva especial, nem deve ser solenemente carregado em procissão, de acordo com os ritos e costumes louváveis e universais da santa Igreja, ou não deve ser colocado publicamente diante do povo para ser adorado e seus adoradores são idólatras, que ele seja anátema.” Ibid., pág. 80, Cânon 6.


O padre reza a missa e, presumivelmente, transforma a hóstia em Jesus, ou carrega a hóstia publicamente em um desfile religioso. Se alguém se manifestar dizendo que a hóstia é apenas um símbolo de Jesus e não é realmente o corpo, o sangue e a alma de Jesus Cristo, ou se recusar a se curvar a ela, ou chamá-la de adoração a ídolos. Eles DEVEM ser mortos. Isso é cristão? Jesus aprovaria? Alguns dirão: “Isso é história antiga, não se aplica aos dias de hoje”. Mesmo que eles estejam certos quanto à história antiga ou atual, isso é correto para uma igreja fazer? Além disso, não se trata mais de história antiga. O FATO é que o Concílio Vaticano II manteve essa doutrina específica nos livros como doutrina católica obrigatória legal atual.

A adoração da hóstia é uma coisa, pura e simples. É a adoração de um deus que é feito por mãos humanas. A menos que a hóstia seja milagrosamente criada sem a ajuda de um ser humano para formá-la ou cozinhá-la em um forno, ela é feita por mãos humanas. Ponto final. E, de acordo com a Palavra de Deus, o Todo-Poderoso NÃO reside em nada feito por mãos humanas…

Atos 7:48, O Altíssimo, porém, não habita em templos feitos por mãos, como diz o profeta:

Atos 17:24, O Deus que fez o mundo e todas as coisas que nele há, visto que ele é o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos;

Atos 19:26, Além disso vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e afastado muitas pessoas, dizendo que não são deuses aqueles feitos por mãos;

2 Coríntios 5:1, Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se dissolver, nós temos um edifício, uma casa eterna nos céus, não feita por mãos, mas por Deus.

Hebreus 9:11, Mas, vindo Cristo como sumo sacerdote dos bens futuros, por um tabernáculo maior e mais perfeito, não feito por mãos, isto é, não deste edifício;

Hebreus 9:24, Porque Cristo não entrou em um santuário feito por mãos, que são figuras do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora aparecer na presença de Deus por nós.

Jeremias 44:19, E quando nós queimávamos incenso à rainha do céu, e lhe derramávamos ofertas de bebida, lhe fazíamos bolos, para a adorar, e derramávamos ofertas de bebida sem nossos homens?

A adoração pertence ao Criador, não à Sua criação. Paulo nos diz em Romanos 1:25 que haverá aqueles “os quais mudaram a verdade de Deus em mentira, e adoraram e serviram mais à criatura do que ao Criador, que é abençoado para sempre. Amém.” A hóstia não é uma criação? Mesmo que ela seja dividida em seus elementos básicos, as moléculas dentro da hóstia foram criadas por um Deus Criador Todo-Poderoso e Sempre Vivo.

A propósito, se Jesus realmente transformou literalmente o vinho em Seu sangue, então explique isso…

Mateus 26:28-29, “porque isto é o meu sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mas eu vos digo que, daqui em diante não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que o beber, novo, convosco no reino de meu Pai.”

No versículo 28, Jesus declara que o vinho é Seu sangue e, no versículo seguinte, Jesus declara que é o fruto da videira. Prova bíblica de que Jesus estava falando simbolicamente.


Para que você tenha uma ideia de quão longe essa “transformação da hóstia em Deus” foi, veja aqui as palavras reais da Igreja Católica com relação a esse ato…

“…descobrimos que, em obediência às palavras de seus sacerdotes – Hoc est Corpus Meum – o próprio Deus desce ao altar, que ele vem sempre que eles o chamam; e tantas vezes quanto eles o chamam e se coloca em suas mãos, mesmo que eles sejam seus inimigos. E depois de ter vindo, Ele permanece inteiramente à disposição deles; eles O movem como querem, de um lugar para outro; eles podem, se quiserem, fechá-Lo no tabernáculo, expô-Lo no altar ou levá-Lo para fora da igreja; eles podem, se quiserem, comer Sua carne e dá-Lo como alimento para outros. -The Dignity of the priesthood [A Dignidade do sacerdócio], por Liguori p. 26,27.

“…o poder do sacerdote é o poder da pessoa divina; pois a transubstanciação do pão requer tanto poder quanto a criação do mundo… assim, o sacerdote pode ser chamado de criador do Criador…” -The diginity of the priesthood [A Dignidade do sacerdócio], pag. 33.


A passagem mais contundente que encontrei até agora que declara que Jesus Cristo NÃO estava falando “literalmente” em relação à Sua “carne” pode ser encontrada em João capítulo 6.


Mais uma coisa a mencionar. Na última ceia, pão “Ázimo” foi usado como símbolo da carne sem pecado de Cristo. Se houvesse fermento nele, representaria CORRUPÇÃO no pão. E como todos sabemos, Cristo Jesus NUNCA pecou. Portanto, Sua carne não seria manchada pela corrupção do pecado.

Mateus 26:17, “E, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, os discípulos vieram até Jesus, dizendo: Onde queres que preparemos para comeres a Páscoa?”

Isso também é confirmado no Antigo Testamento, quando eles traziam um cordeiro como oferta pelo pecado. Ele tinha de ser SEM defeito. Se tivesse alguma mancha, representaria uma oferta imperfeita. Visto que eles estavam usando cordeiros para representar o perfeito “Cordeiro de Deus que carrega o pecado do mundo.” (João 1:29). Uma oferta imperfeita significaria que, no futuro, Cristo seria imperfeito. Portanto, ovelhas com manchas eram rejeitadas pelo sacerdote.

1 Pedro 1:19, “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, …”

A razão pela qual estou compartilhando isso com você é para ilustrar a importância do simbolismo na ceia de nosso Senhor. Olhar para a Eucaristia Católica Romana com seus SÍMBOLOS DE BAAL gravados nela retrata uma oferta corrompida. Além disso, observe também o vinho que eles usam na igreja católica romana. É vinho FERMENTADO. Isso significa que foi permitido que o vinho apodrecesse para que fermentasse e se tornasse alcoólico por natureza. Esse vinho é o fruto de uma fruta corrompida ou “podre”. Portanto, até mesmo o vinho que eles oferecem na ceia na igreja católica romana retrata uma oferta corrompida. AMBOS, o pão e o vinho da igreja romana têm evidências de morte e corrupção em seu interior. Portanto, de forma simples, é uma espécie de ANTI-Ceia!


Para resumir em poucas palavras… Se os líderes religiosos afirmam que Jesus ESTÁ na hóstia, então eles são adoradores de ídolos.


– Acontece que mesmo os católicos modernos temem que o “vinho da ceia” não tenha realmente se transformado no sangue de Cristo. Eles estão decidindo agora renunciar ao vinho da ceia devido ao medo da gripe suína? Veja este artigo… Gripe assusta católicos e faz com que renunciem à ceia?

Cachorro recebe hóstia de ceia do padre durante o culto Sim, a maioria dos padres sabe que é tudo falsificação. E sim, este é um “padre anglicano” que fez isso. Mas eles se uniram oficialmente a Roma para torná-los católicos anglicanos, portanto, esta é uma igreja aprovada pelo Vaticano.


Artigo em inglês: Communion as God prefers…


Deus que abençoe e obrigado por compartilhar o conteúdo acima : )

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *